Crajiru (pariri): benefícios, efeitos, usos e propriedades medicinais

O crajiru (Arrabidaea chica) é uma planta medicinal também conhecida como cipó-cruz, chica, cajuru, cipó-pau, paripari, pariri, oajuru, carajuru, carapiranga, carajiru, carajeru, crejer, puca panga, chica cricket-vine (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Bignonia brachypoda, Arrabidea platyphylla e Bignonia platyphyllan. Pertence à família Bignoniaceae. O crajiru (pariri) é considerado por estudiosos e especialistas em estudos de doenças como uma das mais poderosas no combate de diversas enfermidades, inclusive o câncer. Promete ainda beneficiar diabéticos com ulcerações, pacientes imunodeprimidos e psoriáticos.

Benefícios do crajiru para prevenir e combater doenças

O crajiru é comumente encontrado na Floresta Amazônica e pode ser utilizado para o tratamento de anemias causadas pela carência de ferro (anemia ferropriva), vez que possui grandes quantidades deste mineral. Quando combinados com enzimas, os pigmentos do pariri liberam agliconas, que apresentam atividade anticancerígena e antioxidante. As propriedades antitumores e cicatrizantes são efetivas apenas quando não há tratamento enzimático, ou seja, a videira deve ser usada sob a forma de extratos ou chás para preservar este efeito.

Na medicina tradicional, o tratamento enzimático consiste na administração de enzimas de origem vegetal para melhorar a digestão e absorção de nutrientes essenciais, sendo prescrito para pacientes que sofrem de distúrbios que afetam o processo digestivo, tais como fibrose cística, doença de Gaucher e doença celíaca. Alguns defensores do tratamento enzimático defendem que o tratamento possui capacidade de purificar o sangue, reforçar o sistema imune, melhorar a saúde mental, capacidade, limpar o cólon e manter o pH da urina em níveis adequados. Neste processo, o foco é melhorar o processo digestivo e tornar o corpo mais capaz de combater infecções e doenças.

Propriedades do crajiru

Alguns de seus constituintes químicos são alcaloides, pigmentos flavônicos (antocianinas, antocianosídeos), cumarinas, ferro assimilável, flavonoides, saponinas, taninos, triterpenos, dentre outros. Por conter taninos, possui leve ação cicatrizante; por conter flavonoides, ação anti-inflamatória. Assim, o chá de crajiru pode ser utilizado em forma de banhos e lavagens para auxiliar no tratamento de afecções na pele (picadas de insetos, ferimentos, psoríase) ou na região íntima.

Quando consumido em forma de chá, ajuda na cicatrização de úlceras gástricas e serve como antidiarreico. Com precaução pode ainda ser adjuvante no tratamento da conjuntivite não complicada. Também pode ser utilizado como cosmético, em pomadas e cremes ou mesmo em forma de tinturas para cicatrização de acne, diminuição da inflamação e da vermelhidão da pele. Os extratos do crajiru demonstraram atividade de reparo do DNA, evitando o surgimento de tumores e ainda possuem a ação cicatrizante.

Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O chá de pariri é um poderoso chá para o tratamento do câncer.

Chá de Crajiru (Pariri) - Folhas Selecionadas

As folhas e ramos de crajiru são utilizadas na preparação de um chá medicinal que pode ser benéfico na prevenção e tratamento de vários tipos de câncer e tumores. Também é rico em propriedades anti-hipertensivas, cicatrizantes (útil para a cicatrização de úlceras gástricas), afecções de pele (incluindo psoríase), dentre outras ações curativas. Não possui contraindicações. Produto exclusivo.

Chá de pariri (crajiru)

O chá de crajiru pode ser utilizado em forma de banhos e lavagens para auxiliar no tratamento de afecções na pele (picadas de insetos, ferimentos, psoríase) ou na região íntima. Quando consumido em forma de chá, ajuda na cicatrização de úlceras gástricas e serve como antidiarreico. Além disso, o pariri (crajiru) é atualmente estudado extensivamente pelos seus potenciais benefícios na prevenção e tratamento de vários tipos de câncer.

