Tribulus terrestris (ABROLHOS; VIDEIRA-DE-PUNCTURA)

Tribulus terrestris

Nomes populares

Tribulus, abrolhos, videira-de-punctura (puncture vine), abrolhos, cabeça-de-cabra, vidoeira-de-furo, burra gookeroo, burra gokhru, ci ji li (chinês), gokshura (sânscrito).

Sinônimos botânicos

Pedalium murex L.

Família

Zygophyllaceae

Partes usadas

Frutos e sementes.

Usos tradicionais

Alopecia, baixa produção de esperma, calvície, cistite, colesterol alto, diabetes, dismenorreia, doenças venéreas, dor de cabeça, edema, ejaculação precoce, espermatorreia, fadiga muscular, gota, hemorroidas, impotência sexual (disfunção erétil), incontinência urinária, infertilidade masculina, inflamação de rim (inflamação renal), leucorreia, lumbago, menopausa, pedras na bexiga, pedras no rim, reumatismo, tensão pré-menstrual (TPM), uricosúria, urinação dolorosa, vertigem e vitiligo.

Propriedades medicinais do Tribulus terrestris

Afrodisíaco (agentes químicos que estimulam o desejo sexual)
Analgésico (diminui ou suprime a dor)
Anódino (medicamento que mitiga ou faz cessar a dor)
Antiespasmódico (inibe a motilidade da musculatura visceral, prevenindo a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga)
Diurético (atua no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário)
Galactagogo (substância medicamentosa ou alimentar que favorece a secreção láctea)
Hepatoprotetor (protege ou contribui para proteger o fígado)
Hipotensor (causa a queda da tensão arterial)
Litotíptico age capaz de dissolver cálculos renais; pedras nos rins)
Nervino (age como um estimulante para os nervos)
Rejuvenescedor (restaura o vigor e aparência, retardando o processo de envelhecimento)
Tônico Hepático (combate as deficiências que atrapalham o bom funcionamento do fígado e as doenças relacionadas)
Tônico Renal (estimula os rins a eliminar as toxinas do sangue)

Preparações

Extrato, cápsulas e pó.

Contraindicações e efeitos colaterais

Os efeitos colaterais são extremamente raro e pouco relatados, contudo, pode ocorrer pequenos efeitos adversos relacionados a digestão e ao aumento dos níveis hormonais. O Tribulus aumenta os níveis de testosterona, sendo que a testosterona em si pode causar efeitos colaterais secundários indesejados, tais como aumento dos níveis de agressividade, crescimento dos fios de cabelo um pouco mais espessos e alargamento da glândula da próstata.

Curiosidades

– O Tribulus terrestris é encontrado em regiões temperadas e tropicais do sul da Europa, sul da Ásia, e em toda a África e Austrália, sendo considerado uma erva daninha comum. As espécie da erva são perenes, contudo, algumas crescem anualmente em climas mas frios. As folhas são opostas e compostas. As flores são perfeitas (hermafroditas) e simétricas. O ovário é dividido em lóculos que por sua vez são divididos por “falsos septos”.

– Um dos nomes pelo qual o Tribulus terrestris é conhecida na língua inglesa é caltrop (estrepe, em tradução livre). A estrepe é uma arma antipessoal feita de dois ou mais pregos ou espinhos, colocados de tal maneira que um deles aponta sempre para cima, assentando numa base estável – formando, por exemplo, um tetraedro. O estrepe pode ser considerado como a mina terrestre da antiguidade, utilizada para moldar o campo de batalha e canalizar o inimigo para determinados pontos e para fornecer uma defesa passiva como parte de um sistema de fortificações. As estrepes serviam para demorar o avanço de cavalos, elefantes, camelos e tropas a pé.

Saiba mais

Tribulus terrestris: benefícios e propriedades medicinais

Referências:
Tribulus terrestris. Examine.com.
USDA. United States Departament of Agriculture. Tribulus terrestris L. Puncture Vine.
New Encyclopedia of Herbs and Their Uses. Lists internal uses for Tribulus terrestris (Puncturevine): impotence, premature ejaculation, frequent urination, kidney complaints, lumbago, nosebleeds and to strengthen contractions / speed up labour.
Puncturevine [Tribulus terrestris L.]. California Departament of Food and Agriculture.

Comentários

Comentar