Benefícios do gel e creme de Aloe vera para a pele

A babosa (Aloe vera) é uma espécie de planta que é usada medicinalmente há séculos para tratar doenças de pele. Naturalmente, já alivia a coceira, diminui os sintomas da psoríase, reduz qualquer tipo de inchaço ou dor (vez que é um analgésico natural), o que faz também que seja útil para aliviar qualquer inflamação. Em forma de gel ou creme de babosa, os benefícios da planta são potencializados.

Benefícios do gel e do creme de babosa para a pele

Aloe vera (Babosa)

A babosa é muito utilizada no tratamento de pele, vez que é uma excelente fonte de vitamina E, um nutriente importante para a pele. A epiderme humana é composta de duas principais proteínas conhecidas como colágeno e elastina, responsáveis por manter a pele sempre saudável e com vitalidade, além de beneficiar os órgão internos. Longas exposições aos raios ultravioleta do sol causam a produção de radicais livres, causando o aparecimento de rugas e outros efeitos adversos na pele. Os produtos para a pele à base de Aloe vera combatem os radicais livres, deixando-a com aspecto rejuvenescido.

Também possui propriedades naturais antibacterianas e anti-inflamatórias que a tornam ideal para o tratamento de doenças da pele. Com sua ricas propriedades nutricionais, é um bom remédio caseiro para acne (espinhas) e cravos. Quando o gel ou creme de babosa é aplicado sobre a pele seca, permite a regeneração dos tecidos da pele e promove a boa circulação sanguínea, além de poder ser aplicado em casos de melasma.

Manchas na pele

Uma maneira de tratar manchas da pele é aplicar o gel diretamente na pele antes de dormir e lavar pela manhã. A pele vai sentir um desconforto com o gel seco sobre sua superfície, mas com o passar do tempo foi constatado que fazendo isso gradualmente as manchas de pele escuras e cicatrizes irão desaparecer, na maioria dos casos.

Queimaduras

O gel da babosa é antibacteriano e possui propriedades calmantes, sendo que inclusive alguns hospitais a utilizam em vítimas de queimaduras de graus menores e queimaduras causadas pelo sol. Além das propriedades calmantes e hidratantes, a babosa possui composto ativos que podem reduzir a dor e inflamação, além de reparar e estimular o crescimento da pele na área afetada. Um estudo constatou que áreas na pele queimadas que foram tratadas com Aloe foram completamente curadas em 16 dias, em comparação com os 19 dias necessários para a cura quando utilizada sulfadiazina de prata.

Em uma revisão literária científica, pesquisadores descobriram que os pacientes que tratados com Aloe vera foram curados cerca de nove dias mais cedo do que aqueles que não foram tratados com a planta medicinal. Outros estudos mostram resultados mistos. A planta é melhor usada para pequenas queimaduras e irritações da pele e nunca deve ser aplicado a uma ferida aberta.

Máscara facial de babosa

A Aloe pode ser aplicada diretamente sobre a pele ou pode ser combinada com outros ingredientes para fazer uma máscara facial, que por sua vez pode ser aplicada durante a noite, tendo que se esperar pelo menos 15 minutos antes de enxaguar.

Como usar o gel ou creme de babosa sobre a pele

Para usar o gel, loção ou creme de babosa na pele, se deve aplicar um pouco na pele e esfregar suavemente, mesmo entre os dedos. Caso você tenha vários pelos no corpo, esfregue o creme de babosa na direção oposto ao crescimento dos pelos, para que a Aloe vera penetre diretamente no folículo da pele. Após este procedimento, o pelo pode novamente ser alisado com as mãos.

O gel ou creme de babosa pode ser usado em qualquer lugar do corpo, como rosto (creme facial), pescoço, costas, peito, braços (axilas), pernas ou qualquer outro lugar, sem restrições.

Referências:
Aloe. University of Maryland Medical Center.
Khorasani, Ghasemali, et al. “Aloe versus silver sulfadiazine creams for second-degree burns: a randomized controlled study.” Surgery today 39.7 (2009): 587-591.
Maenthaisong R, Chaiyakunapruk N, Niruntraporn S, Kongkaew C. The efficacy of aloe vera used for burn wound healing: a systematic review. Burns. 2007;33(6):713-8.

Comentários

25 Comentários

  1. gostaria de comprar uma sementes alface selviste ,porque tenho fibromilhagia e varis henias descal na coluna .só uma pesso umilde não tenho condiçãoes de comprar mofina sempre de dez gm .

