Fo-ti: benefícios e propriedades medicinais

A fo-ti (Polygonum multiflorum) é uma planta medicinal de origem chinesa com propriedades que estimulam o antienvelhecimento e a longevidade, sendo também conhecida como fo ti, foti, polígono, Ho Shu Wu (China) e fleeceflower (inglês). Inclui o sinônimo botânico Fallopia multiflora e pertence à família Polygonaceae.

Benefícios da fo-ti

Aloe vera (Babosa)

A raiz da fo-ti é rica em minerais como ferro e zinco, além de possuir uma alta quantidade de antioxidantes, combinação que a torna conhecida pelas as suas propriedades antienvelhecimento. Segundo estudos, há um aumento da atividade antioxidante celular e seus extratos são capazes de destruir o superóxido dismutase, afirmando sua ação contra o fotoenvelhecimento da pele. O extrato da raiz possui também ação afrodisíaca, antifúngica, antibacteriana, analgésica, antiespasmódica, anti-inflamatória, diurética e relaxante.

Alguns estudos têm verificado os efeitos positivos da fo-ti como coadjuvante no tratamento contra tumores benignos e malignos. Além disso é uma grande aliada para a diminuição da acidez, do colesterol, constipação, controle da diabetes, insuficiência renal, cólicas e vertigens. O consumo desta erva aumenta a produção de estrógeno pelo organismo, o que contribui para o alívio dos sintomas que acometem as mulheres no período da menopausa. Também é uma ótima opção para a saúde do coração, vez que prolonga a contração dos batimentos cardíacos, o que ajuda a aumentar a força do órgão.

Graças as suas propriedades estimulantes, a erva é usada pelos chineses para melhorar a vida sexual. Além disso, ela apresenta características que aumentam a fertilidade. A parte que concentra as propriedades da planta é a sua raiz, contudo, o caule e as flores também podem ser aproveitados.

Como consumir a fo-ti

A raiz de fo-ti é encontrada em pó, fatias secas, tinturas ou comprimidos em ervanarias e lojas de produtos naturais. A melhor forma de consumir a erva é através da decocção, extração de princípios ativos com o auxílio da ebulição e pode ser realizada da seguinte maneira:

  • Misture 1 colher da raiz em pó e 300ml de água.
  • Cozinhe esta mistura em fogo lento por 20 minutos.
  • Retire do fogo e deixe esfriar.
  • Coe e beba a mistura três vezes ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais do fo ti

Geralmente a fo ti não apresenta contraindicações para quem a consome. São pequenos os casos de reações adversas. As principais verificadas são distúrbios gastrointestinais e brotoejas em pessoas mais sensíveis. Seu uso em excesso pode causar diarreia e enfraquecimento dos membros. O uso é contraindicado para gestantes e lactantes.

História e curiosidades

A Polygonum multiflorum é uma erva trepadeira encontrada nas regiões centrais e do sul da China, que pode alcançar até 30 metros de altura. A foti é cercada de lendas, sendo uma das opções naturais mais conhecidas para quem busca longevidade e fertilidade. O termo em chinês Ho Shou Wu significa “homem de cabelo preto”, em função de uma lenda local que alega que um homem de cabelos brancos após o uso da raiz ficou com os seus cabelos pretos.

Referências:
Bounda, Guy-Armel, and Y. U. Feng. “Review of clinical studies of Polygonum multiflorum Thunb. and its isolated bioactive compounds.” Pharmacognosy research 7.3 (2015): 225.
20 Health Benefits of Polygonum Multiflorum or Fo-ti.
He shou wu: a erva chinesa da fertilidade e da longevidade. Epoch Times.
The Way of Chinese Herbs.
Herbs: The Visual Guide to more than 700 Herb Species from around the World: p. 206,
New Encyclopedia of Herbs and Their Uses: Page 212-213.

Comentários

6 Comentários

  1. Rosimeire da Fonseca Camargo

    Comecei a tomar uma pílula ao dia no dia 17/11/2016. Daqui uns 3 meses posto o resultado para vocês.

  2. Nilson dos Santos Maximo

    Gostaria de saber como e onde conseguir o FO TI para consumo.

  3. paulabarreirinhas

    Gostaria muito de saber como posso adquirir esta
    planta, ja tentei varias lojas e não conhecem o produto. Será possível comprá lo pela net?

  4. jose pimenta

    Gostaria de saber como aduirir para uso próprio o
    FO TI ou polygonum multiforum(HO SHOU WU)

    Aguardo resposta pelo mei e mail acima mencionado

  5. Alberio Gomes

    Bom dia!
    Gostaria de obter informações a respeito da planta Polygonum multiflorum…
    Saberia informar-me onde eu poderei comprar mudas, ou mesmo sementes, desta planta medicinal?
    Grato por sua atenção, forte abraço.

    Réplica – Olá Albério. Há uma grande dificuldade, por nossa parte, por parte dos nossos leitores e dos produtores e vendedores de produtos relacionados em estabelecer uma ligação de interesse. Infelizmente não temos nenhum acesso direto a produtores de plantas medicinais, no entanto, tal problema é algo que poderá ser sanado em 2011, por meio de um projeto relacionado. Aguarde. Atenciosamente.

Comentar