Partes utilizadas

Folhas e talos secos (você pode comprar clicando aqui). A cor será avermelhada e o sabor neutro.

Modo de preparo

  • Preparar a infusão (não ferver junto com a água).
  • Cortar as folhas em pequenos pedaços para que as propriedades da erva sejam absorvidas em sua totalidade pela água.
  • Para uma xícara: despejar 250ml de água fervente sobre 1 colher de chá de crajiru.
  • Para 1 litro: despejar 1 litro de água fervente sobre 1 colher de sopa de crajiru.
  • Tampar e deixar em repouso até esfriar (cerca de 5 minutos).
  • Logo depois deve-se coar o líquido.
  • Para extrair melhor o extrato da erva, deve-se deixar em repouso por 12 horas depois de coar.

Sugestão de consumo

Ingerir. 250ml 3 (três) vezes ao dia. Durante o tratamento é contraindicado a ingestão de carne vermelha (é permitido comer frango e peixe). Bebidas alcoólicas e refrigerantes também são vetadas. Não fumar. É recomendado a ingestão de legumes e verduras e legumes e moderação em alimentos embutidos e enlatados.

Uso externo

Em casos de feridas na pele ou corrimentos vaginais, amasse as folhas, pique-as e bata no liquidificador com um pouco de água, e passe no local (deixe agir 30 minutos 3 vezes ao dia). Em caso de problemas vaginais, faça um banho de assento com a água ainda razoavelmente quente.

Ação antitumoral (leucemia e câncer)

É comprovado cientificamente que o crajiru inibe o desenvolvimento das células tumorais e é excelente auxiliar no tratamento do câncer, além de facilitar a ação da quimioterapia ou da radioterapia. Devido ao principio ativo chamado antocianina (antioxidante) presente em sua composição, o pariri é capaz de combater os radicais livres que predispõem o aparecimento de doenças em geral. O chá de pariri aumenta as plaquetas, hemoglobina, hemácias e leucócitos no organismo, além de reduz os efeitos colaterais decorrentes da radioterapia/quimioterapia, tais como enjoo, debilidade e doenças oportunistas

Atividade cicatrizante

O pariri pode ser muito eficiente para pacientes diabéticos com ulcerações e pessoas que sofrem com a psoríase. Suas propriedades aumentam a biossíntese do colágeno e fibroblastos, impedindo a degradação ao mesmo tempo que aceleram o processo de cicatrização de feridas. A aplicação tópica do extrato bruto em modelos experimentais do processo cicatrizante in vivo reduziu em 96% a área cutânea ulcerada após dez dias de tratamento. Ao analisar a atividade anti-infamatória do extrato aquoso de Arrabidaea chica sobre edema induzido por venenos de serpentes amazônicas, verificaram que o extrato inibe até 92,52 % do veneno de Crotalus após seis horas de exposição por via intraperitonial. Estudos de Oliveira e colaboradores (1998) indicaram a ação cicatrizante em feridas abertas nos animais tratados com a loção produzida do extrato foliar da planta.

Ação anti-hipertensiva

A elevação da pressão arterial representa um fator de risco independente, linear e contínuo para doença cardiovascular. Entre os fatores de risco para a mortalidade, a hipertensão arterial é causa de 40% das mortes por acidente vascular cerebral e 25% daquelas por doenças coronariana. O pariri relaxa os vasos sanguíneos, ou seja, auxilia na redução da pressão arterial.

Atividade anti-inflamatória

A ação anti-inflamatória do chá de crajiru pode estar relacionada à presença de triterpenos, flavonoides e saponinas encontradas nos extratos clorofórmico, em acetato de etila e etanólico. Possui ação protetora do fígado (regenerador e protetor do fígado).

