Barbasco (verbasco): benefícios e propriedades medicinais

O barbasco (Verbascum thapsus) é uma planta medicinal também conhecida como pavio, tripo, vela-de-bruxa, verbasco, mullein (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Scrophulariaceae.

Benefícios do barbasco

O barbasco é cultivado em países da Europa, África e Ásia, onde é reconhecido por seu caule alongado com folhas felpudas de cor amarelada. Possui um gosto amargo e adstringente quando mastigado à seco. Apesar de toda a planta ser utilizadas medicinalmente, as propriedades estão concentradas nas suas folhas e flores, que podem demorar até 12 meses para se desenvolverem e são utilizadas no tratamento de muitos distúrbios. Suas propriedades anti-inflamatórias auxiliam no combate as dores crônicas e inflamações de nervos e músculos.

O barbasco é indicado para tratar doenças pulmonares, tais como tuberculose, pneumonia e congestões. A planta possui saponinas responsáveis por aumentar o excesso de muco nos pulmões, promovendo ainda, a limpeza dos alvéolos pulmonares, reduzindo o excesso de catarro e contribuindo para promover um melhor fluxo de oxigênio nas vias respiratórias. Os efeitos sedativos da planta agem como calmante natural e relaxante muscular. O verbasco possui agentes que auxiliam na redução da febre, combate da constipação intestinal, tratamentos de infecções, diminuição da caspa, tratamentos para pele e tratamentos de distúrbios digestivos, como o refluxo. Alguns estudos apontam que o Verbascum thapsus detém propriedades diuréticas que ajudam no tratamento de problemas renais como cálculos, insuficiência renal, retenção de líquidos e outros relacionados.

Como usar o barbasco?

A Verbascum thapsus pode ser utilizada de diversas maneiras e sua utilização varia de acordo com o tratamento indicado. Toda a erva é aproveita, desde as raízes até as flores. Quando utilizada para tratar distúrbios pulmonares, é recomendável a inalação de suas folhas secas para promover a dilatação das vias aéreas e o descongestionamento pulmonar.

Nos demais casos, tais como infecções, dores em geral, inflamações, constipações intestinais e afins a planta pode ser consumida em forma de chás ou mastigada à seco. Para os casos de dores musculares ou feridas externas o barbasco pode ser utilizado em forma de cataplasmas ou compressas empapadas.

Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O chá de pariri é um poderoso chá para o tratamento do câncer.
Tônicos Tônicos Suplementos para estimular o bom funcionamento do organismo.
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes

Contraindicações e efeitos colaterais do barbasco

O uso da Verbascum thapsus é contraindicado em casos de gravidez ou durante o período de lactação. Também é vedada sua utilização em crianças menores de 12 anos, vez que as mesmas não possuem um organismo resistente para interagir com as propriedades químicas do vegetal. Em doses muito altas, pode causas dores e irritações estomacais e suas sementes não devem ser consumidas, pois são tóxicas.

História e curiosidades

O barbasco é conhecido em outros países como mullein, palavra derivada de “moleyne” que significa “macio”, pelo fato da planta apresentar folhas e flores macias. O nome de gênero, Verbascum, é uma modificação da palavra latina barbascum, que significa “com barba” (antigamente, era comum entre os homens bárbaros não fazerem a barba, ao contrário dos romanos). Thapsus faz menção a uma cidade antiga hoje localizada na Tunísia.

Nativos americanos utilizavam as sementes de barbasco (tóxicas) para paralisar os peixes, facilitando assim a pesca. O caule já foi utilizado em tochas e suas folhas eram usadas para melhorar a circulação sanguínea nos pés. A Verbascum thapsus é típica da África, Europa e atinge até os 2 metros de altura em climas temperados e pode ser bienal, ou seja, pode demorar até 24 meses para completar um único ciclo biológico. Suas folhas e flores são colhidas geralmente durante o verão.

PRÉ-MELATONINA (HORMÔNIO DO SONO) Melatonin 500mg
SUPLEMENTO PARA CONTROLAR O ESTRESSE Mild Mag
REMÉDIO NATURAL CONTRA O ALCOOLISMO Noethyl Anti-Álcool
MACA-PERUANA COM ÓLEO DE CÁRTAMO Maca Peruana Prime 1000mg
ANTIOXIDANTE / FORTALECE O SISTEMA IMUNE Dente de Leão em Cápsulas
Referências:
Verbascum Thapsus Herb Uses, Benefits, Cures, Side Effects, Nutrients. Herbpathy.
Mullein (Verbascum Thapsus) Overview, Health Benefits, Side effects. Tips Curing Disease.

Comentários

Comentar