Aspérula-odorífera: benefícios, efeitos, usos e propriedades medicinais

A aspérula-odorífera (Galium odoratum) é uma planta medicinal também conhecida como almíscar-do-bosque, almíscar-doce, aspérula-doce, rainha-do-bosque e wudurofe (inglês). Inclui o sinônimo botânico Asperula odorata. Pertence à família Rubiceae.

Benefícios e propriedades medicinais da aspérula-odorífera

A aspérula-odorífera é rica em cumarina, substância aromática muito usada na perfumaria em função de seu odor característico adocicado que lembra baunilha e o feno recém-cortado. A cumarina possui propriedades anticoagulantes, antitrombóticas, hipotensoras, imunossupressoras e vasodilatadoras, sendo usada em vários medicamentos. Outras propriedades medicinais da Galium odoratum, além das ações da cumarina, incluem capacidade anódina, antiespasmódica, anti-inflamatória, cardiotônica, carminativa, diaforética, sedativa e tônica digestiva.

A aspérula é indicada para casos de dismenorreia, edemas pulmonares, enxaquecas, feridas, inquietação, insônia, pedras nos rins ou bexigas e sintomas da menopausa. É usada como um sedativo moderado para regularizar as batidas do coração. Contudo, deve ser usada para este fim sob recomendação médica, vez que a cumarina possui características hipotensoras (causam diminuição da pressão sanguínea). O cataplasma de folhas maceradas é aplicado a feridas como um anticoagulante.

A Galium odoratum é composta de ácidos orgânicos (ácido cítrico e ácido rubiclórico), antraquinonas, cumarínicos, iridóides, flavonoides, tanino, dentre outras substâncias químicas. A cumarina foi sintetizada pela primeira vez em 1868. É utilizada na indústria farmacêutica como um reagente precursor na síntese de uma série de produtos farmacêuticos anticoagulantes sintéticos semelhantes ao dicumarol. As folhas recém-colhidas são adicionadas como ingredientes de bolos, sopas, molhos, sorvetes, saladas de frutas, ponches, licores e a bebida tradicional alemã conhecida como “maibowle“. Quando seca, a aspérula-odorífera retém um aroma muito agradável, semelhante a combinação de baunilha e mel. Quando misturado com forragem animal, proporciona ao leite de vaca um aroma delicioso.

Chá de aspérula

Todas as partes da erva podem ser aproveitadas, contudo, a parte mais indicada para o preparo do chá são as folhas, de preferência secas. Para o seu preparo você precisará misturar uma xícara de água fervente com uma colher de chá de aspérula. Após essa mistura ferver, deixe-a descansar por cerca de cinco minutos. Depois coe e tome o chá.

Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Anti-Inflamatórios Naturais Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.

Maibowle (vinho de maio)

Maibowle (vinho de maio)
Maibowle (vinho de maio)

O vinho de maio, conhecido como waldmeisterbowle na Alemanha, é o nome de uma bebida tradicional alemã que usa vinho aromatizado como base. É servido na primavera, tradicionalmente no feriado de maio. A base é feita por imersão da aspérula-odorífera em um vinho branco alemão. É a especialidade da cidade de Arlon, localizada no sul da Bélgica. Ingredientes como vinho espumante (ou água gaseificada) e açúcar podem ser adicionados à mistura para aromatizar a bebida e criar um ponche. Os morangos colhidos no mês de maio muitas vezes são flutuados na bebida.

Contraindicações e efeitos colaterais da aspérula-odorífera

Devido à cumarina em sua composição, o uso é contraindicado para pacientes que tenham qualquer tipo de disfunção hepática. Quando usada por um longo período de tempo, pode causar lesões no fígado, atingindo inclusive pessoas que possuem o fígado saudável. Doses excessivas podem causar vertigem e vômitos. Não deve ser utilizada durante gravidez.

História e curiosidades

A Galium odoratum é nativa da Europa e comum em diversos países, como Espanha, Irlanda e Rússia. Na Ásia, pode ser encontrada na Região do Cáucaso, Turquia, China e Japão. Também pode ser vista na África, Canadá e Estados Unidos. É muito cultiva em razão de suas belas flores, que possuem um cheiro agradável. A aspérula-odorífera é uma planta herbácea que pode alcançar até 50 centímetros de altura e que crescer geralmente rasteira ao chão. Possui folhas simples que podem alcançar até cinco centímetros de comprimento e se agrupam em cerca de três folhas por caule. Suas flores são bem pequenas atingindo no máximo o tamanho de sete milímetros de diâmetro. Geralmente possuem a cor branca, mas podem ser amarelas também. Seus frutos têm no máximo quatro milímetros de diâmetro e possuem pequenas cerdas capazes de grudar na pele ou na roupa.

CASTANHA, BUGRE, CENTELHA, HAMAMÉLIS Composto Circulatório 500mg
ANTISSÉPTICO / ALIVIA DORES / INFECÇÕES Óleo de Copaíba (Solução de 30ml)
AGE NO TRATAMENTO DO REUMATISMO Sucupira em Cápsulas
ACALMA E REDUZ A ANSIEDADE E O ESTRESSE Calmaclin
CÁLCULOS RENAIS, INFECÇÕES URINÁRIAS ETC. Diu Renal
Referências:
Sweet-Scented Bedstraw, Sweet Woodruff. Go Botany.
Woodruff, Sweet. Botanical.com
Sweet Woodruff. Annie’s Remedy.
Bairagi, Shriram H., Pooja P. Salaskar, Sonal D. Loke, Nilam N. Surve, Darshana V. Tandel, and Mitesh D. Dusara. “Medicinal significance of coumarins: A review.” International Journal of Pharmaceutical Research 4, no. 2 (2012): 16-19.

Comentários

1 Comentário

  1. Jose Albéredes Tavares

    Bom dia
    Estou precisando das folhas da Asperula e da Valeriana
    Voces possuem?
    Att
    Tavares

Comentar