Chá de Hibisco – Hibiscus sabdariffa

Chá de Hibisco - Hibiscus sabdariffa -Medicina Natural

Benefícios do chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa), rico em antioxidantes, vitaminas e propriedades que ajudam a emagrecer e reduzir o colesterol ruim.

ATUALIZADO EM Atualizado em 29/06/2023

O chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa) se tornou muito popular em função de suas propriedades funcionais comprovadas cientificamente. A flor do hibisco é encontrada principalmente em regiões tropicais e subtropicais, sendo muito comum no Brasil. Dentre os benefícios mais conhecidos decorrentes do consumo regular do chá de hibisco, a literatura relata propriedades antioxidantes, antidiabéticas e anti-inflamatórias. Destacam-se também, diminuição do colesterol ruim, redução da pressão arterial, queda do risco de aparecimento de doenças cardíacas, além de prevenção de constipações e infecções da bexiga.

O hibisco é rico em ácidos orgânicos e catequinas, componentes que neutralizam a ação dos radicais livres, moléculas que, se presentes em excesso no organismo, provocam o envelhecimento das células e desencadeiam doenças. A finalidade no uso do chá mostrou-se como uma grande ação terapêutica, laxante e no combate ao estresse pela grande quantidade de compostos antioxidantes que a flor apresenta (MONROY-ORTIZ e CASTILLO-ESPANA, 2007). Podemos perceber, assim, que os relatos populares sobre o uso do Hibiscus sabdariffa se dá de diversas formas em várias regiões do Brasil e do mundo.

Outros nomes populares do hibisco

Hibisco, hibisco-da-china, hibisco-tropical, graxa-de-estudante, mimô-de-vênus.

Usos tradicionais do chá de hibisco

  • Antimicrobiano;
  • Diabetes;
  • Doenças do fígado;
  • Hipertensão;
  • Infecções urinárias;
  • Perda de peso;
  • Redução do colesterol ruim (LDL);
  • Retenção de líquidos.

Benefícios do chá de hibisco

O hibisco é uma planta encontrada principalmente em regiões tropicais e subtropicais, sendo muito comum no Brasil. O hibisco é conhecido principalmente pela beleza de suas flores, o que faz com que muitas pessoas desconheçam os benefícios e propriedades medicinais do chá de hibisco, feito a partir da infusão dos cálices da flor da espécie Hibiscus sabdariffa.

Dentre os benefícios mais conhecidos decorrentes do consumo regular do chá de hibisco, destacam-se a diminuição do colesterol ruim, redução da pressão arterial, queda do risco de aparecimento de doenças cardíacas, prevenção de constipações e infecções da bexiga. O chá de hibisco também emagrece ao fazer a quebra de açúcar e amidos, além de ser rico em antioxidantes, vitamina C e outros nutrientes essenciais. Geralmente é misturado com outros chás, sobretudo com chá verde, preto e branco, além do chá de rosa-mosqueta.

O chá de hibisco é uma boa fonte de antioxidantes e vitamina C

O chá de hibisco é rico em antioxidantes, responsáveis por combaterem os radicais livres, agentes causadores de envelhecimento e de várias doenças, como o câncer. Uma dieta rica em antioxidantes pode não só melhorar a saúde, mas também estender a vida útil. As flores do hibisco possuem diferentes fitoquímicos que dão a mesma a coloração vermelha-escura, além de uma grande quantidade de antioxidantes, que além de prevenirem o aparecimento de vários tipos de câncer, também melhoram as funções cardíacas, melhoram o fluxo de sangue e aumentam a flexibilidade de vasos sanguíneos, além de proporcionarem outros benefícios para o corpo. O hibisco é uma boa fonte de vitamina C, o que auxilia na prevenção e recuperação de várias doenças. Além disso, a vitamina C aumenta a absorção de ferro, o que é especialmente útil para vegetarianos.

O chá de hibisco ajuda na perda de peso

Consumir o chá de hibisco ajuda na perda de peso, sobretudo após as refeições, onde o chá vai auxiliar na quebra de amidos e açúcar, contribuindo para o emagrecimento. Além disso, o chá de hibiscos é diurético, elevando a taxa de micção.

