Maca-peruana: benefícios e propriedades medicinais

A maca-peruana (Lepidium peruvianum – Lepidium meyenii) é uma planta medicinal também conhecida como maca-andina, ginseng-peruano, planta-maca, maca-pó, maca-ginseng, peruvian maca (inglês), dentre outros nomes populares. A maca-peruana é nativa da região Andina do Peru, utilizada principalmente para o aumento da libido sexual. Pertence à família das Brassicaceae.

Benefícios da maca-peruana

A maca se assemelha a um nabo e a raiz da planta seca é utilizada em pó há mais de dois mil anos para combater a fadiga e agir como um estimulante sexual, apesar de não agir diretamente no sistema nervoso central. A maca-andina é basicamente um alimento muito rico em nutrientes, sendo vendida como um suplemento nutricional. Recentemente, ganhou popularidade como uma erva afrodisíaca para aumentar a libido, o vigor e desejo sexual. A raiz é um alimento muito nutritivo, repleto de vitaminas, fitoesteróis, minerais essenciais, aminoácidos e gorduras saudáveis.

Acredita-se que as raízes de coloração preta atuam diretamente na espermatogênese, na memória e como energético, diferentemente das raízes de tonalidade avermelhada, capazes de reverter quadros de hiperplasia prostática benigna e tratar a osteoporose. Ambas possuem propriedades que reduzem a pressão sanguínea e, consequentemente, os níveis de glicose no sangue.

Efeitos da maca-peruana para o aumento do desejo sexual

Tanto homens como mulheres têm relatado aumento significativo na libido e desejo sexual, aumento de energia, vigor e sensação de bem-estar geral. Algumas mulheres relataram bons resultados para aliviar os sintomas da TPM e menopausa. Não contém cafeína, como o guaraná e o café, por isso não afeta o sistema nervoso central. Além de melhorar a fertilidade, a maca-peruana também parece possuir propriedades que estimulam a produção de hormônios pelo organismo. Isto a torna útil no tratamento de deficiências hormonais, sendo talvez a melhor alternativa natural para injetar hormônios externos no corpo.

Vários homens relataram ereções mais fortes e que ao mesmo tempo duravam por maiores períodos, aumentando a sensação de prazer durante as relações sexuais. No Peru, muitos homens e mulheres usam a planta para melhorarem a sua vida sexual. A erva está ficando cada vez mais popular em todo o mundo, particularmente nos os EUA, Europa e Japão, como um suplemento dietético para reforçar a vitalidade.

Contraindicações e efeitos colaterais da maca

A raiz da planta tem uma longa história de uso sem problemas de toxicidade. A maca faz parte da dieta diária de muitos peruanos nativos desde antes da chegada dos conquistadores espanhóis. Pesquisadores concluíram que a planta não tem potencial de toxicidade, podendo considerar o seu uso a longo prazo como suplemento alimentar.

Alguns efeitos colaterais podem ocorrer ao iniciar o uso do pó de maca-peruana, vez que podem ocorrer sintomas de desintoxicação, principalmente em pessoas acostumadas a consumir somente alimentos processados e cozidos. Pessoas com qualquer condição de doenças crônicas, doenças hepáticas (como insuficiência hepática, cirrose ou hepatite), doenças renais (como insuficiência renal) e alergias (alergias a alimentos, corantes e conservantes) só devem utilizar a maca com recomendação médica.

Dosagem e cuidados requeridos

Naturalmente, a planta não possui restrições para o consumo, no entanto, a dosagem da planta em fitoterápicos e suplementos podem afetar a eficácia da erva, portanto, é necessário ficar atento as recomendações específicas de cada produto. Os produtos à base de maca, principalmente os que são vendidos como estimulantes sexuais, podem conter alguma combinação de diferentes ingredientes ativos, dos quais alguns podem não ser tão seguras. É possível comprar a maca-peruana em cápsulas e extrato em pó.

A maca não possui restrições de uso durante a gravidez. Na realidade, a maca-peruana mantém altos os níveis de progesterona e deixa os hormônios em equilíbrio, o que é benéfico para uma mulher grávida que está em seu primeiro trimestre de gestação. A grande quantidade de sais minerais, aminoácidos e vitaminas na raiz também a tornam um suplemento pré-natal nutricional.

História e curiosidades

Os conquistadores espanhóis, por recomendação dos nativos, começaram a utilizar a maca após perceberem que a reprodução de animais havia ficado abaixo da média nas montanhas. Após iniciarem o uso, constataram que a fertilidade dos animais aumentou após o consumo da planta maca. Recentemente, a planta ganhou publicidade mundial após alguns estudos apontarem que a erva pode aumentar a resistência masculina durante o ato sexual.

Referências:
Shin, Byung-Cheul, et al. “Maca (L. meyenii) for improving sexual function: a systematic review.” BMC complementary and alternative medicine 10.1 (2010): 1.
Maca Root – Health Benefits and Side Effects. The Herbal Resource.
Maca Uses, Benefits – Dosage – Drugs.com Herbal Database.
Maca. Memorial Sloan Kettering Cancer Center
University of Michigan. Maca.
Canales, Marco, et al. “[Nutritional evaluation of Lepidium meyenii (MACA) in albino mice and their descendants].” Archivos latinoamericanos de nutricion 50.2 (2000): 126-133.

Comentários

15 Comentários

  1. João de Souza santos

    A maca peruana ..pode tomar
    Quem te doença de peyroni
    E quais os benefícios..??

  2. gostaria de saber se tem problemas qto a ingestão de bebidas alcoolicas, quem bebe pode usar a maca ?

  3. Nelly barros

    Gostaria de saber se é seguro .porque eu desde que tive a minha filha um parto muito difícil perdi o apetite sexual não tenho vontade alguma de ter relações sexuais com o meu marido. Se ficar um mês sem não tem problema. As vezes faço apenas por fazer para o satisfazer e isso é péssimo para o meu casamento. E eu como estou a fazer dieta porque engordei de mais na gravidez meu peso antes da gravidez sempre foi 57kg depois da gravidez 100kg e aos poucos com as minhas dietas naturais estou a perder peso calmamente. Então quero saber se isso pode ajudar-me a ter mais apetite sexual. e se não vai afetar a minha dieta e me fazer engordar tudo que eu já perdi.me ajudem por favor

  4. Dolores

    Gostaria de saber se a pessoa que tem câncer de próstata pode usar a maca peruana.

  5. osvaldo jorge simoes buschi

    Realmente funciona para reposição hormonal,bem como,falta de eresão..

  6. rosilene

    faço o uso e , é otima ! melhorei muito os sintomas da tpm . Te da energia e ao mesmo tempo um equilibrio.

  7. ODILIA DE SOUZA

    Gostaria de saber se posso tomar, tive embolia pulmonar pós cirurgia e a médica me proibiu de fazer reposição hormonal com remédios.

  8. ODILIA DE SOUZA

    Gostaria de saber se posso tomar, tive embolia pulmonar pós cirurgia e a médica me proibiu de fazer reposição hormonal com remédios.Tomava Suprele e a médica suspendeu.

  9. Armando Marcos

    Onde e como adquerir os produtos.
    Existe end. e telefone em São Paulo – Capital?

  10. GOSTARIA DE SABER SE PESSOAS COM CISTOS OU NODULOS NAS MAMAS OU NA TIREOIDE PODEM FAZER USO DA MACA.

Comentar