Celidônia: benefícios e propriedades medicinais

A celidônia (Chelidonium majus) é uma planta medicinal também conhecida como celidônia-maior, chelidônia, quelidônia, erva-andorinha, seruda, erva-das-verrugas e greater celandine (inglês). Pertence a família Papaveraceae.

Benefícios da celidônia

A celidônia possui uma longa história de uso em países europeus e na medicina herbal chinesa para o tratamento de várias doenças. A raiz, folhas e látex da planta possuem propriedades medicinais. Os gregos antigos utilizavam a planta no tratamento de problemas no fígado, vesícula e pele. Na China, era utilizada como relaxante muscular e antiespasmódico. Alguns estudos detectaram potencial antiviral, antitumor e antimicrobiano na planta. A Chelidonium majus é um calmante para o sistema nervoso e sedativo moderado.

O extrato da celidônia é composto de alcaloides e flavonoides e possui forte potencial antioxidante, em maior concentração nas raízes da planta, utilizada para o tratamento de doenças no fígado. O suco fresco é aplicado a verrugas, lombrigas, eczema e calos. A planta é usada para infecções na bexiga. A pomada é usada para herpes. A erva é um calmante para o sistema nervoso e sedativo moderado.

Contraindicações e efeitos colaterais da celidônia

Só é utilizada na medicina alternativa quando prescrita e acompanhada por um herborista qualificado ou um médico especializado. Só é usada em doses minuciosas, vez que doses grandes podem causar sonolência, tosse e ulcerações. Outros efeitos colaterais incluem náuseas, tonturas, fadiga e febre. A raiz só é usada internamente quando seca. A urina pode ficar com uma pigmentação amarela luminosa. Não deve ser utilizada durante a gravidez.

História e curiosidades

A planta era usada durante a Idade Média para combater a peste bubônica. A celidônia floresce na primavera quando as andorinhas aparecem no hemisfério norte e murcha quando as andorinhas voam para o sul em busca de calor durante o inverno.

Referências:
¹ Colombo ML, Bosisio E. Pharmacological activities of Chelidonium majus L. (Papaveraceae).

Comentários

3 Comentários

  1. juscelino j santos

    eu preciso desta celidonia as sementes como faço para adquirir quais os procedimentos?

  2. Ouvi falar que a celudonia serve para tratar pólipos do colo do útero, é verdade? Tenho um pólipo no canal vaginal e gostaria de informações sobre sobre alguma erva natural para o tratamento do mesmo.

  3. quero saber s a celidonia serve para o tratamento de queloide. e como devo usar. s caso não servir gostaria de algumas indicações de ervas q sirva.

Comentar