Griffonia simplicifolia: para que serve

Griffonia simplicifolia

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais do extrato das sementes da Griffonia simplicifolia, precursora do 5-HTP.

ATUALIZADO EM Atualizado em 21/09/2022

A Griffonia simplicifolia é um arbusto perene, vigoroso, de grande adaptabilidade, que chega a atingir aproximadamente três metros de altura e possui flores esverdeadas. Inclui os sinônimos botânicos Bandeiraea simplicifolia Bent e Schotia simplicifolia. As propriedades medicinais das sementes da Griffonia simplicifolia foram descobertas na década de 1960, quando o 5-HTP e outras substâncias da planta foram isoladas. A partir da década de 1980 remédios feitos com o princípio ativo 5-HTP foram lançados e colocados à venda no mercado.

Benefícios da Griffonia simplicifolia

A Griffonia simplicifolia é encontrada na África, principalmente na África Ocidental e África Central, em países como Gana, Costa do Marfim e Togo. Nativos africanos utilizam a Griffonia simplicifolia como há séculos, mastigando seus talos e raízes.  As folhas são usadas para ajudar na cura e cicatrização de feridas e o suco da folha é usado para o tratamento de doenças renais. As folhas em forma de decocção ajudam a reduzir ânsias de vômitos, congestões na pélvis, além de serem afrodisíacas. A polpa da folha é aplicada em cancros venéreos.

5-HTP (5-hidroxitriptofano)

Das sementes da Griffonia simplicifolia é extraído a base para o remédio natural 5-HTP (5-hidroxitriptofano), comercializado em forma de suplemento para melhorar o humor, reduzir a ansiedade, combater a depressão, fibromialgia, insônia, dores de cabeça crônicas, tensão pré-menstrual (TPM) e sobrepeso (obesidade). O 5-HTP é muito utilizado em dietas para perda de peso, vez que aumenta os níveis de serotonina no cérebro e diminui o apetite por alimentos doces e gordurosos.

O 5-hidroxitriptofano é um produto químico que o corpo produz a partir do triptofano (um aminoácido essencial, obtido por meio de alimentos). Depois que o triptofano é convertido em 5-HTP, o mesmo é transformado em uma outra substância química chamada de serotonina, um neurotransmissor. A serotonina ajuda a regular o humor e comportamento, enquanto o 5-HTP pode ter um efeito positivo sobre o sono, humor, ansiedade, apetite e sensação de dor.

Como usar a Griffonia simplicifolia

Mais pesquisas são necessárias para determinar a dose humana ideal de Griffonia simplicifolia. A dose de efeito mais baixa para ratos é 25mg/kg de peso corporal, que é cerca de 4mg/kg de extrato de Griffonia simplicifolia, assumindo 20% de conteúdo de 5-HTP. Isso se traduz nas seguintes doses humanas:

  • 275mg Griffonia (55mg de 5-HTP) para uma pessoa de 68.
  • 350mg Griffonia (70mg de 5-HTP) para uma pessoa de 90kg.
  • 450mg Griffonia (90mg de 5-HTP) para uma pessoa de 110kg.

Não se sabe se Griffonia simplicifolia possui outros bioativos além do 5-HTP. As dosagens humanas listadas acima são derivadas de estudos com roedores e não são ideais, razão pela qual são diferentes da dose ideal de 5-HTP.

Contraindicações e efeitos colaterais da Griffonia simplicifolia

Os efeitos colaterais do 5-HTP são suaves e podem incluir gases, náuseas e azia. Doses de 5-HTP superiores a 70mg podem causar dores de estômago.

Referências
University of Maryland Medical Center
Drugs.com
Rondanelli, M., et al. “Relationship between the absorption of 5-hydroxytryptophan from an integrated diet, by means of Griffonia simplicifolia extract, and the effect on satiety in overweight females after oral spray administration.” Eating and Weight Disorders-Studies on Anorexia, Bulimia and Obesity 17.1 (2012): e22-e28.