Alimentos que bloqueiam a absorção de gorduras

O excesso de gordura corporal aumenta o risco de doenças cardiovasculares, a principal causa de mortes em todo mundo. Contudo, existem alguns alimentos que podem auxiliar no bloqueio e absorção de gorduras do organismo, reduzindo assim, a incidência de doenças e problemas de saúde.

O risco do acúmulo de gorduras pelo organismo

Apenas em 2015, estima-se que 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em, o que representa 31% de todas as mortes em nível global. Desse, cerca de 7,4 milhões ocorrem devido às doenças cardiovasculares e 6,7 milhões devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Novos estudos revelaram que pessoas com a massa corporal dentro da média e são considerados saudáveis, podem conter altas porcentagens de gordura corporal e, com isso, correm o sério risco de contraírem doenças cardiovasculares.

Um a cada cinco homens e uma em cada três mulheres possuem percentuais de gordura corporal acima do considerado saudável para o corpo. Os níveis de acúmulo da gordura corporal variam entre 30% para os homens e 35% em mulheres. O Índice de Massa Corporal (IMC), método mais utilizado para os diagnósticos de obesidade, não é preciso o suficiente para diagnosticar as probabilidades de pessoas terem ou não alterações metabólicas associadas ao excesso de gordura corporal.

O acúmulo de gordura no corpo pode prejudicar muitos aspectos do desenvolvimento e evolução corporal, além de impedir que muitos processos do organismo parem de atuar corretamente no dia a dia. Os melhores alimentos que bloqueiam a absorção de gorduras do corpo podem ser incluídos na maioria das dietas alimentares e ajudam a manter os processos saudáveis do corpo.

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Problemas causados pelo acúmulo de gordura corporal

  • Aumenta a probabilidade de aparecimento de doenças cardíacas, como os infartos (paradas cardíacas) e desenvolvimento de AVC’s.
  • Aumenta as chances do aparecimento de diabetes.
  • Aumenta o risco em cerca de 30% de desenvolver câncer de mama, útero e cólon.
  • Diminui o colesterol bom (HDL) e aumento do colesterol ruim (LDL).
  • Eleva a pressão arterial.
  • Facilita o aparecimento de apneia do sono.
  • Pode aumentar as taxas de triglicérides.
  • Pode aumentar a incidência dos casos de câncer no endométrio, intestino grosso, ovários e rins.
  • Pode aumentar as chances de ter problemas hormonais e de pele.

Alimentos que bloqueiam a absorção de gorduras

Muitos alimentos consumidos no cotidiano podem estar repletos de gorduras que prejudicam o bom funcionamento do corpo, contudo, outros são capazes de melhorar a saúde e bloquear os depósitos de gordura no organismo.

Aveia

Aveia - Avena sativa
Aveia – Avena sativa

A aveia é um cereal muito conhecido nas dietas alimentares e possui grande quantidade de fibras que atuam nas sensações de saciedade do corpo. Tal propriedade auxilia na dieta, fazendo com que não haja consumo de alimentos em excesso. A aveia também possui betaglucanas, substâncias que absorvem quantidades menores de gordura, sendo uma ótima opção de alimento para incluir na dieta.

Grãos integrais

Feijão
Feijão

Os alimentos integrais são capazes de bloquear a absorção de gordura é grãos integrais. De acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard, grãos integrais podem reduzir o risco de câncer, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Tais alimentos contêm uma quantidade saudável de fibras, que ajudam na perda de peso, controlam os níveis de açúcar no sangue, induzem movimentos intestinais saudáveis e reduzem os níveis de colesterol. Dentre tais alimentos, se destacam o arroz integral, aveia, cevada, feijão, nozes, pão integral e sementes.

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Maçã

Maçã
Maçã

A maçã é uma fruta muito saborosa, muito usada em dietas, reeducações alimentares e servida nos lanches e refeições. Além do sabor delicioso, possuem pectina, substância presente na composição da fruta que é capaz de formar uma espécie de gel que envolve a gordura dos alimentos, dificultando o processo de absorção pelo corpo. Além dessa propriedade, possui ações antioxidantes e diuréticas.

Soja

Soja
Soja

A soja-amarela é a mais comum nos pratos, sendo capaz de aumentar as taxas do metabolismo e agir como emulsificante, auxiliando as gorduras a passarem pelas correntes sanguíneas sem prender-se as paredes das artérias. A soja-preta, não muito comum, age diretamente nos adipócitos (células de gordura), reduzindo a absorção de açúcar e gordura do organismo. Ambas as variedades de soja atuam como antioxidante.

Vitamina B6

Vitamina B6
Vitamina B6

Os alimentos ricos em vitamina B6 (piridoxina), como o abacate, banana, leguminosas, tomate, além de carne de aves e peixes, possuem nutrientes com propriedades que interferem no metabolismo da gordura. A vitamina B6 auxilia na redução da homocisteína, substância presente na corrente sanguínea responsável pela formação das placas gordurosas.

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Referências:
Doenças cardiovasculares. Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Organização Mundial da Saúde (OMS).
Foods That Block Fat Absorption. Livestrong.
Alimentos Que Reduzem A Absorção De Gordura Pelo Organismo. Malhar Bem.

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