Fungo-pavio (Fomes fomentarius): benefícios e propriedades

O fungo-pavio (Fomes fomentarius) é um fungo medicinal também conhecido como casco-de-cavalo, cogumelo-boletus, tinder fungus (inglês), dentre outros nomes populares. A primeira descrição científica do fungo apareceu na literatura do livro Species Plantarum, de 1753. O autor, Carl Linnaeus, nomeou o cogumelo de Boletus fomentarius. Pertence à família Polyporaceae.

Benefícios e propriedades medicinais do fungo-pavio

Atualmente, o fungo-pavio é utilizado para diferentes fins medicinais. Os chineses apontam que o Fomes fomentarius é eficaz no tratamento de determinados tipos de câncer, incluindo câncer de estômago, garganta e útero. Também auxilia na cicatrização de feridas devido aos componentes que ajudam o sangue a coagular de forma mais rápida. Dentro da odontologia, por exemplo, vários dentistas usam o fungo para drenar os dentes, bem como estancar sangramentos bucais durante a realização de procedimentos cirúrgicos.

Na Europa, o fungo-pavio é usado como um remédio natural para o tratamento de hemorroidas, bem como distúrbios da bexiga e a dismenorreia. Na Índia, é bastante usado por quem deseja perder peso, graças as suas propriedades diuréticas. Estudos apontam que o fungo pode ser utilizado para tratar problemas relacionados ao sistema intestinal. Destarte, o cogumelo possui substâncias que ajudam a estabilizar o sistema nervoso. Apesar de possuir diversas propriedades medicinais, o fungo-pavio não é comestível. Possui um cheiro frutado e um gosto acre.

Segundo um relatório publicado pelo International Journal of Medicinal Mushrooms (Jornal Internacional dos Cogumelos Medicinais), o fungo também ajuda a fortalecer o sistema imunológico do nosso organismo, estimulando o funcionamento de diversas funções. Isso ocorre vez que o cogumelo boletus aumenta a circulação sanguínea, ajudando, assim, na regulação dos níveis de açúcares no sangue e redução a pressão arterial. Além disso, o relatório aponta que o fungo também ajuda a evitar o envelhecimento precoce, bem como age no combate o surgimento de células malignas que podem gerar uma série de doenças debilitantes.

Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O chá de pariri é um poderoso chá para o tratamento do câncer.

Contraindicações e efeitos colaterais do fungo-pavio

Por conta da sua toxidade, o fungo-pavio só deve ser usado sob prescrição médica. Geralmente, é encontrado em forma de suplemento devido à maior facilidade de comercialização. Em forma de pó, pode ser acrescentado nas refeições ou em forma de suplemento, consumido como qualquer medicamento padrão.

Curiosidades

O Fomes fomentarius é encontrado geralmente nas regiões da América do Norte e da Europa. Pode possuir diferentes cores, sendo as mais comuns o cinza e o marrom. Além de ser encontrado na América do Norte e na Europa, o cogumelo boletos também é comum em algumas partes da Ásia e sul da África. Geralmente, se prolifera em ambientes com temperaturas entre 27 e 30 graus Celsius. Contudo, pode sobreviver até 38ºC.

De modo geral, é encontrado sozinho nas cascas das árvores, mas, também é possível ver ele compartilhando o mesmo tronco com outros fungos. O Fomes fomentarius se prolifera em determinados tipos de madeiras, como a do carvalho do Mediterrâneo, que possui a densidade do tronco é mais rígida. Também é encontrado no amieiro, bordo, limeira, salgueiro, sicômoro, vidoeiro, dentre outras árvores maciças.

De modo geral, o fungo-pavio é bastante versátil. Isso porque, além de suas variadas propriedades medicinais, ainda é utilizado por diversas comunidades como matéria-prima para a confecção de diferentes tipos de tecidos e iscas de médio porte para pescarias. Segundo relatos, é utilizado há mais de cinco mil anos por populações locais. Geralmente, os nativos usavam o fungo para tecer roupas, ou, ainda, misturado no tabaco, cheirando a fumaça liberada pela mistura. Além disso, diversos entomologistas usam o cogumelo para “montar” diferentes tipos de insetos.

CÁLCIO, MAGNÉSIO, VITAMINA D E ZINCO ZMA 3D
PARE DE FUMAR SEM SOFRIMENTO Kit Antitabagismo Natural
PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Chá15g
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man 800mg
ANTIOXIDANTE / FORTALECE O SISTEMA IMUNE Dente de Leão em Cápsulas
Referências:
Fomes fomentarius (Tinder Conk Mushroom, Tsuriganetabe). Medicinal Mushrooms.
Senyuk, Olga F., et al. “Anti-infective properties of the melanin-glucan complex obtained from medicinal tinder bracket mushroom, Fomes fomentarius (L.: Fr.) Fr.(Aphyllophoromycetideae).” International journal of medicinal mushrooms 13.1 (2011).
Boletus fomentarius L. Mushroom Observer.

Comentários

Comentar