Categories: Plantas Medicinais

Chá-de-Nova-Jersey: saiba para que serve

O chá-de-Nova-Jersey (Ceanothus americanus) é uma planta medicinal também conhecida como arbusto-lilás, ceanoto, ceanotus, raiz-vermelha, mountain sweet, red root, wild snowball (inglês), dentre outros nomes populares. O nome popular de chá-de-Nova-Jersey (New Jersey Tea) foi dado em razão de que a Ceanothus americanus foi usada como uma bebida substituta do chá-preto durante a Revolução Americana. O gosto é semelhante ao chá-preto, embora o chá-de-Nova-Jersey seja isento de cafeína. Pertence à família Rhamnaceae.

Benefícios e propriedades medicinais do chá-de-Nova-Jersey

Todas as partes do chá-de-Nova-Jersey possuem propriedades medicinais. Dentre os benefícios se destacam as suas ações adstringentes, antiespasmódicas, antissépticas, expectorante, hepatoprotetores, dentre outras.  Nativos americanos usavam a raiz-vermelha para tratar câncer de pele e lesões venéreas. A casca em pó do chá-de-Nova-Jersey pode ser usado para o preparo de uma pasta especial indicada para a cicatrização de feridas. As flores podem ser usadas para lavar o corpo, vez que produzem espuma ao entrarem em contato com a água.

Chá-de-Nova-Jersey

O chá-de-Nova-Jersey produz ótimos resultados no tratamento de afecções na boca e região da garganta. O gargarejo com o chá-de-Nova-Jersey é eficaz contra aftas, amigdalite, dores de garganta, faringite e infecções na boca. No sistema respiratório, é útil para combater catarro, tosses e bronquite asmática. O chá-de-Nova-Jersey pode ajudar na coagulação sanguínea. Em mulheres, é utilizada para ajudar a combater cistos ovarianos e cistos nos seios. Devido à presença de um alcaloide nas raízes, é capaz de estimular o funcionamento do sistema linfático.

O chá-de-Nova-Jersey é estimulante e refrescante, contudo, só deve ser preparado com folhas secas. A Ceanothus americanus é composta de ácidos (betulínico, málico, oxálico, pirofosfórico), alcaloides (como a ceanotina), óleo essencial, princípio amargo, resina, salicilato de metila, taninos, triterpenos, dentre outros constituintes químicos.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Contraindicações e efeitos colaterais do chá-de-Nova-Jersey

O chá-de-Nova-Jersey é seguro para a maioria das pessoas. Até o presente momento, segundo o WebMD, não foram relatados efeitos adversos decorrentes do consumo da planta. No caso de mulheres grávidas ou em período de amamentação, além de crianças pequenas, o uso é contraindicado justamente por falta de comprovação científica sobre a segurança de uso da Ceanothus americanus.

História e curiosidades

O nome de gênero, Ceanothus, é derivado de um tipo grego de arbusto espinhoso. A Ceanothus americanus nativa da América Central e do Norte. É amplamente comum nos Estados Unidos, conhecida popularmente como New Jersey Tea, vez que sempre foi muito consumida por nativos e, durante a Revolução Americana, foi usada como substituta do chá comum.

Trata-se de um pequeno e delicado arbusto que pode alcançar cerca de 42 centímetros de altura. Seus ramos são muito finos, suas raízes são robustas e de aparência esbranquiçada. As flores possuem coloração branca e crescem em pedúnculos axilares. Os frutos são secos e as sementes são condicionadas em cápsulas. A raiz-vermelha de nome popular inclui os sinônimos botânicos Ceanothus cuneatus, C. integerrimus, C. spinosa, C. thyrsiflorus, C. velutinus, dentre outras espécies.

Referências:
Ceanothus americanus. National Center of Homeopathy.
New Jersey Tea. WebMD. Other Names: Céanothe d’Amérique, Ceanothus americanus, Ceanothus intermedius, Jersey Tea, Lirios de California, Mountain-Sweet, Red Root, Redroot, Té de Nueva Jersey, Thé du New Jersey, Walpole Tea, Wild Snowball.
Ceanothus americanus. Missouri Botanical Garden.
The Naturopathic Herbalist.
New Jersey Tea. Natural Medicinal Herbs.
Medicina Natural

Recent Posts

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar a sua gordura no fígado (esteatose,…

54 anos ago

Colágeno: saiba os benefícios para os cabelos, pele e unhas

Descubra como a proteína de colágeno pode transformar sua aparência de forma natural e saudável.…

54 anos ago

Ginseng: veja os 10 principais benefícios para a saúde

Conheça os 10 principais benefícios do ginseng para a saúde. Descubra como a raiz, muito…

54 anos ago

Buchinha-do-Norte: Conheça os Benefícios da Luffa operculata

Buchinha do Norte: tratamento natural para bronquite, rinite e sinusite. Descubra os benefícios, contraindicações e…

54 anos ago

Chá de Lavanda – Lavandula officinalis

O chá de lavanda é um sedativo natural que pode ajudar em casos de ansiedade,…

54 anos ago

Chá de Rosa Mosqueta – Hips – Rosa Canina

O chá de rosa mosqueta é preparado com os pseudofrutos desta planta, chamados cinórrodos. Seu…

54 anos ago