Cana-do-brejo: saiba para que serve

Cana-do-brejo - Costus spicatus

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais da cana-do-brejo - Costus spicatus, também chamada de cana-do-mato e cana-roxa.

ATUALIZADO EM Atualizado em 21/09/2022

A cana-do-brejo (Costus spicatus) é uma planta medicinal também conhecida como cana-branca, cana-do-mato, cana-de-macaco, cana-roxa, jacuacanga, paco-catinga, paco-caatinga, periná e ubacaiá. Inclui o sinônimo botânico Costus scaber. A cana-do-brejo é uma planta medicinal encontrada em florestas costeiras úmidas. A planta é originária da América do Sul e Caribe, sendo encontrada principalmente na Mata Atlântica e região da Floresta Amazônica.

Benefícios da cana-do-brejo

As partes curativas utilizadas são o rizoma, folhas, casca e hastes. O rizoma da cana-do-brejo é diaforético, emoliente, tônico, diurético, emenagogo, antilítica e antissifilítica. O suco das hastes é tônico, diaforético, emenagogo e depurativo. As hastes também possuem ácido oxálico. O rizoma tem um aroma parecido com a violeta e o suco desse rizoma é um pouco ácido e mucilaginoso, sendo aproveitado como refresco. A cana-do-brejo pode ser utilizada em forma de chá medicinal, infusão, extrato e outras formas.

Na Amazônia, a cana-do-brejo é utilizada por ser depurativa e diurética, auxiliando no tratamento de infecções urinárias e na eliminação de pedras nos rins. Quando utilizada em através de infusão, apresenta propriedades diuréticas, febrífugas e emagrecedoras. Quando utilizada como suplemento, a cana-do-brejo tem sido apontada para reduzir a inflamação da bexiga, auxiliando na saúde da próstata. Em algumas partes da Guiana, foi registrado que a cana foi usada no tratamento da malária, coqueluche e outras doenças.

Age contra inflamações e dores

Na medicina popular, a infusão das partes aéreas da cana-do-brejo é usada para tratar a inflamação e dor. O extrato de metanol obtido a partir das folhas da Costus spicatus possui propriedades anti-inflamatórias e antinociceptiva (o efeito antinociceptivo impede que o organismo detecte estímulos lesivos aplicados sobre o mesmo, como é o caso de uma queimadura, por exemplo).

Contraindicações e efeitos colaterais da cana-do-brejo

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

História e curiosidades

A Costus spp (Costus scaber ou Costus spicatus) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil. A cana-do-brejo é uma planta perene, não ramificada, ereta, rizomatosa, que pode chegar até 2 (dois) metros de altura. A Costus spicatus possui folhas simples dispostas opostas uma à outra. Eles são lanceoladas com margens inteiras. As flores são tubulares e amarelo e estão dispostas em capítulos. O gênero Costus faz parte da família Zingiberaceae.

Referências:
Quintans Júnior, Lucindo J., et al. “Antinociceptive and anti-inflammatory effects of Costus spicatus in experimental animals.” Pharmaceutical biology 48.10 (2010): 1097-1102.
Azevedo, Cláudia Pfaltzgraff Mariotto Ferreira de, et al. “Rooting of cuttings of spiral gingers (Costus spicatus Jacq.).” Bragantia 68.4 (2009): 909-912.
Silveira, Gabriela Oliveira, et al. “Lack of antidiabetic activity of the methanol extract of Costus spicatus in rats.” Scientia Plena 6.12 (A) (2011).