Antifúngico e antibacteriano

O extrato etanólico presente nas folhas apresenta significativa atividade antimicrobiana, confirmando o potencial medicinal. Dessa forma previne o surgimento de doenças bacterianas, como por exemplo, a candidíase, herpes, conjuntivite. A infusão das folhas deve ser preparada para lavar os olhos com conjuntivites agudas, especialmente entre as crianças.

Ação diurética

A infecção urinária é um problema bastante comum entre as mulheres, por causa da anatomia específica do aparelho excretor feminino. Os sintomas mais recorrentes são a ardência ao urinar, sensação de queimação, idas frequentes ao banheiro, dor na região do baixo ventre ou na lombar e quantidade diminuída de urina. Tais sintomas são causados pela presença de microrganismos que podem atingir as vias urinárias e os rins. Com ação diurética, o crajiru estimula a produção de urina e combate doenças como cistite, cálculo renal e insuficiência renal.

Contraindicações e efeitos colaterais do crajiru

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

Curiosidades

O chá de crajiru preparado a partir de suas folhas verdes, é um líquido vermelho, tanto que seus frutos eram comumente usados por indígenas para a pintura de corpos e objetos. Há citações sobre esta propriedade corante na obra “Iracema” de José de Alencar: “Ao romper d’alva, Poti partiu para colher as sementes de crajuru que dão a bela tinta vermelha[…]”.

A família Bignoniaceae possui cerca de 120 gêneros com aproximadamente 800 espécies que são encontradas na sua maioria, em regiões tropicais e subtropicais, com dois grandes centros de distribuição geográfica (Brasil e o Continente Africano). Observa-se que o Brasil é, provavelmente, a região onde a família apresenta-se com o maior número de espécies, ocorrendo desde a Amazônia até o Rio Grande do Sul, não possuindo um habitat único. A Arrabidaea chica faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Chá 15g
ANTIOXIDANTE / FORTALECE O SISTEMA IMUNE Dente de Leão em Cápsulas
PARE DE FUMAR SEM SOFRIMENTO Kit Antitabagismo Natural
CÁLCIO, MAGNÉSIO, VITAMINA D E ZINCO ZMA 3D
ALGA MARINHA RICA EM PROPRIEDADES Fucus em Cápsulas 500mg
Referências:
Taffarello, Denise, et al. “Atividade de extratos de Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) Verlot obtidos por processos biotecnológicos sobre a proliferação de fibroblastos e células tumorais humanas.” Química Nova (2013).
Jornal da UNICAMP (2013): CPQBA testa fitoterápico para cicatrização de lesões.
Revista Brasileira de Plantas Medicinais (2006): Growth of crajiru (Arrabidaea chica Verlot.) on different growing media.
Oliveira, D. P. C. D., Borrás, M. R. L., Ferreira, L. C. D. L., & López-Lozano, J. L. (2009). Anti-inflammatory activity of the aqueous extract of Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) B. Verl. on the self-induced inflammatory process from venoms amazonians snakes. Revista Brasileira de Farmacognosia, 19(2B), 643-649.

Comentários

90 Comentários

  1. Eliane santos

    Boa noite meu nome é Eliane gostaria de sabe como que eu faço pra consegue um poco dessas folhas . pra eu pai que tem plobema de estômago .

  2. Hilda da conceicao evangelista

    Amei a reportagem sobre o grajiru gostaria de saber por quanto tempo fazer o uso do chá

  3. Arlete maria da silva kalbusch

    Gostaria de ter essa semente .pois vai ajudar não só a minha saúde como da minha família e conhecidos .todos meus irmãos sofrem com a diabetes .Deus abençoe a todos vcs pesquisadores d melhor saúde !

    • Régulo de f Santos

      Geralmente se encontra em viveiros.
      Tenho na minha casa.natal…Rn

  4. Lúcia Helena Jayme Bueno

    Gostaria muitíssimo em adquirir esse tenedio. Precido combater leucemia.

