Aprenda a cultivar flor-de-lis

A flor-de-lis (Iris versicolor) é uma planta muito utilizada para fins ornamentais por conta da sua coloração diferenciada e sua elegância. A flor foi adotada pela realeza francesa e se mantem até hoje como um sinal extraoficial do país e, por conta da sua beleza, se tornou um símbolo universal, sendo, inclusive, utilizada no escudo dos escoteiros (cada pétala da flor representa um dos pilares que sustentam o movimento).

Como cultivar flor-de-lis?

Um dos grandes diferenciais da flor-de-lis é que ela pode ser cultivada tanto em vasos como em canteiros, desde que a terra seja arenosa. O plantio é feito por meio da utilização dos chamados bulbos que devem ser colocados em uma terra previamente adubada para garantir o brotamento. O ideal é cobrir totalmente o bulbo com terra, deixando uma pequena parte para fora para indicar o crescimento do vegetal. Além disso, para garantir que ela realmente se desenvolva, o ideal é sempre adubar a terra com materiais orgânicos, sejam eles comprados em lojas ou feitos de forma caseira com restos de alimentos.

A flor-de-lis não deve ser regada de forma excessiva. Na verdade, a rega só deve ter início após o estágio vegetativo da planta. O ideal é que você intercale a rega, sendo um dia e um não, e sempre procure não exagerar na quantidade de água, pois, isso pode gerar o apodrecimento do bulbo. Durante o evento a flor-de-lis entra no que chamamos de estado de dormência, quando perde todas as folhas e fica menos ativa. Já durante o verão é quando ela floresce sendo um verdadeiro show de beleza natural por conta das flores de cores extravagantes. Além de ser bela, a planta é rica em propriedades medicinais.

Desenvolvimento

A flor-de-lis pode medir até 45 centímetros de altura, sendo ideal para quem deseja um jardim com vasos, ou, ambientes decorados com vasos de flores naturais. Contudo, para conseguir encontrar os bulbos para plantio é necessário entrar em contato com lojas de flores ornamentais especializadas, vez que a íris pode ser extremamente rara em algumas regiões do país.

Imagem: Blue Flag Iris (Iris versicolor). Blazing Stars Gardens.

Comentários

Comentar