O que acontece com o corpo quando você para de fumar

Os benefícios a longo prazo de parar de fumar são significativos e podem aumentar a expectativa de vida. De acordo com os Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, os não-fumantes vivem cerca de 10 anos mais do que os fumantes. Infelizmente, na maioria dos casos é difícil largar esse hábito nocivo, seja por falta de motivação, motivos psicológicos ou pelo grau do vício que a pessoa já possui com a nicotina.

20 minutos até cerca de 2 horas depois de fumar

Entre 20 minutos e duas horas sem fumar, a frequência cardíaca e a pressão arterial estarão próxima dos níveis normais novamente. A circulação sanguínea também começará a melhorar. A sensibilidade das pontas dos dedos das mãos e dos pés aumenta. Os sintomas de abstinência de nicotina em pessoas muita viciadas geralmente começam cerca de duas horas após o seu último cigarro e incluem ânsias intensas, ansiedade, tensão ou frustração, sonolência ou problemas para dormir e aumento do apetite.

12 horas após o último cigarro

Em apenas 12 horas após parar de fumar, o monóxido de carbono em seu corpo diminui para níveis mais baixos. Por sua vez, a quantidade de oxigênio em seu sangue aumenta para níveis normais. A substância, que pode ser tóxica para o corpo em níveis elevados, é liberada de queima de tabaco e inalada como parte da fumaça do cigarro. O monóxido de carbono se liga muito bem às células de sangue e prejudica o transporte de oxigênio pelo organismo. A falta de oxigênio no sangue muitas vezes provoca doenças cardíacas graves e outros problemas de saúde.

24 horas após a interrupção do uso de cigarros

O risco de doença arterial coronariana para os fumantes é 70 por cento maior do que para não-fumantes, sendo a forma mais comum de doença cardíaca e a principal causa de morte nos Estados Unidos, de acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue. Contudo, apenas um dia inteiro depois sem fumar, o risco de doença arterial coronariana já começará a reduzir, bem como o risco de ter um ataque cardíaco.

48 horas depois de fumar

Pode não ser fatal, mas a incapacidade de cheirar ou sentir o paladar de forma eficaz é uma das consequências mais óbvias do tabagismo. Uma vez que você parar de fumar por 48 horas, suas terminações nervosas vão começar a regredir e sua capacidade de sentir cheiro e sabor irá melhorar. Em breve você começará a apreciar melhor as coisas melhores da vida.

3 dias depois de parar de fumar

Neste ponto, a nicotina estará completamente fora de seu corpo. Isso significa que os sintomas de abstinência de nicotina podem atingir o pico durante esse tempo. Alguns sintomas físicos e emocionais durante essa fase são bem comuns e incluem dores de cabeça, náuseas, cólicas, sudorese, ansiedade, irritabilidade e depressão.

2 a 3 semanas depois de fumar o último cigarro

Dentro de três semanas a pessoa será capaz de exercer e realizar atividades físicas sem sentir com pouco folego. Parar de fumar por duas semanas dá ao seu corpo tempo para regenerar e curar. A circulação sanguínea e a função cardíaca irão melhorar significativamente durante este período. Seus pulmões também podem começar a se auto limparem, permitindo que você respire mais facilmente. Para a maioria dos fumantes, os sintomas de abstinência começam a diminuir cerca de duas semanas após o abandono.

Remédio Natural Para Parar de Fumar

O Kit Antitabagismo De Bem Com Você foi desenvolvido para minimizar os principais sintomas da abstinência de nicotina de forma segura e tranquila. Muitos usuários conseguiram parar de fumar e comprovaram a sua eficácia, relatando grandes mudanças em suas vidas. Os produtos do kit antitabagismo são compostos com extratos naturais, que proporcionam aumento do bem-estar durante todo o processo.

De 3 semanas a 3 meses entre o fumo

O risco de uma parada cardíaca começa a reduzir. Os sintomas do vício desaparecem. A circulação sanguínea nos vasos periféricos melhora. O tecido pulmonar se regenera e o funcionamento dos pulmões melhora muito.

1 a 9 meses após você abandonar o tabagismo

Após um mês sem cigarros, os cílios dentro de seus pulmões começarão a reparar. Os cílios são pequenas estruturas que parecem com cabelos e empurram o muco para fora dos pulmões. Uma vez que os cílios são capazes de fazer seu trabalho de forma eficiente, eles podem combater a infecção e limpar os pulmões com mais facilidade. Com o bom funcionamento dos pulmões, a tosse e falta de ar contínua irão diminuir drasticamente. Os sintomas de abstinência também desaparecerão completamente no prazo de nove meses após o abandono. O tempo que leva varia dependendo de quanto tempo e quantas vezes a pessoa fumou antes de desistir.

1 ano após interromper o uso de cigarros

A marca de um ano é grande. Depois de um ano sem fumar, o risco de surgimento de doenças cardíacas é reduzido pela metade. Isso significa que alguém que fuma é mais de duas vezes propício a desenvolver qualquer tipo de doença cardíaca. A pele fica mais saudável e elástica.

5 anos sem fumar cigarros

Uma grande variedade de substâncias tóxicas é liberada na queima do tabaco. Com o passar do tempo, essas substâncias fazem com que os vasos sanguíneos se estreitem, o que aumenta o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC). Depois de cinco a 15 anos após parar de fumar, o risco de ter um acidente vascular cerebral é o mesmo que o de um não fumante. O sistema nervoso e o sistema imune passam a funcionar muito melhor. A circulação volta completamente ao normal.

10 anos livre do cigarro

O risco de desenvolver câncer de pulmão diminui pela metade em relação a um fumante. O risco de desenvolver câncer de boca, garganta, esôfago, rins e pâncreas também diminuem muito. Destes cancros, o câncer de pulmão é a forma mais comum de câncer que afeta os fumantes. O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão e responde por 90% das mortes por câncer de pulmão em todo o mundo.

15 anos após ter vencido o tabagismo

Quinze anos após seu último cigarro, seu risco para a doença de coração estará no mesmo nível que aquele de um não-fumante. O risco de desenvolver outras condições, como arritmia, também será reduzido para níveis normais.

Referências:
What Happens When You Quit Smoking? Written by Elijah Wolfson. Medically Reviewed on 19 de Abril de 2016 by Desireé Conrad
CDC – 2004 Surgeon General’s Report – Within 20 Minutes of Quitting – Poster – Smoking & Tobacco Use – Centers for Disease Control and Prevention.

Comentários

1 Comentário

  1. Ricardo Carvalho

    Fumei durante 20 anos e consegui parar de fumar sem nenhum sofrimento, aprendi um método muito eficaz que a principio me causou várias dúvidas…Decidi ajudar outras pessoas a pararem de fumar, não porque eu parei, mas sim porque é possível e relativamente simples.
    Estou iniciando um projeto para ensinar pessoas a pararem de fumar com o mesmo método. #100cigarro

Comentar