Fucus vesiculosus: saiba para que serve

Fucus vesiculosus

Conheça os benefícios, efeitos colaterais e propriedades medicinais da Fucus vesiculosus, alga medicinal utilizada para o tratamento de câncer e diabetes.

ATUALIZADO EM Atualizado em 19/09/2022

A fucus (Fucus vesiculosus) é uma alga-marinha também conhecida como fucus, bodelha e bladderwrack (inglês). A Fucus faz parte da família Fucaceae.

Benefícios da Fucus vesiculosus

  • Acelera o metabolismo e auxilia no processo de emagrecimento;
  • Auxilia no tratamento de disfunções da tireoide;
  • Combate a celulite;
  • Controla a acidez do organismo;
  • Fortalece o útero;
  • Melhora as funções intestinais;
  • Previne e trata o câncer;
  • Regulariza e controla o ciclo menstrual;
  • Trata infecções renais e urinárias;
  • Trata problemas na vesícula.

A Fucus vesiculosus é uma alga utilizada para problemas de tireoide, asma, tosse, distúrbios estomacais, doenças urinárias, diabetes, colesterol alto, desequilíbrio hormonal, dores de cabeça, úlceras e diversas outras condições de saúde. Suas propriedades medicinais se estendem para a prevenção e tratamento de cânceres e tumores, redução de açúcares no sangue, desintoxicação por metais pesados, efeitos antioxidantes e até mesmo utilidade em dietas para perda de peso.

Composição da Fucus

A Fucus vesiculosus é composta de algina, carragenina, iodo, potássio, bromina, mucopolissacarídeos, manitol, ácido algínico, ácido caínico, laminina, histamina, zeaxantina, proteína, vitaminas B-2 e vitamina C. Possui quantidades moderadas de fósforo, manganês, selênio e zinco, além de pequenas quantidades de bromo, caroteno e vitaminas A, C, E, bem como a vitamina K.

Detox

Essa espécie de alga-marinha pode ajudar a absorver e remover do organismo inúmeras substâncias químicas, incluindo drogas, metais pesados e até estrôncio-90 radioativo. A deficiência de iodo é uma causa comum de hipotireoidismo e o fato do extrato da fucus ser rico no mineral pode auxiliar no tratamento de hipotiroidismo induzido por deficiência de iodo.

Benefícios da Fucus vesiculosus no combate ao câncer

Vários tipos de algas, incluindo a Fucus vesiculosus, demostraram potencial para prevenir e tratar o cancro, com base em estudos com animais e de laboratório, de acordo com o National Institutes of Health. A alga-marinha contém fucoidan, um tipo de fibra dietética com numerosos grupos de enxofre. Um estudo realizado na Coréia do Sul apontou que a o fucoidan possui efeitos antitumorais que inibiram o crescimento de células de carcinoma do cólon humano HCT-15.

O Memorial Sloan-Kettering Cancer Center afirma que o extrato da Fucus vesiculosus demonstrou propriedades quimiopreventivas, ou seja, foram capaz de prevenir o crescimento e disseminação das células cancerosas. Acredita que o consumo de algas pode ser um dos fatores responsáveis pela redução do risco de cânceres relacionados com o estrogênio em populações asiáticas.

Propriedades antioxidantes e antienvelhecimento

Um estudo publicado no Journal of Cosmetic Science em 2012 apontou que o extrato da Fucus vesiculosus possui propriedades antienvelhecimento e podem ser úteis como um ingrediente na cosmética. O estudo concluiu que um gel contendo apenas um por cento do extrato da alga aplicado à pele da face duas vezes por dia durante cinco semanas diminui a espessura e melhora a elasticidade da pele, quando comparada com outras substâncias.

A Fucus vesiculosus também foi uma das 21 plantas testadas pela School of Life Sciences, da Universidade de Kingston, em Londres, por suas propriedades antienvelhecimento e antioxidantes. Dentre todas elas, a Fucus vesiculosus foi classificada como a segunda com maior capacidade medicinal em atacar enzimas com elastase e colagenase, que são comumente liberadas quando ocorre inflamação. Em questão de efetividade, apenas o chá-branco demonstrou maiores propriedades medicinais.

Uso na culinária

Na culinária, a alga é consumida crua ou cozida em sopas e grãos por seu sabor salgado e os minerais que possui. Acrescentada ao feijão, melhora a digestibilidade e absorção dos nutrientes.

Contraindicações e efeitos colaterais da Fucus vesiculosus

A alga pode diminuir ou aumentar os níveis de hormônio da tireoide no sangue. Altos níveis de iodo também podem levar a lesões de pele do tipo acne, irritação do estômago ou aumento da salivação. A contaminação por arsênio de algumas amostras de algas pode levar a toxicidade renal e causar diminuição em plaquetas no sangue em algumas pessoas. As algas marinhas devem ser coletadas em lugares do oceano isentos de poluição.

Referências:
Journal of Cosmetic Science: Fucus Vesiculosis and Skin Anti-Aging Effects.
Medline Plus: Fucus vesiculosus (bladderwrack).
BMC Complementary and Alternative Medicine: Anti-collagenase, Anti-elastase and Anti-oxidant Activities of Extracts from 21 Plants.
Memorial Sloan-Kettering Cancer Center.
Fucoidan from Seaweed Fucus vesiculosus Inhibits Migration and Invasion of Human Lung Cancer Cell via PI3K-Akt-mTOR Pathways.