Plinia cauliflora (JABUTICABA)

PLINIA CAULIFLORA

Nomes populares

Jabuticaba (jabuticabeira), jaboticaba (jaboticabeira), yabuticaba, jabuticaba-sabará jabuticaba-preta, jabuticaba-açu, jabuticaba-do-mato.

Sinônimos botânicos

Myrciaria cauliflora (jabuticaba-sabará, jabuticaba-de-Campinas, guapuru, guaperu, hivapuru ou ybapuru); Myrciaria jaboticaba (jaboticaba-grande, jaboticaba-de-São-Paulo, jaboticaba-do-mato, jaboticaba-batuba, jaboticaba-graúda; Myrciaria tenella (camboim, jabuticaba-macia, guayabo-colorado, cambuí-preto, murta-do-campo, camboinzinho; M. Trunciflora (jabu-de-tronco-longo, jaboticaba-de-cabinho ou jaboticaba-do-Pará).

Família

Myrtaceae

Partes usadas

Cascas, folhas e fruta.

Usos tradicionais

Asma, deficiência de vitaminas, diabetes, diarreia, inflamação, inflamação da pele, queda de cabelo, problemas no fígado e rins.

Propriedades medicinais da Plinia cauliflora

Adstringente (constringe e tecidos e fecham poros no pele; causa constrição de mucosas na boca; contrai vasos capilares)
Anticancerígeno (previne ou combate ao câncer)
Anti-inflamatório (combate a inflamação nos tecidos)
Antioxidante (inibe os efeitos da oxidação e combate os radicais livres)

Preparações

Chá, culinária (sobremesas, geleias, licores, suco, vinagre), in natura.

Contraindicações e efeitos colaterais

Uma das poucas contraindicações da jabuticaba é em relação as pessoas que sofrem com um sistema intestinal mais frágil, vez que excesso, pode acabar causando a desregulação do mesmo. O consumo em grandes quantidades deve ser evitado devido ao alto conteúdo de tanino.

Curiosidades

– A jabuticaba é uma pequena fruta que sempre foi popular no Brasil, aparecendo inclusive, na literatura brasileira na famosa obra de Monteiro Lobato, o Sítio do Pica-Pau Amarelo, sendo uma das frutas preferidas da personagem narizinho.

– A origem do seu nome tem origem Tupi e significa, de forma literal, “alimento de jabuti”, vez que a jabuticaba é um alimento bastante consumidos por essas tartarugas terrestres.

– A madeira da jabuticabeira é muito usada dentro do paisagismo, vez que, além de ser bonita, serve como artifício para atrair diferentes tipos de pássaros e insetos para jardins. Também é muito famosa dentro do segmento de decoração e arquitetura por ser extremamente resistente, sendo ideal para a utilização como vigas e esteios, principalmente de obras internas. Apesar das qualidades da madeira de jabuticabeira, seu uso não é tão comum, vez que a popularidade da fruta inviabiliza a derrubada das árvores para uso da madeira.

Saiba mais

Jabuticaba: benefícios e propriedades medicinais
Receita de chá de jabuticaba

Referências:
Morton, J. “Jaboticabas.” hort.purdue.edu. Fruits of Warm Climates, p. 371-374. 1987. Web. 15 Jan. 2015.
Myrciaria cauliflora Berg. Eugenia cauliflora DC.

Comentários

Comentar