Viburnum prunifolium (VIBURNO)

VIBURNUM PRUNIFOLIUM

Nomes populares

Viburno, viburno-americano, viburno-doce, espinheiro-negro, abrunho-americano, blackhaw viburnum, cranberry (inglês).

Sinônimos botânicos

Viburnum opulus, Viburnum lentago, Viburno trilobum, Viburnum edule.

Família

Caprifoliaceae

Partes usadas

Bagas (berries).

Usos tradicionais

Amenorreia, artrite, asma, cãibras, diarreia, disenteria, dismenorreia, dores pós-parto, hemorragia, hipertensão, histeria, indisposição matinal, menopausa, prolapso uterino, reumatismo.

Propriedades medicinais do Viburnum prunifolium

Adstringente (constringe e tecidos e fecham poros no pele; causa constrição de mucosas na boca; contrai vasos capilares)
Analgésico (diminui ou suprime a dor)
Antiespasmódico (inibe a motilidade da musculatura visceral, prevenindo a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga)
Anti-inflamatório (combate a inflamação nos tecidos)
Hipotensor (causa a queda da tensão arterial)
Nervino Calmante (age como um calmante para os nervos)
Sedativo acalma ou faz cessar dor, ansiedade; substância calmante, tranquilizante)
Tônico Uterino (estimula a contração dos músculos do útero, comprime os vasos sanguíneos e reduz o fluxo)

Preparações

Chá.

Contraindicações e efeitos colaterais

O viburno sempre deve ser consumido seco. Fresco, pode causar uma série de reações alérgicas graves e até mesmo ser tóxica. Além disso, evite o consumo em excesso. O ideal é consultar um especialista antes de começar a ingerir a planta para obter orientações adequadas para o consumo da planta, sempre de forma segura e potencializando os resultados.

Por conta das suas propriedades parecidas com a das aspirinas, é preciso muita atenção para evitar a dosagens acima do recomendado. Logo, sempre evite tomar chás da planta junto com outros tipos de tratamento. Gestantes também devem evitar o consumo em excesso. Apesar de ajudar a diminuir as dores do parto, consumida em grandes quantidades e com muita frequência, pode gerar vários sintomas, como náuseas e vômitos, e, em último caso, pode ocasionar o abordo do feto.

Curiosidades

-Originária da América do Sul, a pequena árvore é bastante popular entre os amantes de jardinagem, por ser uma planta ornamental muito bela.

– Além de suas propriedades medicinais, também serve como alimento para várias espécies de pássaros.

Saiba mais

Benefícios do chá de viburno para a saúde da mulher

Viburno: benefícios e propriedades medicinais

Referências:
“The Clinician’s Handbook of Natural Healing” lists a number of studies in support of the overwhelming anecdotal evidence concerning Cranberry’s ability to fight urinary infections.
C.H. Jarboe, et al, “Scopoletin, as Antispasmodic Component of Viburnum Opulus and Virbunum Prunifolium,” reported in Journal of Medical Chemistry, 1967.

Comentários

Comentar