Peônia: saiba para que serve o chá

Peônia - Paeonia officinalis

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais da peônia (Paeonia officinalis), muito usada em condições da saúde femininas.

ATUALIZADO EM Atualizado em 22/09/2022

A peônia (Paeonia officinalis) é uma planta medicinal muito utilizada na homeopatia para o tratamento de hemorroidas e reumatismo. Compreende mais de 30 espécies medicinais, incluindo a Paeonia albiflora, Paeonia lactiflora e Paeonia suffruticosa (peônia-de-árvore). É conhecida na língua inglesa como king of flowers (rei das flores) e peony. Na sinonímia homepática é também referida como Paeonia peregrina e Rosa benedicta. Pertence à família Paeoniaceae.

Benefícios e propriedades medicinais da peônia

A peônia possui ação adstringente, anti-inflamatória, antisséptica, emenagoga, hepatoprotetora, sedativa e tônica (para a circulação sanguínea). As propriedades tônicas e vasoconstritoras auxiliam no tratamento das hemorroidas, sendo a peônia o ingrediente principal de várias pomadas utilizadas para aplicação em varizes localizadas na região anal. As infusões das raízes da peônia, servidas como chá, são ricas em antioxidantes naturais que fortalecem o organismo internamente enquanto agem diretamente na cura das hemorroidas.

Pesquisas sugerem que produtos naturais com peônia, quando consumidos combinados com drogas convencionais para artrite reumatoide, como é o caso do metotrexato, pode reduzir o inchaço em pacientes com artrite com mais eficácia quando a droga é administrada sozinha. Os pacientes foram submetidos à um estudo que durou cerca de 3 meses. A peônia também é útil em casos de dores corporais comuns, gota, osteoartrite e tensões musculares. A peônia acalma o fígado e nutre o sangue ao mesmo tempo que estimula os músculos uterinos e melhora o fluxo de sangue ao útero.

Outros usos da peônia

Outras aplicações utilizadas são para o tratamento de amenorreia, anemia, coágulos sanguíneos e dismenorreia (cólicas menstruais). Apresenta bons resultados para pessoas atingidas por afecções nervosas, tais como espasmos e epilepsia. Pessoas que sofrem com doenças respiratórias podem se beneficiar, vez que o uso alivia dores, auxilia no descongestionamento nasal e é eficaz contra a tosse excessiva. Combinada com alcaçuz, pode aliviar cãibras musculares em pessoas com cirrose hepática e pacientes em fase de hemodiálise. A Paeonia officinalis contém o composto químico paeoniflorin. Quando adicionado à produtos cosméticos em uma concentração de 0,5%, pode reduzir as rugas faciais em até 8 semanas.

Chá de peônia

O chá deve ser consumido ao longo do dia, dividido em várias xícaras.

Ingredientes

  • 6 colheres de peônia.
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo

  • Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo.
  • Quando a água ferver desligue o fogo.
  • Coloque a erva na água.
  • Espere 10 minutos.
  • Coe e chá estará pronto.

Contraindicações e efeitos colaterais da peônia

O uso é contraindicado para gestantes e lactantes. As sementes possuem propriedades abortivas e purgativas (induzem vômitos).

História e curiosidades

A Paeonia assim foi chamada assim em referência a Paeon, médico grego dos deuses do Olimpo. Desde a época de Hipócrates (470-377 a.C.), era administrada como um remédio para epilepsia. As sementes eram usadas como um colar para repelir a doença. Na China, uma velha frase dizia que “as mulheres que usarem a raiz da peônia ficarão tão bonitas quanto sua flor”.

A Paeonia officinalis se distribui naturalmente por diversas regiões do hemisfério norte, estando presente na América do Norte, Ásia, Europa e Norte da África. Trata-se de uma planta herbácea que pode atingir até 70 centímetros de altura com raízes robustas e fortes. Suas folhas são grandes e possuem uma tonalidade verde escura, com formato lobulado e oval. A flor é muito grande e solitária e possui uma corola com no máximo 10 pétalas de cor rosa avermelhada. Possui um delicioso aroma, um dos motivos que tornam as flores tão famosas e apreciadas em jardins.

Referências:
Common Peony. Missouri Botanical Garden.
Farmacopeia Brasileira. Anvisa.gov
Peaony. Botanical.com
Paeonia Officinalis Herb Uses, Benefits, Cures, Side Effects, Nutrients. Herbpathy.
PEONY. Other Names: Bai Shao, Chi Shao, Chinese Peony, Common Peony, Coral Peony, Cortex Moutan, European Peony, Jiu Chao Bai Shao, Moutan, Mu Dan Pi, Paeonia, Paeonia alba, Paeonia albiflora, P anomala, P arborea, P arietina, P beresowskii, P caucasica, P corallina, P coriacea, P daurica, P japonica, P kavachensis, P lactiflora, P mascula, P microcarpa, P moutan, P obovata, P officinalis, P paradoxa, P suffruticosa, P triternata, P veitchii, P willmottiae, P woodwardii, P Flos, P Radix, Peonía, Peony Flower, Peony Root, Piney, Pivoine, Pivoine Arbustive, Pivoine Blanche, Pivoine Commune, Pivoine de Chine, Pivoine des Jardins, Pivoine en Arbre, Pivoine Moutan, Pivoine Officinale, Pivoine Rouge, Racine de Pivoine, Radix Paeoniae, Radix Paeoniae Alba, Radix Paeoniae Rubra, Radix Peony, Red Peony, Shakuyaku, Shao Yao, Tree Peony, Ud Saleeb, Udsalam, Udsalap, White Peony. WebMD