Benefícios do chá preto

O chá preto é um tipo de chá medicinal obtido por meio da planta Camellia sinensis, popularmente conhecida como chá verde. Essa variação mais oxidada do chá também é conhecida como chá vermelho, hóngchá (chinês), kocha (japonês) e hongcha (coreano).

Benefícios do chá preto

A diferença do chá preto para o verde, branco e chá de oolong se dá pelo fato de que o chá preto é mais oxidado que os demais chás e possui sabor mais forte. Em alguns países, é muito comum tomar chá preto com adição frutas cítricas e/ou as respectivas cascas dos frutos, como laranja ou limão, ou em conjunto com especiarias. O chá preto com canela é geralmente feito a partir de chá orgânico preto, lascas de canela orgânicas, além de outros ingredientes. Em conjunto com a canela, pode maximizar os efeitos para perde de peso, vez que a canela possui benefícios para emagrecer e controlar o diabetes.

O chá preto também possui a capacidade de desintoxicar o corpo de substâncias químicas nocivas, vez que é rico em polifenois (possui de 8 a 10 vezes mais polifenois do que a maioria das frutas e vegetais), um tipo de antioxidante natural que ajuda a eliminar os radicais livres do organismo. A bebida possui polifenóis que ajudam na prevenção da formação de potenciais agentes cancerígenos no corpo, especialmente em certos tipos de câncer, como o de ovário, pulmão, próstata, colorretal e de bexiga. As teaflavinas em sua composição destroem células anormais no corpo antes que elas causem algum dano maior ou transforme-se em células cancerosas.

O chá preto emagrece mesmo?

O chá preto puro (sem adição de açúcar, leite ou creme), não contém praticamente nenhuma quantidade de gordura ou calorias, tornando uma opção mais saudável para perda de pessoa do que várias outras bebidas cafeinadas, vez que muitas destas bebidas possuem alto teor calórico.

Bebidas com cafeína tendem a produzir um efeito diurético no corpo. Quando uma substância atua como um diurético, significa que a sua frequência de micção é aumentada, ou seja, a quantidade de líquidos expelidos do organismo é maior. Em curto prazo, essa perda de peso da água pode diminuir o peso total. Contudo, a perda de peso em decorrência de líquidos não possui o mesmo efeito da perda de peso causada pela eliminação de gordura corporal e costumam ser perdido quando é feita uma reidratação.

De acordo com nutricionistas, a cafeína presente no chá preto pode ter um efeito significativo na perda de peso, funcionando como um supressor de apetite ou aumentando temporariamente a taxa metabólica. A redução do apetite significa que o consumo de menos calorias totais durante o dia ao mesmo tempo que o metabolismo acelerado consegue fazer a queima de mais calorias do organismo, resultando no emagrecimento.

Cuidados necessários com a dieta do chá preto

Algumas pessoas podem ser sensíveis aos efeitos da cafeína e sofrer efeitos colaterais decorrentes do consumo de bebidas cafeinadas. Desta forma, um profissional da saúde deverá ser consultado sempre que ocorrer alterações significativas na dieta.

Referências:
Black Tea & Weight Loss. eHow.
MayoClinic.com: Does Caffeine Increase Weight Loss?
USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 23.
The Effect of Black Tea on Weight Loss. Livestrong

Comentários

Comentar