Ginseng-brasileiro: benefícios e propriedades medicinais

O ginseng-brasileiro (Pfaffia paniculata) é uma planta medicinal brasileira também conhecida como ginseng-do-Brasil, ginseng-da-Amazônia ginseng-amazônico, cenoura-brasileira, corango, para-todo, pfafia, sempre viva, suma, brazilian ginseng (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Amarantheaceae.

Benefícios do ginseng-brasileiro

O ginseng brasileiro é considerado um adaptógeno, ou seja, é capaz de aumentar a resistência do corpo humano em relação a diversas influências ambientais, além disso consegue restaurar o organismo para que volte funcionar normalmente. Pode ser consumida para estimular o apetite, aumentar a produção de estrogênio, equilibrar o açúcar no sangue, fortalecer o sistema imunológico, aumentar a tonificação muscular e restaurar a vitalidade do corpo após doenças. O ginseng-brasileiro possui ação analgésica e anti-inflamatória, sendo útil em casos de artrite.

Ademais, o ginseng-brasileiro é um grande aliado no tratamento da impotência, distúrbios hormonais e sintomas da síndrome pré-menstrual. Outros benefícios são as suas ações no combate da diabetes a regularização da pressão alta, melhora da memória (podendo ser consumido como um tônico). Também é indicado para o alívio do cansaço, a fadiga crônica e dores causadas pela artrite. Além disso, possui a capacidade de oxigenar as células e devido ao seu alto teor de ferro é muito indicado para o combate da anemia. Uma pesquisa realizada no Japão demonstrou inclusive que a Pfaffia paniculata inibe alguns tipos de células cancerosas.

O ginseng-brasileiro possui saponinas, substâncias responsáveis pela redução do colesterol, diminuição da velocidade do crescimento de células cancerígenas e que ainda possuem ação antibacteriana e antifúngica. A raiz do ginseng-brasileiro ajuda a combater o vírus responsável pela doença de Epstein-Barr, condição mais conhecida como sendo a causa da mononucleose infecciosa (febre glandular). Está associada com determinadas formas de câncer, como o linfoma de Hodgkin, linfoma de Burkitt, carcinoma de nasofaringe e condições associadas com o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Há evidências de que a infecção com o vírus está associado com um maior risco de certas doenças autoimunes.

Afrodisíacos Afrodisíacos Produtos naturais para aumentar a libido e o desejo sexual.
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Estimulantes Sexuais Estimulantes Combatem a impotência e a ejaculação precoce, além de melhorarem o desempenho.

Como consumir o ginseng-brasileiro

O ginseng-brasileiro é uma erva nativa e facilmente encontrada em lojas especializadas na venda de ervas. A maneira mais fácil de aproveitar as suas propriedades é através do preparo do seu chá. Confira um passo a passo simples para você fazer a sua infusão em casa.

Ingredientes

  • 2 colheres de ginseng-brasileiro rasurado (é a forma mais fácil de encontrar esta planta disponível no mercado).
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo

  • Coloque os dois ingredientes em uma panela e leve ao fogo.
  • Após entrar em ebulição espere cerca de 4 minutos para desligar o fogo.
  • Retire a mistura do fogo e tampe.
  • Deixe repousar por cerca de 10 minutos.
  • Coe e seu chá estará pronto para consumo.

A mistura deve ser ingerida de 2 a 3 vezes ao longo do dia.

Contraindicações e efeitos colaterais do ginseng-brasileiro

Quando consumido em excesso, pode causar sintomas negativos à saúde, tais como como pressão alta, diarreia, nervosismo, erupções na pele e insônia. Mulheres gestantes e lactantes devem consultar o seu médico antes de usar ginseng-brasileiro.

História e curiosidades

No Brasil, principalmente na região Norte (Amazônia), o ginseng-brasileiro é uma tradição entre herboristas, xamãs e médicos. Nativa da região amazônica, a Pfaffia paniculata pode ser encontrada no Brasil, Panamá, Paraguai, Venezuela e Peru. Trata-se de um pequeno arbusto que atinge cerca de 1 e 1,5 metros em sua fase adulta. Dos seus ramos nodosos crescem folhas opostas, simples e inteiras. A parte subterrânea desta planta é tuberosa e suas flores são bem pequenas.

AUMENTA A MASSA MUSCULAR / TESTOSTERONA Tribulus terrestris High Energy
ATIVADOR SEXUAL FEMININO PREMIUM Vênus Mulher
AFRODISÍACO NATIVO DA FLORESTA AMAZÔNICA Marapuama em Cápsulas
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man 800mg
COMPOSTO DE 9 AFRODISÍACOS NATURAIS Sex Ativo
Referências:
Arletti, R., et al. “Stimulating property of Turnera diffusa and Pfaffia paniculata extracts on the sexual behavior of male rats.” Psychopharmacology 143.1 (1999): 15-19.
Matsuzaki, P., Akisue, G., Oloris, S. C. S., Górniak, S. L., & Dagli, M. L. Z. (2003). Effect of Pfaffia paniculata (Brazilian ginseng) on the Ehrlich tumor in its ascitic form. Life sciences, 74(5), 573-579.
Nagamine, Marcia Kazumi, et al. “Cytotoxic effects of butanolic extract from Pfaffia paniculata (Brazilian Ginseng) on cultured human breast cancer cell line MCF-7.” Experimental and toxicologic pathology 61.1 (2009): 75-82.

Comentários

4 Comentários

  1. Luciano de Souza Cardoso Machado

    Posso tomar o ginseng em pó todos os dias?
    Qual a medida certa, e se posso tomar misturado com água?

  2. Tenho uma plantação de ginzeng e como ninguem ensina com prepara-lo para uzar eu quero saber se pode preparar uma tintura na bebida alcoolica a exemplo de outras plantas medicinais?
    Quem souber a resposta favor responder para o e-mail: wilsonpbritto@hotmail.com
    Muito obrigado

  3. comecei a ultilazação do ginseg para fins de memorização pois faço faculdade e já passei dos 40 anos, estar mi ajudando muito

Comentar