Alimentos ricos em gorduras boas para a saúde

Apesar da grande preocupação sobre os efeitos dos excessos de lipídios na alimentação, existem algumas gorduras boas que ajudam o corpo humano a manter um bom funcionamento do organismo.

Classificação dos lipídios

A diferença existente entre uma gordura boa e outra considerada ruim são suas origens e não sua taxa calórica (como muitas pessoas pensam). Os nutrientes exercem diferentes funções no organismo e são recomendados na dieta em quantidades moderadas para garantir que o corpo desempenhe suas atividades de maneira eficaz. Os lipídios benéficos ao corpo humano são de origem vegetal, classificados como gorduras poli-insaturadas, vez que contribuem para diminuir os índices de colesterol e triglicérides no sangue.

Além disso, outro tipo de gordura benéfica são as monoinsaturadas, consideradas excelentes aliadas no combate às doenças coronárias, pois são ricas em vitamina E. Desta forma, as gorduras boas são excelentes aliadas no combate ao colesterol alto, derrames, inflamações, diabetes, obesidade, triglicérides e muitas outras condições de saúde. Vale ressaltar que apesar destes lipídios serem consagrados como grandes aliados na manutenção de uma boa saúde, devem ser consumidos com moderação como quaisquer outros alimentos.

As gorduras boas apresentam são de grande importância para a alimentação e saúde humana, pois participam de inúmeras funções celulares essenciais para um bom funcionamento do organismo. Os lipídios ajudam a manter a temperatura do corpo em níveis adequados, servem como fonte secundária de energia, absorvem vitaminas para as células e servem como camadas de proteção para ossos e órgãos. As gorduras também estão presentes nas membranas celulares, sendo uma de suas composições básicas. Ainda, ajudam na sintetização de hormônios e contribuem para a saúde de cabelos e pele.

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Alimentos ricos em gorduras boas

As maiores fontes das gorduras boas são alguns alimentos ricos nestes nutrientes em sua composição.

Castanhas

Castanha de caju
Castanha de caju

As castanhas apresentam um alto teor de luteína, ômega 3 e vitamina E, além de zeaxantina, carotenoides importantes para o bem-estar ocular e prevenção e tratamento de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Óleo de peixe

Ômega 3
Ômega 3

O óleo de peixe é a mais abundante fonte de ômega 3, ácido graxo não sintetizado pelo corpo humano mas que exerce papel fundamental no funcionamento correto das células. O ômega 3 apresenta benefícios cardíacos e circulatórios, vez contribui para a dispersão de plaquetas, impedindo que as mesmas formem coágulos que podem acarretar em derrames ou tromboses. Também auxilia nos processos de memória e sintetização de neurônios, sendo extremamente importante para o bem-estar cerebral.

Óleos vegetais

Azeite
Cada tipo de azeite traz benefícios diferentes para a saúde.

Os óleos vegetais são lipídios extraídos das plantas como o azeite, óleo de coco e óleo de soja. Possui efeitos anti-inflamatórios, protetivos e umectantes. O óleo de azeite apresenta propriedades que auxiliam no combate as doenças cardiovasculares e na proteção do sistema digestivo contra gastrites e refluxos. O óleo de soja contém alto teor de ômega 3, ômega 6 e vitaminas. Desta forma, é considerado um excelente anti-inflamatório natural. Já o óleo de coco possui propriedades umectantes que ajudam na hidratação da pele e dos cabelos, além de contribuir para um melhor funcionamento do intestino, auxiliando a produção da flora intestinal.

Sementes

Linhaça
O óleo e as sementes de linhaça podem ser usados em dietas para perda de peso.

As sementes, como a linhaça, apresentam propriedades que auxiliam a aumentar os níveis de colesterol bom no sangue, prevenindo diversas doenças cardiovasculares.

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Referências:
Dica da Nutri: 13 alimentos ricos em gordura boa para ter energia e se manter saudável. Editora Sanar.
10 Alimentos Ricos em Gorduras Boas. Mundo Boa Forma.
10 Benefícios de Óleo de Peixe para a Saúde. Biosom.
Óleo vegetal: Saiba os seus benefícios para saúde e beleza! Óleos Para Tudo.

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