Collinsonia canadensis (RAIZ-DE-PEDRA)

COLLINSONIA CANADENSIS

Nomes populares

Raiz-de-pedra, bálsamo-de-cavalo, bálsamo-de-cavalo-do-Canadá, bálsamo-de-boi, erva-de-cavalo, stone root, horsebalm, horseweed (inglês).

Família

Lamiaceae

Partes usadas

Raízes e rizomas (colhidas durante o outono)

Usos tradicionais

Cálculo biliar, contusões, dor de cabeça, dor de garganta, dores na bexiga, edema, faringite, feridas, gastrite, hemorroidas, inchaço, inflamação na bexiga, laringite, pedras no rim, sumagre-venenoso, varizes (veias varicosas).

Propriedades medicinais da Collinsonia canadensis

Diaforético (induz a transpiração profunda; sudorífero)
Diurético (atua no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário)
Emenagogo (aumenta o fluxo menstrual ou provoca menstruação)
Tônico Estomacal (favorece a digestão e pode até estimular o apetite em alguns casos)
Vulnerário (promove a cura e cicatrização de cortes e feridas)

Preparações

Extrato diluído, compressas.

Contraindicações e efeitos colaterais

O uso Collinsonia canadenses como auxílio para tratamentos medicinais é segura, contudo, em quantidades excessivas pode causar sensação de tontura, náuseas e a ânsia de vômito. O paciente pode também sentir dor ao urinar e irritação na região do estômago. Gestantes e lactantes não devem utilizar a erva. O uso é contraindicado que pessoas que fazem uso da substância lítio ou de pílulas diuréticas, vez que a planta pode também proporcionar efeito diurético.

Curiosidades

– O nome de gênero Collinsonia foi dado pelo botânico britânico Peter Collinson.

– A raiz-de-pedra é nativa do leste da América do Norte, desde o sul do Quebec (Canadá), passando pelo sul da Flórida e chegando até o oeste, no estado do Missouri – embora seja geralmente encontrada a leste do Rio Mississipi.

– O odor da planta é extremamente forte e pode ser perturbador para algumas pessoas, A raiz tem uma coloração marrom escura, quase preta, é composta por vários nós, bem como muito pesada, coberta por uma enorme quantidade de fibras. O odor característico previamente mencionado desaparece a partir do momento em que a raiz passa por processos de desidratação.

Saiba mais

Raiz-de-pedra: benefícios e propriedades medicinais

Referências:
Scudder; Fyfe; Felter; Locke; Webster; et al. (1904). Mundy, William, ed. A Treatise on Collisonia canadensis. Lloyd Brothers.
Abascal, Kathy, and Eric Yarnell. “Botanical treatments for hemorrhoids.” Alternative & Complementary Therapies 11.6 (2005): 285-289.
WEBSTER, H., FYFE, J. W., SCUDDER, J., LOCKE, F., & FELTER, H. (1904). Collinsonia Canadensis.

Comentários

Comentar