Sene: benefícios e propriedades medicinais

O sene (Cassia angustifolia) é uma planta medicinal também conhecida como chá-de-sene, sene-de-Alexandria, cene, sena, senne e cássia. Inclui as espécies Sene cassia, Sene acutifolia, Cassia marilandica, dentre outras. Pertence a família das Leguminosas.

Benefícios do sene

O extrato da folha do sene é usado em casos de constipação aguda e crônica, vez que pequenas quantidades conseguem aliviar a sensação de desconforto rapidamente. Combinado com outras ervas com propriedades catárticas (que aceleram a defecação), dietas com a ingestão de muitas fibras, ingestão de líquidos e uma rotina de exercícios físicos, pode significar uma melhora significativa ou até mesmo cura para pessoas que sofrem com constipação. Também aumenta a motilidade e o transporte de fluido intestinal.

Em combinação com outras ervas anti-helmínticas, é usado para expulsar vermes intestinais. A sene é usada em muitas preparações laxativas comerciais, como o Senolax. Os senosídeos da erva causam irritação no intestino grosso, causando movimentos peristálticos e consequente liberação de substâncias do intestino. Também possui propriedades diuréticas e a folha é conhecido por sua ação de perda de peso por resultado da eliminação de resíduos. Na medicina popular, é usada em forma de líquido para limpeza bucal para refrescar a respiração e combater a halitose.

Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Prisão de Ventre Digestivos Remédios naturais para combater má digestão e prisão de ventre.
Pedras nos Rins Pedras nos Rins Compre fitoterápicos para eliminar cálculos renais.

Contraindicações e efeitos colaterais do sene

A folha possui efeito mais forte do que as vagens e pode causar cãibras estomacais, náuseas e vômitos. Tais efeitos são prevenidos combinando o sene com ervas carminativas, como o gengibre e a hortelã. O uso excessivo pode causar dependência laxativa e, desta forma, não é aconselhável o uso por um período prolongado.. Não deve ser utilizada durante a gravidez e por crianças menores de doze anos, bem como em casos de colite, úlceras, diarreia e hemorroidas. O uso da cássia pode conferir uma coloração avermelhada a urina, no entanto, isso não é um motivo para preocupação.

História e curiosidades

A Cassia angustifolia é nativa da Ásia tropical, mas está presente na Índia, Oriente Médio, Norte da África e outras semi-áridas do mundo. Seu uso como laxante natural é conhecido desde o século IX. O nome cientifico Senna alexandrina Miller foi dado por taxonomistas modernos que agruparam duas espécies em um só nome, mas na maioria das farmacopeias o sene é encontrado sob dois nomes, Cassia senna L. e Cassia angustifolia Vahl. Os nomes populares senne-alexandrino e egípcio foram dados porque em Alexandria no Egito ficava o principal porto comercial das épocas passadas. A erva era transportada da Núbia e do Sudão para Alexandria, e depois seguia para toda a Europa por meio do mar mediterrâneo.

REMÉDIO NATURAL CONTRA O ALCOOLISMO Noethyl Anti-Álcool
PRISÃO DE VENTRE / ESTIMULAR GASES Composto Laxante 500mg
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
VERMÍFUGO NATURAL / ELIMINA PARASITAS Composto Anti-Verme 500mg
FITOTERÁPICO COM MUITOS USOS MEDICINAIS Cavalinha em Cápsulas
Referências:
Medicinal plants & Aromatic plants – Its chemistry-production-benefits (2nd ed.). Dar el Maaref, Alexandria.
Diet Spotlight: 3 Ballerina Tea Dieters Drink Review.
Botanica: Senna.

Comentários

2 Comentários

  1. alcione rosario de barros

    gostei muito de saber dessas informaçoes
    pois estou fazendo uso desse cha
    com o intuiti de emagrecer
    e nao sabia dos riscos e outros motivos de usos ele vem a apresenta.
    att

Comentar