Grindélia: saiba para que serve a planta

Grindelia robusta - GOMA-DE-GRINDELIA; GRINDÉLIA.

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais da grindélia (Grindelia robusta), planta medicinal muito benéfica para a pele.

ATUALIZADO EM Atualizado em 27/12/2023

A grindélia (Grindelia robusta) é uma planta de origem indígena originada na região sudoeste dos Estados Unidos da América e do México, também conhecida como gumplant (inglês), sendo encontrada em planícies, cerrados e ao longo das estradas que passam por essas regiões. Há mais de 65 variações, incluindo as espécies G. camporum, G. squarrosa (gumweed), G. rigida e G. integrifolia.

Benefícios da grindelia

A grindélia é utilizada terapeuticamente para acalmar os músculos do coração, bem para auxiliar e complementar o tratamento de asma e bronquites, particularmente quando tais afecções estão ligadas a um aumento dos batimentos cardíacos e à resposta do sistema nervoso. É amplamente utilizada para amenizar tosses e o catarro no sistema respiratório e na garganta, dado que é um potente expectorante que auxilia na limpeza de diversos tipos de congestões severas, tais como as que ocorrem nos casos de bronquite crônica, enfisema e asma. Além dos benefícios para a pele, a grindélia age como antiespasmódico indicado para tratar infecções do sistema urinário, sendo muito útil para mulheres, dado que o índice de incidência da enfermidade no gênero feminino é significativamente mais alto.

Benefícios para a pele

Pacientes utilizam a erva em casos de hera venenosa, reação alérgica severa causada quando um resina fortíssima produzida por algumas plantas, chamada de urushiol, entra em contato com a pele. O seu uso para este fim foi amplamente disseminado pelos indígenas. O uso em grande escala para dermatites foi iniciado pelos nativos norte-americanos. Desta forma, foi incluída na fórmula de medicamentos farmacêuticos (a aplicação na área é conhecida por promover alívio da dor e outros sintomas, além de reduzir o tempo de cura).

É possível utilizar a grindélia também para tratar picadas de insetos e amenizar a coceira e o incômodo advindo das mesmas; tratar e aliviar os sintomas de queimaduras e auxiliar no tratamento de rachaduras na pele para as peles secas. As dosagens terapêuticas podem ser consumidas em forma de infusão, a qual pode ser facilmente preparada por meio da fervura de um copo de água e a inserção de uma colher de chá da erva desidratada no mesmo por um período de dez a quinze minutos.

Contraindicações e efeitos colaterais da grindélia

Quando é consumida em doses excessivas, pode ocasionar fortes irritações na região do estômago, bem como nos rins. Quando é consumida via oral, deve sempre ser utilizada de acordo com as instruções de um profissional da saúde.

História e curiosidades

A grindélia é uma planta perene com caules folhosos que pode atingir até três pés de altura, contendo flores amarelas que tem em si extensões que produzem uma substância resinosa. Para o uso medicinal, são utilizadas suas partes secas e aéreas, retiradas antes que os botões da planta se abram, para que possam ser desidratadas debaixo do sol. As grindélias fazem parte da família Asteraceae.

Referências:
Krenn, L., Wollenweber, E., Steyrleuthner, K., Görick, C., & Melzig, M. F. (2009). Contribution of methylated exudate flavonoids to the anti-inflammatory activity of G robusta. Fitoterapia, 80(5), 267-269.
Mangoni, L., and M. Belardini. “Constituents of G robusta.” Gazz. Chim. Ital 92 (1962): 983-994.