Orvalhinha (drosera): benefícios e propriedades medicinais

A orvalhinha (Drosera rotundifolia) é uma planta carnívora também conhecida como drosera, rorela e sundew. Pertence à família Droseraceae.

Benefícios da orvalhinha

As propriedades antiespasmódicas tornam a orvalhinha útil para auxiliar no tratamento de uma gama extensiva de problemas respiratórios que resultam em espasmos. A orvalhinha habilita a expectoração de muco e alivia espasmos pulmonares. Possui a capacidade de relaxar os músculos do sistema respiratório, reduzindo a sensação de peito cheio e aliviando as dores decorrentes de inflamações causadas na região. Desta forma, a orvalhinha é muito usada em casos de asma, bronquite crônica e tosses convulsivas.

As enzimas responsáveis por digerir os insetos capturadas pela planta carnívora são bem parecidas com as secreções tônico digestivas humanas. Desta forma, a orvalhinha acaba sendo útil para o tratamento de desordens digestivas. A Drosera rotundifolia possui na sua composição uma substância conhecida como plumbagina, um potente antibiótico que apresenta ótimos resultados no combate de agentes patogênicos e é muito eficaz no combate à infecções causadas por bactérias.

Dentre as substâncias presentes na constituição da planta carnívora, as que mais chamam a atenção são as naftoquinonas, sendo as principais a plumbagina, 7-metil-hidrojuglona e hidroplumbagina. Os flavonoides, dos quais se destacam a miricetina, hiperosídeo, quercetina e kempeferol. Além disso, a Drosera rotundifolia possui resina, taninos, carotenoides e ácidos orgânicos como o gálico, fórmico, butírico, cítrico, propiônico e málico.

Chá de orvalhinha

O chá em forma de infusão da orvalhinha é fácil e simples de ser preparado e possui grandes benefícios medicinais. O chá deve ser consumido de 2 a 3 vezes durante o dia, de preferência antes das duas refeições principais.

Ingredientes

  • 2 gramas de orvalhinha seca (todas as partes da planta carnívora são utilizadas).
  • 1 xícara de água filtrada.

Modo de preparo

  • Ferva a água em uma chaleira.
  • Quando atingir o ponto de fervura desligue.
  • Coloque a orvalhinha seca e aguarde por 10 minutos.
  • Coe e se sentir necessidade adoce a gosto.
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Tônicos Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras

Contraindicações e efeitos colaterais da orvalhinha

A Drosera rotundifolia pode causar irritações na pele em função da substância plumbagina. Não há estudos que confirmem os efeitos em grávidas e lactantes, portanto, para evitar possíveis reações negativas é contraindicado o uso.

História e curiosidades

A orvalhinha é uma planta carnívora que está ficando em extinção no habitat selvagem. Drosera é um nome grego para “orvalho” e rotundifolia é um nome latim para “folhas arredondadas”. A orvalhinha é uma planta carnívora que se alimenta de insetos por meio da liberação de uma enzima em forma fluido adocicado que os atrai para a emboscada. Possui tentáculos vermelhos brilhantes que também chamam a atenção dos insetos.

Cresce em ambientes úmidos, como pântanos, lamaçais e brejos. É encontrada na porção norte da Europa, assim como em toda a Sibéria. Também pode ser vista no Japão, América do Norte e na região norte da América do Norte. Trata-se de uma planta com vida perene e curta. As folhas são dispostas em formato de roseta e possuem pecíolos peludas e estreitos de cerca de 5 centímetros. Sua superfície é pegajosa para facilitar a captura dos insetos para a alimentação. As inflorescências possuem 25 centímetros de altura por 5 centímetros de diâmetro. As flores possuem pétalas brancas e rosadas que produzem frutos de cerca de 1 milímetro de cor castanha clara.

ALOE VERA (BABOSA) ORGÂNICA LIOFILIZADA Aloe vera Orgânica em Cápsulas
ATIVADOR SEXUAL FEMININO PREMIUM Vênus Mulher
PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Chá15g
ANTIOXIDANTE / FORTALECE O SISTEMA IMUNE Dente de Leão em Cápsulas
GEL CONCENTRADO COM 99% DE BABOSA Gel Concentrado (99% de Aloe vera)
Referências:
11 Health benefits of Drosera (Sundew). Health Benefits Times.
Drosera rotundifolia. Plantas for a Future.
Sundew. Dew Plant, Drosera, Droséra, Drosera anglica, Droséra à Feuilles Rondes, Drosera intermedia, Drosera longifolia, Droséra à Longues Feuilles, Drosera ramentacea, Drosera rotundifolia, Drosère, Lustwort, Red Rot, Rocío del Sol, Rossolis d’Angleterre, Round-Leafed Sundew, Youthwort. WebMD.

Comentários

Comentar