Alimentos e chás medicinais que auxiliam a digestão

Muitas pessoas enfrentam problemas com a digestão de alimentos. O desconforto causado por este tipo de acontecimento é bem incômodo e pode se manifestar de diversas formas diferentes. Contudo, alguns alimentos são bons para digestão e podem diminuir ou até mesmo sanar os desconfortos no sistema digestivo. Conheça os melhores alimentos para combater a má digestão e melhorar a saúde do organismo.

Como os alimentos podem ser bons ou ruins para digestão?

A má digestão pode ser caracterizada como uma sensação de desconforto que geralmente ocorre logo após o consumo de determinados alimentos. Os problemas mais comuns associados ao trato digestivo são azia, constipação, diarreia, doença inflamatória intestinal e síndrome do intestino irritável. Desta forma, é muito importante consumir os alimentos adequados para usufruir de uma digestão facilitada e evitar problemas. Inclusive, muitos desses alimentos não precisam ser consumidos em grandes quantidades para apresentar efeitos positivos.

As frituras são ricas em gorduras e podem causar diarreia. Molhos ricos, carnes gordurosos e sobremesas amanteigadas ou cremosas também podem causar problemas digestivos. Escolha alimentos assados ou cozidos e molhos leves que contenham legumes em vez de creme ou manteiga. O sorbitol, um tipo de adoçante artificial presente em chicletes e doces, pode causar cólicas e diarreia. Alimentos adoçados com frutose, incluindo doces, refrigerantes e sucos de frutas são difíceis de digerir por algumas pessoas e podem causar cãibras, inchaço abdominal e diarreia.

Alimentos que auxiliam a digestão

Alguns alimentos facilitam a digestão tornando o processo digestivo descomplicado e também não agridem o organismo. Conheça alguns deles.

Abacaxi e mamão

Dieta do abacaxi para emagrecer
O abacaxi pode ser uma boa alternativa para pessoas que desejam emagrecer consumindo menores quantidades de açúcar ao substituir o consumo de doces pela fruta fresca.

Ao consumir porções dessas frutas logo após as refeições, a refeição irá melhorar de forma significativa. Isso ocorre porque o abacaxi possui bromelina e o mamão contém papaína. Tais substâncias são ótimas para a digestão, sobretudo de alimentos ricos em proteínas.

Ameixa

Ameixa - Prunus domestica
Ameixa – Prunus domestica

A ameixa é uma fruta rica em fibras e ácidos digestivos que melhoram consideravelmente o trânsito intestinal. O consumo diário deve ser de no máximo duas ameixas.

Azeite

Azeite de Oliva
Azeite de Oliva

Ao cozinhar os alimentos com azeite, a digestão é beneficiada, vez que o azeite extra virgem controla a formação excessiva de ácido gástrico, o que pode causar azia. Além disso, o azeite estimula a produção de bile, facilitando a digestão.

Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O chá de pariri é um poderoso chá para o tratamento do câncer.
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Anti-Inflamatórios Naturais Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes

Banana

Banana - Musa spp.
Banana – Musa spp.

Um dos amidos presentes na banana verde possui o poder de regularizar o trânsito intestinal e facilitar a digestão. Uma colher de sopa de banana é capaz de auxiliar a digestão.

Couve

Couve - Brassica oleracea
Couve – Brassica oleracea

O ideal é que a couve seja consumida em sua forma crua para proporcionar maiores benefícios. A couve age como um desintoxicante do sistema digestivo e ainda consegue aliviar os sintomas mais comuns da indigestão.

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Fibras

Fibras alimentares
Fibras alimentares

Alimentos ricos em fibras tornam maior o tempo que os alimentos permanecem no tubo digestório, facilitando a digestão. As fibras podem ser dividas em insolúveis e solúveis. As fibras insolúveis têm como função aumentar a velocidade que os alimentos permanecem no intestino. As solúveis formam um tipo de gel que proporciona sensação de saciedade ao organismo. A quantidade adequada de fibras para uma boa digestão é de cerca de 30 gramas durante o dia. Alimentos integrais, cereais e verduras são ricos em fibras.

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Gengibre

Gengibre - Zingiber officinale
Gengibre – Zingiber officinale

Além de auxiliar a digestão ao contribuir para a secreção de sucos gástricos, o gengibre (Zinziber officinale) é um excelente anti-inflamatório. Neste caso, o gengibre pode ser útil para casos de azia, gastrite e queimação.

Chás medicinais

Não são somente os alimentos que contribuem para uma boa digestão. Algumas ervas medicinais apresentam ótimos resultados.

Alecrim

Alecrim - Rosmarinus officinalis
Alecrim – Rosmarinus officinalis

O chá de alecrim (Rosmarinus officinalis) acelera o processo de digestão ao mesmo tempo em que protege a parede que reveste o estômago.

Alfavaca

Alfavaca - Ocimum gratissimum
Alfavaca – Ocimum gratissimum

A chá de alfavaca (Ocimum gratissimum) atua sobre o estômago, prevenindo a ocorrência de gastrite e vômitos, além de combater a prisão de ventre e eliminar gases intestinais.

Chá-verde

Chá-verde - Camellia sinensis
Chá-verde – Camellia sinensis

O chá-verde (Camellia sinensis) estimula a produção de secreção gástrica e facilita a digestão dos alimentos. Além disso, o chá-verde possui ação estimulante e pode auxiliar na perda de peso.

Hortelã-pimenta

Chá de hortelã-pimenta
Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta (Mentha piperita) possui uma substância chamada mentol, rica em propriedades analgésicas e digestivas. Contudo, em algumas pessoas, a menta pode relaxar o músculo na parte superior do estômago, o que permite que a comida volte ao esôfago e pode causar azia.

Sálvia

Sálvia - Salvia officinalis
Sálvia – Salvia officinalis

O chá de sálvia (Salvia officinalis) ajuda na produção de enzimas importantes para o processo digestório.

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Referências:
Worst Foods for Digestion. WebMD.
What Can I Eat to Improve Digestion? Every Day Health.
5 Ways to Improve Your Digestion Naturally. 5 Ways to Improve Your Digestion Naturally.

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