Centella asiatica: benefícios e propriedades medicinais

A Centella asiatica é uma planta medicinal também conhecida como centela, centelha-asiática, colágeno-de-gotu, cola-de-gotu, gotu-dola, dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Hydrocotyle asiatica. Pertence a família Apiaceae.

Benefícios da Centella asiatica

Aloe vera (Babosa)

A Centella asiatica é usada fortalecer o sistema vascular e o tecido conjuntivo, alem de tratar inflamação vascular. Ajuda a desintoxicar o corpo de substâncias químicas e drogas e possui um efeito revitalizador nas células do cérebro e nervos. De acordo com um estudo publicado pela revista Neurological Sciences em 2012 em animais expostos ao alumínio, a Centella asiatica foi capaz de diminuir os níveis do metal no organismo e ainda melhorou a memória¹. Tradicionalmente, já foi usada para tratar lepra, vez que penetrava na camadas do Lepra baccilli, de forma que ele pudesse ser destruído.

Acredita-se que a Centella asiatica melhora o movimento de energia entre os dois hemisférios do cérebro. Muito consomem a centelha com um pouco de mel antes de praticarem meditação. É composta quimicamente de glicosídeo triterpenos (asiaticoside, brahmoside, thankuniside), alcaloides, tanino, betacaroteno, óleos essenciais, vitamina B, vitamina C, magnésio, aspartato, glutamato, serina, lisina e histidina.

Saúde da pele

A Centella asiatica é muito utilizada como ingrediente em cosméticos por suas propriedades regenerativas (inclusive no combate a queda de cabelo), além de ajudar a estimular a produção de colágeno quando usada interiormente e topicamente na pele. Também melhora o tempo de cura de uma ferida, estimulando a mitose celular, sendo útil no tratamento de queimaduras, cicatrizes, psoríase e eczema.

Uso na culinária

Na culinária, as folhas frescas da centelha são comidas em forma de salada. Na Ásia, a pessoa pode achar uma variedade de refrigerantes e sucos à base de centela.

Contraindicações e efeitos colaterais da Centella asiatica

Doses grandes podem causar dor de cabeça, coceira, vertigem e perda de consciência.

História e curiosidades

A Centella asiatica é nativa do Sri Lanka. Cresce selvagem e é cultivada em toda Ásia e Indonésia. Esta planta herbácea perene floresce em torno da água, embora se desenvolva melhor em áreas úmidas e pantanosas, mas pode crescer em áreas ensolaradas e altitudes de mais de 2000 metros. Um provérbio antigo do Sri Lanka dizia que “duas folhas de Centella por dia manteriam a velhice distante”. Curiosamente, é um dos alimentos favoritos de elefantes selvagens.

¹ Mitoprotective effect of Centella asiatica against aluminum-induced neurotoxicity in rats: possible relevance to its anti-oxidant and anti-apoptosis mechanism.

Comentários

13 Comentários

  1. cornelio A. Marcon

    não faz muito comecei usar Centella Asiática e castanha da India. a pele fica macia com a sensação de bem estar, além da facilidade que gera para massagear regiões onde se pretende alguma terapia mais intensa.
    gostaria de saber como posso associar a massagem com o chá de folhas naturais da Centella, quantas folhas devo usar para uma xicara de chá, para obter melhor proveito em dietas com o colágeno.

  2. olha, já uso a centella asiática em capsula, gostaria de saber onde encontrar em folhas..será mais eficaz o cha? obrigada!

  3. gostei muito de ler sobre este produto porque eu tomo eestou vendo resultado inclusive eu trabalho com produtos naturais ea centella tem muita saida todo mundo gosta

  4. jany clay

    me indicaram a centella asiatica como uma diéta pra emagrecer isso é verdede? ela pode me ajudar?

  5. LILLIAN

    Por favor,gostaria de saber a quantidade e quantas X por semana posso tomar o chá da centela asiática (para celulite;ambém gostaria de saber se é melhor o chá, a cápsula ou ambos tem o mesmo efeito.
    ADOREI O SITE.
    Aguardo retorno URGENTE .
    OBRIGADO.

    LILIAN

  6. Olá! Parabéns pelo blog!
    Andei tomando centella asiática com espinheira santa, oliveira e cáscara sagrada. sabe dizer se algum desses é prejudicial ao estômago? recentemente descobri duas úlceras no meu estômago e estou com receio de usar os chás…
    Obrigada!

  7. WILLIAM AUGUSTO ALVES DUARTE

    ADOREI, ESSA PAGINA COM ESSES AVISOS APRENDI A VALORIZAR A MINHA PELE , EU SOU HOMEM TABEM TENHO QUI VALORIZAR MINHA PELE.

    Réplica – Você faz muito bem William. Hoje em dia cuidar da pele não é apenas uma questão de estética, mas sim de saúde e qualidade de vida. O Plantas Medicinais e Fitoterapia fica muito contente por prestar informações de utilidade pública a você e vários outros leitores. Você pode continuar seguindo nossas publicações por email, facebook, twitter e outras redes sociais e divulgar sempre o site para os seus amigos. Obrigado.

Comentar