O chá de hibisco auxiliar a reduzir os níveis de colesterol ruim

Um estudo realizado pelo Departamento de Bioquímica Chung Shan Medical University em Taiwan mostrou que o chá diminui os níveis de colesterol LDL e o risco de doença cardíaca. Em outro estudo, publicado pelo Journal of Alternative and Complementary Medicine (Jornal de Medicina Alternativa e Complementar), 60 pacientes com diabetes tipo II foram divididos aleatoriamente em dois grupos.

Um grupo consumiu chá preto, enquanto o outro consumiu chá de hibisco. Os participantes foram orientados a beber quantidades iguais de chá duas vezes ao dia por 30 dias. A planta atua como diurético, devido a capacidade de aumentar a velocidade de formação e excreção da urina, aumentando a secreção de eletrólitos, principalmente de íons sódio e potássio, atuando no controle da hipertensão e evitando problemas cardíacos decorrentes.

Resultados

O grupo de teste que bebeu chá de hibiscos percebeu várias melhorias nos níveis níveis de colesterol. A contagem de colesterol total diminuiu de 236,2 para 218,6 mg dL. O HDL (colesterol bom) aumentou de 48,2 para 56,1 mg/dL, enquanto o LDL (mau colesterol) diminuiu de 137,5 para 128 mg/dL. Os triglicerídeos – um tipo de lípidos – (gorduras) presentes no sangue, responsáveis por cerca de 95% da gordura no corpo, caiu dramaticamente de 246, para 209,2 mg dL. No caso de pessoas sem diabetes, uma quantidade inferior a 150mg/dL é considerada normal, mas não foi prevista para ser alcançada neste estudo, devido à existência da diabetes nos pacientes.

O chá de hibisco reduz a hipertensão

Um dos benefícios mais poderosos do hibisco é a sua capacidade para reduzir a pressão arterial. Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tufts, de Boston, ficou sugerido que beber três xícaras de chá de hibisco diariamente reduziu a pressão arterial de pessoas com hipertensão leve e moderada, depois de seis semanas de tratamento. Em outro estudo, conduzido por pesquisadores do Centro de Saúde Natural Bastyr, em Seattle, Washington, beber cerca de 400 gramas do chá por dia durante quatro semanas, reduzia a pressão arterial.

Partes utilizadas

Flores.

Chá de Hibisco - Hibiscus sabdariffa

Chá de Hibisco – Hibiscus sabdariffa

Modo de preparo do chá de hibisco

Preparar por infusão (a flor não deve ser fervida junto à água).
Para 250 ml de água (uma xícara): Adicionar uma colher de sobremesa de Hibisco em uma xícara e adicionar 250 ml de água previamente fervida. Abafar por 10 minutos. Coar e beber quente ou frio.

Sugestão de consumo

Tomar de duas a três xícaras ao dia.

PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.

Padrão de qualidade premium Medicina Natural

Chás - Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Chás – Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, incluindo a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.

  • CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
  • FLORES LIOFILIZADAS E SELECIONADAS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
  • PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
  • PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
  • QUALIDADE GARANTIDA.

Contraindicações e efeitos colaterais do hibisco

Portadores de doenças cardíacas graves devem limitar o consumo, devido à eliminação de eletrólitos que pode ocorrer com seu uso. Não é recomendado seu uso, sem orientação médica, durante a gravidez e lactação, pois foi identificada certa ação mutagênica em estudos preliminares. Não há relatos de efeitos colaterais na literatura consultada.

Cuidados e precauções

Conserve ao abrigo da luz, calor e umidade. Cada pacote é embalado e pesado de forma individual. Pode ocorrer diferenças na tonalidade em determinados lotes por se tratar de ervas desidratadas, o que não impede a sua utilização.

Comprar Chá de Hibisco Importado Medicina Natural

Clique aqui para comprar Chá de Hibisco Importado Medicina Natural.

Chá de Hibisco - Hibiscus sabdariffa -Medicina Natural

Chá de Hibisco – Hibiscus sabdariffa -Medicina Natural

Referências:
Hibiscus sabdariffa L. tea (tisane) lowers blood pressure in prehypertensive and mildly hypertensive adults. Tufts University.
Hibiscus Tea to Lower Your Blood Pressure. Bastyr Center for Natural Health.
Effects of sour tea (Hibiscus sabdariffa) on lipid profile and lipoproteins in patients with type II diabetes.
Hibiscus. Florien