Cranberry: saiba para que serve a fruta

Cranberry (oxicoco) - Vaccinium macrocarpon

Conheça os benefícios, efeitos, indicações e propriedades medicinais da fruta e do suco da cranberry (Vaccinium macrocarpon), nativa dos Estados Unidos.

ATUALIZADO EM Atualizado em 18/09/2022

A Vaccinium macrocarpon é uma espécie de cranberry do subgênero Oxycoccus nativa dos Estados Unidos, também conhecida como airela, bearberry, cranberry-grande, cranberry-americana, oxicoco, uva-do-monte, dentre outros nomes populares. O fruto possui diversas formas de processamento. É muito usada para o preparo de molhos e sucos, além de ser um dos principais acompanhamentos do peru assado no Dia de Ação das Graças e Natal.

Benefícios e propriedades medicinais da cranberry

A cranberry é muito indicada para o tratamento de problemas no trato urinário, incluindo infecções. Diminui a acidez e reduz a quantidade de cálcio na urina, previne a formação de cálculos renais (pedras nos rins), além de inibir a adesão de bactérias (como a Escherichia coli) na área urinária, devido à um polímero contido em sua composição, permitindo eliminar microrganismos nocivos do organismo. A fruta reduz o odor da urina, sendo uma grande aliada para pessoas que sofrem com incontinência urinária, evitando situações constrangedoras.

O cranberry também é útil para aliviar febres e tratar problemas respiratórios. Antigamente, os marinheiros da região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, consumiam oxicocos para prevenir o escorbuto, doença causada pela deficiência de vitamina C no organismo. Por ser rico em flavonoides, substância com muitos antioxidantes, é considerado um ótimo alimento para prevenir o aparecimento e desenvolvimento de células causadoras de câncer. Os antioxidantes da fruta também contribuem para a diminuição do colesterol ruim, fator que auxilia na prevenção de doenças como a aterosclerose. O ácido benzoico presente nos frutos age como um preservativo natural.

Suco de cranberry (oxicoco)

Suco de cranberry

Suco de cranberry

A melhor forma de aproveitar as propriedades é com o suco de cranberry, obtida naturalmente por meio da fruta. É possível encontrar versões em cápsulas. Geralmente são indicadas para mulheres com infecção urinária cujo outros tratamentos não foram satisfatórios. O cranberry é rico em pectina; flavonoides; sais minerais, como o cálcio, ferro, magnésio e  selênio; ácidos, como o ascórbico (vitamina C), acético, cáprico, cítrico, málico e valeriânico.

Ingredientes

  • 200 gramas de polpa de oxicoco.
  • 2 xícaras de água filtrada. Caso preferir, pode ser água gelada.
  • Meia xícara de açúcar.

Modo de preparo

Para preparar o suco, basta bater tudo em um liquidificador e consumir o quanto antes. Tal recomendação é para que não ocorra a perda dos nutrientes da fruta.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Contraindicações e efeitos colaterais da cranberry

Em alguns casos raros, o consumo da fruta pode causar alergias ou diarreias, sobretudo em alguns compostos fitoterápicos com maior concentração dos nutrientes da planta. O oxicoco possui altas quantidades de ácido salicílico, o que torna o seu consumo inadequado para pessoas que possuem alergia à Aspirina.

História e curiosidades

A Vaccinium macrocarpon é nativa da América do Norte. Cresce em bosques úmidos e em montanhas no meio das florestas do Tennessee até o Alasca. Seus primeiros registros datam do ano de 1621 e feitos por peregrinos que haviam acabado de chegar aos Estados Unidos. As cranberries fazem parte da família Ericaceae. Inclui o sinônimo botânico Vaccinium oxycoccus.

Trata-se de um arbusto baixo que pode se desenvolver de forma rastejante ou como trepadeira. Atinge no máximo 2 metros de comprimento e 20 centímetros de altura. As flores possuem tons rosa escuros e pétalas recurvadas distintas, que facilitam a sua polinização. Seu fruto é uma baga na cor branca que ao amadurecer se torna vermelha escura. O oxicoco é comestível possui sabor levemente doce e extremamente ácido.

Referências:
Pérez‐López, Faustino R., Javier Haya, and Peter Chedraui. “Vaccinium macrocarpon: an interesting option for women with recurrent urinary tract infections and other health benefits.” Journal of Obstetrics and Gynaecology Research 35, no. 4 (2009): 630-639.
Cranberry. Vaccinium macrocarpon. Medicine.
Yan, X., Murphy, B. T., Hammond, G. B., Vinson, J. A., & Neto, C. C. (2002). Antioxidant activities and antitumor screening of extracts from cranberry fruit (Vaccinium macrocarpon). Journal of Agricultural and Food Chemistry, 50(21), 5844-5849.
McKay, D. L., & Blumberg, J. B. (2007). Cranberries (Vaccinium macrocarpon) and cardiovascular disease risk factors. Nutrition reviews, 65(11), 490-502.
Suco. Cranberry Brasil