Chaparral: benefícios e propriedades medicinais

O chaparral (Larrea tridentata) é uma planta medicinal também conhecida como chaparro, gobernadora (espanhol, México), creosote bush (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Zygophyllaceae.

Benefícios do chaparral

Nas folhas e talos se concentram as propriedades medicinais do chaparral, matagal que é alvo de muitas pesquisas por suas potenciais habilidades para inibir a respiração em algumas células cancerígenas. O chaparral aumenta os níveis de ácido ascórbico nas glândulas supra-renais. É usado para combater doenças de origem bacteriana, parasítica e viral, para o tratamento de resfriados, parasitas e doenças venéreas. É comum realizar em algumas localidades o banho em chaparral uma vez ao ano com a finalidade de eliminar parasitas da pele e para desintoxicar o organismo.

Também é usado para tratar doenças gastrointestinais como a azia, a indigestão, as cólicas intestinais e os desconfortos estomacais. Age contra doenças inflamatórias como artrite reumatoide e reumatismo (o óleo de chaparral é usado popularmente para massagear membros reumáticos). Alivia condições do trato respiratório, como a asma e os resfriados. Nas mulheres, regulariza condições do sistema reprodutor feminino, incluindo cólicas menstruais, irregularidades do ciclo menstrual e demais condições inerentes à saúde da mulher.

Uso tópico

O chaparral também pode ser utilizado externamente a fim de tratar arranhões, cortes e feridas (O pó da erva pode ser aplicado diretamente sobre áreas menores de cortes e machucados, sob supervisão médica). Além disso, o chaparral é usado topicamente para hematomas, doenças do escalpo e do cabelo, dores no corpo, picadas de insetos, mordidas de cobra, cólicas menstruais e para desodorizar e desinfetar o corpo. É possível realizar o tratamento por uso externo tópico ao utilizar pedaços de pano, que podem ficar de molho em uma mistura de extrato de óleo do chaparral para serem aplicados sobre as áreas afetadas.

Fitoestrógenos Fitoestrógenos Fitoterápicos capazes de equilibrar as taxas hormonais e reduzir os sintomas da menopausa.
Cosméticos Naturais Cosméticos Naturais Produtos naturais sem química para promover a beleza e saúde da pele.
Nutricosméticos Nutricosméticos Cápsulas nutritivas desenvolvidas para melhorar a saúde da pele e dos cabelos.
Aloe vera Aloe vera Compre cápsulas liofilizadas, cremes, loções e shampoos de Aloe vera.

Contraindicações e efeitos colaterais do chaparral

Em função dos riscos apresentados aos rins e ao fígado, a Food and Drug Administration -FDA, órgão similar a ANVISA no Brasil responsável por administrar o uso de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, não recomenda o uso interno da Larrea tridentata. Doses altas podem causar efeitos adversos. É recomendado que mulheres evitem o uso de chaparral na gravidez e até mesmo durante o período de lactação. Deve ser utilizado apenas em forma de extrato em quantidade limitadas, vez que o uso em excesso causa ânsias de vômito e náuseas. De modo interno, não deve ser utilizada por mais de duas semanas consecutivas, exceto sob orientação e supervisão de um profissional da saúde.

História e curiosidades

O chaparral possui um gosto extremamente amargo, o que desencoraja muitos animais de pastarem. É nativo do bioma dos Estados Unidos (Califórnia) e da Baixa Califórnia (México). O nome tridentata é originário das suas folhas que possuem três ramificações. Já o nome chaparral tem origem na localidade onde a espécie é encontrada, nos desertos do sul dos Estados Unidos e norte do México, em virtude do ecossistema. Não queima facilmente e consegue sobreviver à longos períodos de estiagem. É conhecida como “gobernadora” no México, vez que possui habilidades de absorção de altos níveis de água, inibindo o crescimento de outras plantas a seu redor.

USADO NO TRATAMENTO DO COURO CABELUDO Gel Capilar de Aloe vera e Jaborandi
SUPLEMENTO PARA FORTALECER OS CABELOS Hair Up
NUTRICOSMÉTICO PARA PREVENIR CELULITES CelluliFree (Anti-Celulite)
SHAMPOO CONCENTRADO DE BABOSA Shampoo de Aloe vera 300ml
PREVINE RUGAS / PROMOVE A SAÚDE DA PELE Colágeno Hidrolisado com Vitamina C
Referências:
Arteaga, Silvia, Adolfo Andrade-Cetto, and René Cárdenas. “Larrea tridentata (Creosote bush), an abundant plant of Mexican and US-American deserts and its metabolite nordihydroguaiaretic acid.” Journal of ethnopharmacology 98.3 (2005): 231-239.
Elakovich, Stella D., and Kenneth L. Stevens. “Phytotoxic properties of nordihydroguaiaretic acid, a lignan fromLarrea tridentata (creosote bush).” Journal of chemical ecology 11.1 (1985): 27-33.

Comentários

Comentar