  2. Jose Raimundo

    Gostaria de saber ss é normal depois de aplicar o gel de babosa sobre a pele da coceira

  3. jesus wilmar da silva

    Tenho uma coceira no corpo ja mais de 16 anos e não consigo elimina-lo gostaria de saber se posso usar a babosa para acabar com essa maldita coceira só que não sei como preparar a dita cuja preciso de uma informação de como preparar e usa-lo dês de já agradeço aos amigos se me enviar uma resposta para fazer o creme pois tenho muita coceira na barriga e nas costa . meu endereço é: rua Amapá 641 bairro: Hidráulica
    cidade rio grande Estado: Rio Grande do Sul . Nome: jesus Wilmar Lacerda da silva

  4. Arlindo Vitor Zanoni

    Tenho a babosa verdadeira plantada no quintal, estou fazendo tratamento na cabeça,rosto e mãos, é magnífico o resultado. Será que posso tomar o suco? Qual seria dose para eu tomar? Sou hipertenso, tenho quase 70 anos.

  5. eu uso ja uns 3 anos tomei contra um cancer no estomago durante um ano tem que tomar tres vezes so mas do que isso nao podemas voce sente muito bem…limpa o sangue… limpa apele.. sei que voce ver a diferença em tres dias ….
    Ananias voce usa a noite o gel de babosa no rosto durantes uns tres meses ou mas voce vai ver a diferença

  6. michele

    tenho manchas no rosto mais escuras sou morena clara qual a melhor que posso fazer o uso da babosa,vcs podem me ajuda

  7. Ananias

    Olha eu uso a mascara d argila nas manhas sera k posso aplicar o gel d aloe vera de noite? E como faco a aplicacao?

  8. CLAUDIA MARIA FERREIRA MIGUEL

    TENHO UMA AMIGA QUE TEM PLANTAÇÃO DE BABOBA, ELA VENDE A MUDINHA,ENTRAR EM CONTATO NO MEU IMAIL.ELA USA TOD
    OS OS DIAS A BABOSA NA PELE., A PELE TENHA E MUITO SEDOSA E BONITA, O ROSTO LISINHO, ELA TEM A IDADE 50 ANOS.

  9. Comecei a ultizar o gel (puro) da aloevera, e apalicar na face todas as noites…digamos q é uma especie de creme de noite…quais os possiveis benificios q poderei obter na minha pele, c este procedimento?

    Muito Obrigada!

  10. me arranhei com o espinho da babosa ,com o que vai cicatrisar ,posso usar babosa mesmo ? aguardo resposta .

  11. Patricia

    Estou usando babosa contra o melasma e espero resultado favoráveis. Estou lavando rosto antes do uso da babosa com argila branca. Assim que fizer 30 dias de uso faço um comentário para falar das novidades.Vamos acabar com esse melasma!

  12. sonia aparecida souza dos santos

    gostaria de saber se babosa é boa para quem tem esclerodemia sou negra tenho esclerodemia nas perna esquerda e alguma parte das costas faço tratamebto graças a deus a minha é so na pele sempre fazo exame para ver com esta mas essas manchas me encomodam muito tenho muita verganha sera que tem algo para fazer estas manchas sumirem grato

  13. cristiane

    tomei a babosa com mel durante 10 dias mas ante disto ja vi melhora no meu rosto tenho melasma e sempre usei tratamento com acido melhorava mas depois voltava.
    posso dizer q estou feliz pois pude ver o rosto limpado ate as fotos ficaram mais bonita sem aquela terrivel mancha e tambem estou passando no rosto a noite. bjs e obrigado espero ajudar alguem

  14. Daiana de Souza Melo

    tenho manchas no rosto causados por raios solares,gostaria de saber se posso usar a babosa diretamente sob o rosto.

  15. Ivanilda Marques da Silva

    gostaria de saber se tem alguma babosa que ñ é recomendavel para o uso humano?

  16. janete prestes do amaral

    Eu posso pegar a folha da babosa e transformar em suco, na minha propria casa? usando apenas o suco dela e juntar com algum outro suco tipo laranja, morango, melancia, etc? Espero resposta!!! Muito obrigada! Janete

  17. Luiz Pinto Junior

    Caro Zelma Vitor,
    O que você faz realmente é muito bom. Elimina e combate os radicais livres, que são resposáveis pelo envelhecimento. Terás mais saúde e não estará vulnerável ao câncer.
    Abraço

  18. Gostaria de saber se ha algum produto para o uso de criança na pele, onde comprar, como usar.

  19. zelma vitor

    Olá boa tarde.
    Estou tomando a babosa em água todos os dias um litro e meio fica um pouco amargo, porque tenho minha pele extremamente seca e racha com facilidade. Qual o perigo e os beneficios. Fico no aguardo.

Comentar