Avena sativa (AVEIA-COMUM)

AVENA SATIVA

Nomes populares

aveia, aveia-comum, avena e oats (inglês).

Sinônimos botânicos

Avena fatua (variedade selvagem).

Família

Poaceae

Partes usadas

Palha e sementes.

Usos tradicionais

Ansiedade, câncer nos ossos, convalescença, convulsões, debilidade, deficiência de estrógeno, déficit de atenção, depressão, Doença de Crohn, dispepsia, eczema, esgotamento, esquizofrenia, fraturas, gota, hemorroidas, herpes, insônia, lúpus, menopausa, neuralgia, paralisia, raquitismo, resfriados, reumatismo, tensão, tensão pós-traumática, varizes, vícios com droga.

Propriedades medicinais da Avena sativa

Afrodisíaco (agentes químicos que estimulam o desejo sexual)
Antidepressivo (trata transtornos depressivos e diversas outras doenças e distúrbios)
Antiespasmódico (inibe a motilidade da musculatura visceral, prevenindo a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga)
Anti-inflamatório (combate a inflamação nos tecidos)
Diaforético (induz a transpiração profunda; sudorífero)
Nervino (age diretamente nos nervos como um calmante ou estimulante)
Rejuvenescedor (restaura o vigor e aparência, retardando o processo de envelhecimento)
Sedativo acalma ou faz cessar dor, ansiedade; substância calmante, tranquilizante)
Tônico Cerebral (melhora a capacidade cerebral e estimula o sistema nervoso)
Tônico Uterino (estimula a contração dos músculos do útero, comprime os vasos sanguíneos e reduz o fluxo)

Preparações

Alimento, culinária, erva-de-banho.

Contraindicações e efeitos colaterais

O farelo de aveia pode aumentar o volume fecal, podendo causar irritação perineal e produzir gases, provocando distensão abdominal e flatulência. Neste caso, o consumo adequado de fluidos é recomendado para garantir hidratação e dispersão das fibras no trato gastrointestinal. Outro efeito secundário é a dermatite de contato provocada pela farinha da aveia em pessoas alérgicas.

Fitoquímicos

A Avena sativa é composta de alcaloides (avenina, trigonelina, cálcio, carboidratos, esteroides, ferro, fibras solúveis, flavonoides, goma, lisina, manganês, metionina, saponinas, vitamina B, vitamina E, zinco, dentre outras substâncias químicas.

Curiosidades

– A aveia é um alimento altamente nutritivo e benéfico para a saúde do coração, vez mantêm sob controle os níveis de gordura no sangue. Vez que é absorvida lentamente pela corrente sanguínea e possuir baixo teor de glicose, favorece o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Na Índia, é usada para ajudar pessoas a abandonarem o vício de cigarro, morfina e ópio.

– A aveia é usada como calmante para o cérebro e sistema nervoso ao mesmo tempo aumenta a libido tanto nos homens quanto nas mulheres. Os compostos calmantes e sedativos da aveia aumentam naturalmente o desejo sexual nas mulheres e causa sensações táteis mais aprazíveis. Nos homens, é eficaz no tratamento da impotência e ejaculação precoce, vez que aumenta consideravelmente o fluxo sanguíneo. O extrato da aveia é esta presente em diversas fórmulas sexuais atuais, incluindo Biogra, Cobra e Herbal V.

Saiba mais

Aveia: benefícios e propriedades medicinais

Referências:
Avena Sativa – Oats Benefits. Herbswisdom.
Benefits of avena sativa oats. Vitguide.
Kovacs, Joseph. “Compositions of oats and nettle extracts to be used as a food additive or pharmaceutical preparation in human health care.” U.S. Patent No. 4,886,665. 12 Dec. 1989.
The German Commission E. Herbs. ZP.

Comentários

Comentar