  5. Marlucia

    Gostaria de conceguir pois estou com uma pessoa muito querida passando por essa doença câncer me ajudem

    • paulo rocha

      eu tenho a planta em casa mas estou muito longe de vc, tente com o dr alcides ribeiro em são Paulo 014) 99807-7505

  6. Oi bom dia morro no cabo de Santo algostinho 2013 eu descobri que estava com toxoplasmose e fis um tratamentos mas não teve grandes e ficais queria comprar dois pacotes para fazer uma comprovação minha vidas está muito ruim este é meu número 021 9641 8 2006 trabalho em suape sou do Rio mas já morro aqui desde de 2012

  7. Maria Bernadete de Oliveira Ramos

    Boa tarde! Gostaria de adquirir as folhas de crajiru, moro em Votorantim, Estado de São Paulo, alguém pode me orientar como fazer? Obrigada!

  8. Tereza Neuma

    Olá Fabio,
    Moro em Igarassu – PE gostaria muito de obter uma muda como pode me ajudar?

  9. Hamilton Maia

    Quem poderia me enviar uma muda do Cajuru. Sou de Salvador/Bahia. Trabalho nos Correios. Pago o envio!

  10. deusdedith martins denjesus

    gostaria de saber onde encontrar esta planta, soube que serve para prevenir câncer de próstata, aguardo retorno pelo email

  11. Leno barbosa

    Olá bom dia me chamo leno sou de natal Rn tenho uma pessoa da minha familia com cancer e preciso da planta urgente quem vende por favor entre em contato 84 98847-2627 esse e meu whatzapp urgente por favor Fábio silveira

  12. maria aparecida vieira lima

    oi bom dia ! queria uma muda desse santo remedio crajiru pode vim vender eu compro meu telefone 981740164

  13. Edna Muniz de oliveira

    Eu tenho.golhas mor em São Paulo tenho uns pés do que pequeno.minha família.mora em Manaus. E sempre trazem pra mim

  14. Lúcia Batista

    Meu número nome é Lúcia Batista, sou de Porto Alegre, como posso conseguir as folhas de crajiru?

  15. JOSE GERALDO BARBOSA

    sou de belo horizonte , estou com o cunhado com cançer no esofago , queria saber se tem alguem proximo que possa a fornecer as folhas ou a muda.

  16. Hélderlane Lima Rodrigues

    Gostaria muito de ajudá-las, mas moro Manaus. Tenho muitas plantas medicinais inclusive o crajiru que é uma excelente planta para muitas curas.

  17. Maria Aparecida Ribeiro

    Meu marido estå com cãncer no pulmão,ossos do fêmur e agora 15 focos na cabeça!Peço q quem puder me ajudar a encontrar uma muda ou a erva p/fazer o chå de Crajiru eu agradeço de coração!Sou do interior de SP- cidade de Guararema e ñ acho por aqui pra comprar!Namastê _/\_

    • Dr. Alcides Ribeiro Batilanni

      Boa noite… Utilizo esta planta para fazer estratos medicinais no combate a diversos tipos de tumores malignos, este tipo de planta funciona para alguns tipos de tumores, mas somados a outros tipos de plantas anti tumorais;como Ipé Roxo, cúrcuma da índia , dedo dos deuses e muitos outros que somados são 27 plantas. poderá atacar, serca 98 tipos de câncer dos 132 conhecidos fone: (014) 99807-7505 Marília-sp

  18. Telma Cristina Bueno De Assis

    O chá de crajiru, ele deixa a pessoa meio lenta tipo calmante?

  19. Nivaldo Lopes Pacheco

    To em Pindamonhangaba SP. Tenho muito crajiru. Posso doar folhas e mudas. Planta de fácil cultivo e multiplicação. Whatsap (12)982462846.

  20. Lourdes Bernardo

    Olá,sou de Recife más vivoem Espanha comoo posso comprar as folhas de crajiru,es para um amigo que esta muito infermo de cancer.

