Raiz-de-pedra: benefícios e propriedades medicinais

A raiz-de-pedra (Collinsonia canadensis) é uma planta medicinal também conhecida como bálsamo-de-cavalo, bálsamo-de-cavalo-do-Canadá, bálsamo-de-boi, erva-de-cavalo, stone root, horsebalm, horseweed (inglês), dentre outros nomes populares. O nome de gênero Collinsonia foi dado pelo botânico britânico Peter Collinson. Pertence à família Lamiaceae.

Benefícios da raiz-de-pedra

A raiz e seus rizomas (sistema que fica localizado sob o solo) são utilizadas para a criação de formatos de aplicação com fins medicinais. Os princípios ativos da raiz-de-pedra são extremamente difíceis de extrair para uso, tanto na forma de pó quanto na forma moída – seu uso e suas propriedades específicas possuem poucas informações científicas documentadas – apresenta flores amarelas, folhas ovais e cresce em ambientes úmidos. É amplamente útil no tratamento de faringite, laringite, gastrite, hemorroidas e infecção de garganta.

Quando utilizada para auxiliar no tratamento tanto da gastrite quanto da dispepsia atônica, é preciso que a raiz-de-pedra seja aplicada juntamente à outras substâncias medicinais, que podem ser determinadas especificamente com o apoio de um profissional especializado, que poderá indicar não apenas a dosagem, como o tempo de tratamento e a frequência do consumo. Quando indicada para o tratamento das hemorroidas, se mostra de excelente atuação, sendo um dos remédios mais eficientes (uma ou duas doses de raiz-de-pedra em gotas são eficientes para que o tratamento possa obter desempenho eficaz e satisfatório para o paciente).

A raiz-de-pedra é utilizada com grande abrangência em vários locais para auxiliar no tratamento de pedras nos rins, dores na bexiga, inchaço e inflamação na bexiga, além de quaisquer outras infecções que possam ocorrer no trato urinário – bem como o excesso de ácido úrico que pode se manifestar na urina. Estudiosos também afirmam que a raiz-de-pedra apresenta efeitos expressivos ao influenciar o funcionamento do sistema nervoso e das membranas mucosas, proporcionado um alívio da congestão das mesmas, bem como propulsionando e melhorando a circulação sanguínea dos capilares. A influência é determinante quando se observa as condições significativamente relaxadas das membranas mucosas ao redor da garganta, bem como da região final do intestino.

Contraindicações e efeitos colaterais da raiz-de-pedra

Majoritariamente, a utilização da Collinsonia canadenses como auxílio para tratamentos medicinais é segura, pois os casos onde os efeitos indesejados foram apresentados são raros – embora possam ser ocasionados pelo uso em quantidades excessivas. Dentre os efeitos colaterais estão as sensações de tontura, a náusea e a ânsia de vômito, o paciente pode também sentir dor ao urinar e irritação na região do estômago.

Mulheres que estão passando pelo processo da gravidez e que estão amamentando não devem fazer o uso do bálsamo, principalmente pelo fato de que não há informações o suficiente para garantir que a substância possa ser segura para a mãe e o bebê. É contraindicado que pessoas que fazem uso da substância lítio ou de pílulas diuréticas utilizem juntamente com a raiz-de-pedra de qualquer maneira, vez que a planta pode também proporcionar efeito diurético, prejudicando o sistema de eliminação do lítio do organismo, provocando efeitos negativos na saúde.

História e curiosidades

A raiz-de-pedra é nativa do leste da América do Norte, desde o sul do Quebec (Canadá), passando pelo sul da Flórida e chegando até o oeste, no estado do Missouri – embora seja geralmente encontrada a leste do Rio Mississipi.

O odor da planta é extremamente forte e pode ser perturbador para algumas pessoas, A raiz tem uma coloração marrom escura, quase preta, é composta por vários nós, bem como muito pesada, coberta por uma enorme quantidade de fibras. O odor característico previamente mencionado desaparece a partir do momento em que a raiz passa por processos de desidratação.

Referências:
Scudder; Fyfe; Felter; Locke; Webster; et al. (1904). Mundy, William, ed. A Treatise on Collisonia canadensis. Lloyd Brothers.
Abascal, Kathy, and Eric Yarnell. “Botanical treatments for hemorrhoids.” Alternative & Complementary Therapies 11.6 (2005): 285-289.
WEBSTER, H., FYFE, J. W., SCUDDER, J., LOCKE, F., & FELTER, H. (1904). Collinsonia Canadensis.

Comentários

2 Comentários

  1. BRIGIDA

    PRECISO SABER ONDE POSSO COMPRAR A RAIZ COLLINSONIA (RAIZ DE PEDRA)SE VOCES TEM P/ VENDER OU ONDE POSSO COMPRAR.
    AGUARDO RETORNO.
    OBRIGADA

  2. Carimo Camal

    Exmºs Senhores
    Gostaria de saber se têm Collinsonia em comprimidos.
    Grato pela atenção.
    Carimo

    Réplica – A Collinsonia é comumemente vendida no exterior em forma de extrato e cápsulas. É mais comum o uso da Stone Root em comprimidos em fórmulas para o tratamento de hemorróidas.

Comentar