Beldroega (portulaca): benefícios e propriedades medicinais

A beldroega (Portulaca oleracea) é uma planta medicinal também conhecida como caaponga, língua-de-gato, onze-horas, portulaca-comum, portulaca-selvagem, purslane (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Portulaceae.

Benefícios da beldroega

Devido à alta quantidade de mucilagens em sua composição, a beldroega possui propriedade depurativa e auxilia na purificação do sangue, combate infecções e cálculos renais. Usada de maneira interna ou externa (em forma de chá ou emplastros), possui propriedades calmantes úteis no alívio de inflamações e dores. Suas funções diuréticas auxiliam no bom funcionamento dos rins, evitando a formação de cálculos e eliminando toxinas do organismo. É um potente analgésico para dores de cabeça, dores musculares e no estômago.

A beldroega também trata problemas hepáticos e gástricos, além de ser ótima para casos de hemorroidas. Útil para condições de pele, auxiliando na desinfecção de feridas, acnes e picadas de insetos. Possui alta quantidade ômega 3 na sua composição, conhecido por auxiliar na redução do risco de acidentes vasculares cerebrais e de doenças coronárias, além de melhorar as funções do cérebro. A beldroega é um superalimento, vez que além de ser o vegetal com maior quantidade de ômega 3 disponível na natureza, possui um grande número de vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes.

Anti-Inflamatórios Naturais Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.

Como consumir a beldroega?

Existem várias maneiras de conseguir aproveitar todos os benefícios da beldroega:

  • Sumo: a água de portulaca pode ser consumida de forma simples, adicionando folhas da planta na quantidade desejada em um recipiente com água e batendo tudo no liquidificador. Outras frutas ou verduras podem ser adicionadas na mistura. Deve-se consumir pequenas porções durante o dia
  • Cataplasmas: o sumo da beldroega deve ser untado em algum pano e aplicado diretamente na região afetada (no caso de hemorroidas, condições de pele e outros tratamentos tópicos).
  • Culinária: é usada em saladas, conservas e sopas. É um substituto do quiabo em receitas. É usada na arte culinária crioula e na salada meio-oriental, o fattoush. Pode ser consumida individualmente refogada no vapor ou salteada.

Contraindicações e efeitos colaterais da beldroega

Até mesmo um super alimento pode possuir contraindicações. O vegetal possui ácido oxálico, que em excesso pode causar problemas gastrointestinais e inflamações nos rins, responsáveis pelo surgimento de cálculos.

História e curiosidades

O nome de gênero é de originário do latim, onde “porto” e “laca” significam “portadora de leite”, em referência à sua seiva láctea. A portulaca é um vegetal herbáceo de baixa estatura, que alcança no máximo 15 centímetros de altura. Suas folhas são constituídas por lâminas grossas e carnosas de formato oval, medindo de 5 centímetros de comprimento a 3 centímetros de altura e possuem coloração verde brilhante. O caule possui vários ramos cilíndricos e carnosos, cuja cor pode variar entre o vermelho e o verde. As flores amareladas são pequenas e solitárias. As sementes são pequenas, castanhas e brilhantes.

GEL CONCENTRADO COM 99% DE BABOSA Gel Concentrado (99% de Aloe vera)
SUPLEMENTO PARA CONTROLAR O ESTRESSE Mild Mag
PROPRIEDADES ANTICÂNCER E ANTIOXIDANTES Amora-Branca em Cápsulas
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man 800mg
PRÉ-MELATONINA (HORMÔNIO DO SONO) Melatonin 500mg
Referências:
Beldroega (Portulaca oleracea L.). Panorama Fitossanitário – Cultura do Milho. Embrapa.
Propriedades da beldroega: 7 usos medicinais e 4 receitas saudáveis. Benefícios da língua de gato. Innatia.
D. K. Salunkhe; S. S. Kadam. Handbook of Vegetable Science and Technology: Production, Compostion, Storage, and Processing. CRC Press; ISBN 978-1-4200-5926-7. p. 559.

Comentários

Comentar