    • Dr. Alcides Ribeiro Batilanni

      Boa noite…. A folha do Crajirú , combate alguns tipo de tumores, dos quais não são eficientes para todos, dos mais de 132 tipos existentes. Quando fazemos estratos p/ tumores, utilizamos cerca de 27 tipos de Plantas e cerca de 32 tipos de raízes. Como fazemos o extrato de Graviola, utilizamos o crajirú o Ipé Roxo, a corcuma da india e a pimenta negra indiana e muitos outros no combate a carcinógenos desconhecidos, como um mix no combate a tumores desconhecidos. Mais informações (014) 99807-7505 Marília-sp.

  21. Lourdes Bernardo

    Olá sou do Recife más resido em Espanha como posso comprar as folhas de crajiru,es para um amigo que esta muito enfermo de cancer.

    • Dr. Alcides Ribeiro Batilanni

      Possuo as folhas dessa erva eu posso enviar, tenho 30.000 metros de área plantada desse arbusto. ligue: (014) 99807-7505 Marília sp e enviarei de graça… obrigado

  22. Sou de suzano sp preciso dessa planta crajiru me watssap e 011 954138487 entrem em contato bruno.

  23. flavio schemy

    Estou necessitando de folhas secas de crajiru, quem puder me ajudar favor entrar em contato pelo e-mail

    • Dr. Alcides Ribeiro Batilanni

      Posso lhe enviar gratuitamente. envie seu endereço e lhe mandarei ou ligue: (014) 99807-7505 Marília_sp

  24. jafia nobre

    Aqui na minha cidade tem bastante essa planta mas as pessoas não tomam porque dizem que é anti-inflamatório.-Itacoatiara-AM

  25. Alexandre

    Bom dia!
    Gostaria de saber se posso usar preventivamente?
    Saber onde conseguir muda?
    Obrigado

  26. Alexandre

    Olá bom dia!
    Gotaria de saber se podemo to mar o chá do crajiru como prevenção?
    Como adiquirir mudas?
    Obrigado
    Alexandre BH

  27. DJANE SIQUEIRA

    Tenho bastante crajiru. Já fiz várias doações e com certeza muita gente beneficiada com as propriedades dessa maravilhosa planta.
    Quem quiser entre em contato comigo.
    Djane 62999886626

    • Ione Andrade

      Edjane,como faço para pegar com você, moro em Recife Pernambuco, mande seu endereço

  28. Fatima,
    Estou com um rumos na tireoide e gostaria de testar com a crajiru, mas estou em Brasília e não consigo esta planta.
    Vc poderia enviar uma muda para mim? Claro que pagaria tudo.
    O meu contato É o e-mail
    Muito obrigado
    Amair

  29. ISIDORIO ARAUJO

    Pessoal que vem tomando o chá dessa planta tão milagrosa, como algumas pessoas colocaram nos seus depoimentos, que tal fazer uma maior divulgação dela.
    Concordo que as grandes multinacionais da MEDICINA química ,não querem que apareça nenhum Medico receitando qualquer planta medicinal.

  30. Duílio Magalhães

    Também preciso muito dá planta crajiru alguém conseguiu respostas de onde encontrar? Sou de santo Antônio de Pádua RJ.

  31. Geisa Saraiva de Sousa

    Onde posso encontrar a muda de crajiru? Gostaria de adquiri a semente ou muda, moro no Maranhão.

  32. Maria do Rosário Pinto Almeida

    Gostaria de saber se vocês fornecem o chá de crajiru para pessoas com câncer.Pois gostaria de adquirir para meu irmão que está com Leucemia. Vou colocar meu Email MAIS Vocês podem mim acessar no Facebook ,estou precisando muito.

  33. Leni Castro

    Moro em Salvador , alguém pode me ajudar aonde encontrar o crajuru? tenho interesse e preciso desta planta.

