Vermífugos naturais eficazes para combater vermes

As verminoses são um dos tipos mais comuns de doença, vez as pessoas estão expostas a tal risco durante boa parte do tempo. Algumas opções disponíveis na natureza podem agir como efetivos vermífugos naturais, protegendo e eliminado do organismo de tais ameaças. Conheça alguns vermífugos naturais de fácil acesso que podem auxiliar no combate aos vermes.

O que são as verminoses? Quais são os sintomas mais comuns?

As verminoses possuem como principais causas a falta de saneamento básico ou a ingestão de alimentos contaminados, incluindo legumes, verduras, frutas e carne mal passada. Combatê-las pode não ser tão fácil, mas com algumas medidas os vermes podem ser efetivamente eliminados apenas com produtos naturais, muitos deles disponíveis em formas de composto. Contudo, vale ressaltar que antes de tomar qualquer remédio é preciso identificar se os sintomas realmente são relacionados à presença de parasitas no organismo.

As verminoses se manifestam nos intestinos, pele, fígado e até mesmo no cérebro e as mais comuns incluem a ascaridíase, teníase e oxiuríase; causadas respectivamente pelo vermes conhecidos como lombrigas, solitárias e oxiúros, respectivamente. Algumas, como a esquistossomose, são mais perigosas e podem até mesmo levar à morte. Os principais sintomas da presença de vermes no organismo são:

  • Diarreia com perda de sangue;
  • Enjoo;
  • Falta de disposição;
  • Cólicas abdominais;
  • Mudança de apetite;
  • Perda de peso;
  • Vômitos.

Vermífugos naturais

Se você apresenta os sintomas citados acima, possivelmente, está sendo acometido por uma verminose. Confira os principais vermífugos naturais que podem ser usados neste momento.

Alho

Alho - Allium sativum
Alho – Allium sativum
Em sua forma crua, o alho contém enxofre, um potente antiparasitário natural muito bom para eliminar qualquer tipo de verminose. O ideal é ingerir cerca de 3 alhos crus durante o dia;

Cenoura

Cenoura - Daucus carota
Cenoura – Daucus carota
A cenoura possui substâncias que combatem os vermes. A raiz da cenoura é espessa e contém muitas substâncias de reserva, principalmente carboidratos e caroteno, elemento que dá à cenoura a cor laranja avermelhada típica e é excelente fonte de vitamina A. A cenoura contém ainda as vitaminas B1, B2 e C, além de glúten, albumina, ácido málico e pectina. As cenouras são ricas em beta-caroteno, um precursor da vitamina A, que pode destruir os ovos de vermes intestinais. Além disso, a vitamina C e zinco presente nas cenouras também apoia o sistema imunológico (um sistema imune fortalecido é mais apto a lutar contra parasitas mais rapidamente).Rale duas cenouras e coma com o estômago vazio durante a manhã. Evite comer mais nada durante a manhã. Faço isso todos os dias durante uma semana para se livrar de vermes intestinais.

Coco

Coco - Cocos nucifera
Coco – Cocos nucifera
Tanto a fruta quanto o óleo de coco são um dos mais fortes antiparasitários existentes. Para a eliminação dos vermes é indicado consumir uma colher de coco fresco no café da manhã. Para complementar o tratamento, é indicado ingerir duas colheres de óleo de rícino com leite morno.

Cravo-da-Índia

Cravo-da-Índia - Syzygium aromaticum
Cravo-da-Índia – Syzygium aromaticum
O cravo-da-Índia é uma especiaria é eficaz para o tratamento de micróbios, sendo uma boa opção para eliminar os parasitas no intestino. Além de matar os vermes, também destrói seus ovos. Deve ser consumido em forma de chá.

Erva-de-Santa-Maria

Erva-de-Santa-Maria - Chenopodium ambrosioides
Erva-de-Santa-Maria – Chenopodium ambrosioides
A erva-de-Santa-Maria é muito popular em todo o Brasil e conhecida como um dos melhores chás vermífugos naturais. Isso acontece por causa da presença da substância ascaradiol, presente em sua composição. A erva deve ser tomada como infusão. Ferva duas colheres da erva com um litro de água. Espere esfriar e beba de duas a três xícaras do chá por dia. Evite o consumo em excesso, vez que a planta pode ser tóxica.

Mamão

Mamão - Carica papaya
Mamão – Carica papaya
O mamão possui a enzima papaína, rica em propriedades anti-helmínticas. Outra substância encontrada no mamão é o caricina, presente nas suas sementes, que facilita a expulsão dos vermes.

Sementes de abóbora

Sementes de abóbora
Sementes de abóbora
Graças a um aminoácido chamado cucurbita, as sementes de abóbora são um ótimo vermífugo natural. Este aminoácido paralisa e mata os vermes parasitas do trato digestivo. É indicado secar as sementes, esmagar até formar um pó e consumir em forma de chá.

Cuidados e precauções

Nenhuma dessas indicações de vermífugos naturais deve ser consumida acima das doses indicadas. Para crianças, é recomendado consultar um profissional da saúde para obter um diagnóstico preciso e em caso de verminose, as medidas devem ser divididas pela metade.

Referências:
Kumar, Pradeep, and Dinesh Kumar Singh. “In vitro anthelmintic activity of Allium sativum, Ferula asafoetida, Syzygium aromaticum and their active components against Fasciola gigantica.” Journal of Biology and Earth Sciences 4.1 (2014): 57-65.
Kliks, Michael M. “Studies on the traditional herbal anthelmintic Chenopodium ambrosioides L.: ethnopharmacological evaluation and clinical field trials.” Social Science & Medicine 21.8 (1985): 879-886.
Elgadir, Mohamed Abd, Mohamed Salama, and Aishah Adam. “Carica Papaya as a source of natural medicine and its utilization in selected pharmacetical applications.” Int J Pharm Pharm Sci 6.1 (2014): 880-884.

Comentários

Comentar