Grama-preta: benefícios e propriedades medicinais

A grama-preta (Ophiopogon japonicus) é uma planta medicinal também conhecida como convalaria, grama-de-macaco, grama-japonesa, grama-pelo-de-urso, lírio-de-relva-anão, mondo-grama (mondo grass), pasto-inglês, planta-de-fonte, dentre outros nomes populares. Pertence à família Liliaceae.

Benefícios da grama-preta

A Ophiopogon é utilizada na medicina tradicional chinesa, principalmente nos tratamentos e complicações cardiovasculares e inflamações, além de ser eficaz no tratamento do diabetes tipo II. Sua raiz é denominada Radix ophiopogon e possui funções que beneficiam a pele, promovendo hidratação e produção de fluídos corporais. O tubérculo fresco é considerado o melhor que os galhos secos. Também pode ser encontrada em forma de pó ou cápsulas, especialmente como parte de outras fórmulas à base de ervas.

Na medicina tradicional chinesa, os tubérculos são conhecidos como mai men dong, um tônico espiritual. Acredita-se que a Ophiopogon umedeça os pulmões e nutra o Yin (princípio fundamental que está presente em todas as manifestações passivas, frias e escuras do universo, em interação com a força oposta e complementar yang), fortalece o estômago, limpa e da ânimo ao coração, além de aliviar constipações ao agir como um poderoso tônico medicinal.

A grama-preta atua em benefícios ao bom funcionamento do coração, pulmão, estômago, baço, gripes, tosses, constipações e processos terapêuticos alternativos que se utilizam a utilizam para o tratamento de ansiedade, irritabilidade e comportamentos agressivos. Sua ingestão é refrescante, sendo indicado para o tratamento de gastrites, azias, acidez estomacal, refluxo gástrico e outros problemas estomacais. Os estudos sobre a planta revelaram composições antioxidantes, antipiréticas, expectorantes, diuréticas, cardiotônicas e tonificantes. Também foi comprovado seu uso para abaixar os níveis de açúcar no sangue, reduzir inflamações e a proteção de infecções bacterianas.

Maca-Peruana Maca-Peruana em Cápsulas Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Anti-Inflamatórios Naturais Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.

Contraindicações e efeitos colaterais da grama-preta

A grama-preta não deve ser usada em casos de congestão respiratória ou deficiências de baço, vez que pode resultar em diarreias ou tosses devido às retenções de fleumas nos pulmões.

História e curiosidades

A grama-preta é nativa da China, Japão e Península da Coréia, sendo cultivada em algumas partes da China. Possui folhas verdes, longas e finas, suas raízes são usadas para uma grande variedade de remédios à base da erva. Normalmente é colhida no verão e usada em seu estado seco. De acordo com a medicina chinesa, possui sabor ligeiramente amargo, mais adocicada e frio.

A Ophiopogon japonicus não possui caule (acaule), suas folhas escuras são caracterizadas por serem finas com coloração verde mais escurecida. A espécie possui pequeno porte e pode atingir altura de no máximo 30 centímetros, sendo usada também para compor forrações em áreas sombreadas.

A planta forma porções amontoadas de grama com alturas médias de 15 centímetros. Dentre suas variedades, algumas possuem folhas verdes com tonalidades amareladas, outra variedades anãs, com folhas bem curtas. Possui ciclo de vida perene, ou seja, vive tempo médio de dois anos. É uma planta rústica, que não demanda muitos cuidados e manutenções diárias para quem as cultiva.

GEL CONCENTRADO COM 99% DE BABOSA Gel Concentrado (99% de Aloe vera)
PREVINE RUGAS / PROMOVE A SAÚDE DA PELE Colágeno Hidrolisado com Vitamina C
ALOE VERA (BABOSA) ORGÂNICA LIOFILIZADA Aloe vera Orgânica em Cápsulas
ACALMA E REDUZ A ANSIEDADE E O ESTRESSE Calmaclin
ALIVIA DORES DE ARTRITE E REUMATISMO Composto Anti-Reumático
Referências:
Ophiopogon (mai dong). What is ophiopogon? What is it used for? Herbs & Botanicals. Acupunture Today.
KOU, Junping et al. Anti-inflammatory activities of aqueous extract from Radix Ophiopogon japonicus and its two constituents. Biological and Pharmaceutical Bulletin, v. 28, n. 7, p. 1234-1238, 2005.
li Xiong, Shuang, et al. “Antioxidant and immunoregulatory activity of different polysaccharide fractions from tuber of Ophiopogon japonicus.” Carbohydrate Polymers 86.3 (2011): 1273-1280.

Comentários

Comentar