  34. francisco Rocha Mattos

    Me ajude a encontrar uma muda da planta CRAJIRÚ, ESTOU PRECISANDO MUITO PARA PLANTAR E TOMAR URGENTE. QUEM TIVER E QUISER ME AJUDAR, MANDAR PARA O ENDEREÇO DE MEU E-MAIL; RUA 36 QD. 62 CASA 05 CPA IV 2ª ETAPA – CUIABÁ – MATO GROSSO – CEP – 78.058-266.

    As plantas deveriam serem mais preservadas, para a cura de diversas doenças, mas a indústria farmacêutica não deixa, vamos usar mais as plantas medicinais elas curam.

  35. Ozana vale

    Alguém disposto a fazer a caridade de mandar uma mudinha!! Pago despesas postais!!??

  36. Marli de Fatima Lopes Leal

    Moro em São Paulo e faço tratamento de câncer desde 2010.Gostaria muito tá utilizando essa planta! Vocês podem me dizer onde acho o Crajuru aqui em São Paulo? Por favor preciso com urgência!! Obrigada!

  37. Quero saber se pode. Curar casos de feridas. Onde encontrar vende em todos estados brasileiros

  38. Jurandir Martins

    Sou de Rondônia região amazônica ak tem muito grajiru inclusive tenho em meu quintal . Faço uso constante e o resultado é ótimo. Se tiver como mandar para quem precisa estou disposto

    • Helio Nandi

      Olá, Jurandir Martins,

      Boa tarde!

      Ouvi dizer dessa planta CRAJIRU e gostaria de adquiri-la. Teria como enviar para o endereço que fornecerei a seguir e enviar os dados bancários para ressarci-lo? Rua Monte Carlo, 404 – casa – 87010 060 – Maringá – Paraná – Destinatário: Helio Nandi

  39. sonia teresinha yordaky

    meu nome e Sonia por favor como posso adquirir esta planta tenho serio problema no esofago peço ajuda .

  40. silvio cesar b der souza

    gostaria de comprar muda de crajiru para tratamento de saude da minha namorada quem poder informar aonde comprar fico muito agradecido

  41. Francisco armendes cardoso

    Acabei de ver um vídeo, falando sobre os benefícios dessa planta, inclusive com relatos de cura do câncer. Tem um fazendeiro aqui no RN que está fazendo mudas de Crajiru e doando pras pessoas.

  42. Josiane

    eu sempre tive em casa, moro no acre e o chá fica vermelho sim e não é amargo.

  43. Fátima Meneses

    Alguém no Rio de Janeiro que tenha essa planta? Por favor, preciso muito para o meu Pai com câncer de próstata!

    Meus contatos (21) 24258514/ 988745742

  44. Josiane Rodrigues

    gente preciso das folhas dessa planta com urgência,tenho um tio que está com câncer avançado e ouvi dizer que essa planta é ótima !quem puder vender ou doar por favor entrar em contato comigo pelo tel|wats: 33 988271152. Desde já lhes agradeço imensamente!

  45. Manoel Ferreia

    Possuo um pé da planta crajiru. Moro em Camaragibre, PE.
    E estou disposto a doações. Meu número para contato é 81 999060198 e 987304254.

  46. ramon f. riberio

    Bom dia.
    Gostaria de saber onde posso adquirir uma muda de crajiru?
    moro ceara.

  47. ADRIANE

    AQUI EM MANAUS É A COISA MAIS FÁCIL DE SE ACHAR ESSA PLANTA É REALMENTE MUITO BOA MINHA MÃE ME FALOU QUE NO INTERIOR QUANDO AS MULHERES TINHAM FILHOS ELAS ERAM TRATADAS COM ESSE CHÁ , ESTOU TOMANDO PARA CÓLICAS E JÁ ESTOU SENTINDO UM ÓTIMO RESULTADO! QUE DEUS ABENÇOE VCS.

  48. Rafaelle Barbosa

    Olá! Tenho anemia ferropriva e fibromialgia. Comecei tomar o chá de crajiru só fazem 2 dias. Já tenho me sentido razoavelmente bem e sinto que encontrei o milagre que tanto busquei para minhas doenças. Estou feliz demais! Se realmente eu tiver a melhora ou quem sabe cura, ou controle delas, eu irei fazer mudas para ajudar outras pessoas. Um abraço!

  49. Lexania

    Bom dia , moro em Goiânia gostaria muito de arrumar essa planta alguem pode me ajudar.

  50. Suênia

    Gostaria de comprar para meu esposo tomar o chá, mas moro aqui em Natal RN e é difícil encontrar por aqui

    • Josin fidelis

      Oi Bom dia moro aqui também no Rio Grande do Norte RN tem um senhor que tá doando a mudinha na Rua São José onde fica localizado a feira você procura viveiro marinho já é perto da promoter Hospital eu tenho câncer ah 6 anos.consegui as folhas aqui perto de casa e vou começar a tomar que Deus nos abençoe e qui essa planta nos tragas ótimos resultados fica com Deus..

  51. Eloyna juliano

    fátima, cador,estou precisando muito desta planta ,vc poderia me ceder,pago toas as despesas ,já procurei em muitos lugares e não consigo.por favor.meu email é :eloyna_juliano@hotmail.com e o meu tel :21-2604-4274

  52. Caroline

    Oi pessoal, tudo bem?
    Comprei alguns saquinhos de Crajirú, mas com o nome “cipó Cruz”. O chá era amarelado e um pouco amargo, mas nada demais.
    Encontrei agora algumas folhas com o nome “pariri” e o chá é vermelho e mais suave. Alguém sabe me dizer se é a mesma erva, porém parte diferentes dela?
    O cipó Cruz era uns pauzinhos e nao folhas, estou na duvida se ambos são referentes a mesma erva!
    Obrigada!

  53. Bianca Braga Rodrigues

    João Mauricio Retek vc deve está fazendo uso de outra planta achando q é crajiru…pq o chá de crajiru não é nada amargo e tem uma cor avermelhada sim.

  54. Eu gostaria de comprar muda do cipó cruz, meu gmail. é gernani @gmail.com,,,,, obrigado.

  55. Fátima Cador Indalécio

    Tenho esta planta em casa é uma pequena arbusto que pódo sempre para não virar uma arvore. Lavo as folhas, deixo secar bem coloco em um saco de papel, guardo até ficarem bem secas. Acondicioo em vidros e dou para os amigos que precisarem. Garanto que não é amargo tem sabor suportavel, poder se tomar frio ou quente. ( Para 1 litro de água, coloque 6 a 8 folhas, deixe ferver por 5 minutos)

  56. JOÃO MAURICIO RETEK

    ACHEI ESTRANHO EXPLICAÇÕES SOBRE A ERVA CIPÓ CRUZ,O CHÁ FEITO COM ESTA PLANTA,NÃO FICA VERMELHO E SIM COM CÔR DE UM CHÁ NORMAL,QUANDO É FEITO O CHÁ USANDO-SE O CIPÓ E SUAS FOLHAS,É UM CHÁ MAGNIFICO PARA UMA INFINIDADES DE MALES,EU PLANTEI VARIAS MUDAS DESSA ERVA,QUE É UMA ESPECIE DE TREPADEIRA,CONSEGUI EM UMA CIDADE DO INTERIOR,JA A CONHECIA PELO NOME A DEZENAS DE ANOS,MAS NUNCA ENCONTREI,AGORA ENCONTREI E ESTOU REPLANTANDO ALGUMAS MUDAS,É UM CHÁ MUITÍSSIMO AMARGO,AMARGO AO EXTREMO,MAS ASSIM QUE TOMEI ESSE CHÁ,ME SENTI MUITO BEM,E TORÇO PARA QUE AS MUDAS PEGUEM,POIS QUERO ASSIM PODER AJUDAR MUITAS PESSOAS QUE PRECISAM DESSA ERVA,TÃO DIFICIL DE SER ENCONTRADA,,,,,,,,,,,,,,,DEUS ABENÇÕE A TODOS

Comentar