Dicas para comprar ervas, flores e plantas ornamentais

Antes de comprar ervas, flores ou para cultivar ou ornamentar em sua casa ou jardim, tenha em mente que algumas cautelas e medidas básicas são necessárias para que não ocorra nenhum transtorno. Algumas medidas inclusive, são muitas vezes ignoradas por jardineiros experientes.

Como escolher as melhores plantas para comprar?

Escolher corretamente pode ser uma grande diferença entre montar um jardim bonito e saudável e um jardim infrutífero. As dicas são importantes na hora de comprar flores e plantas ornamentais e até mesmo ervas medicinais. Caso seja leigo, hão hesite em pedir maiores detalhes ao funcionário da floricultura ou viveiro. Dê preferência para comprar em estabelecimentos especializados, como floriculturas e viveiros próprios, pois os mesmos costumam oferecer produtos com maior rigor de qualidade do que locais genéricos.

Outra questão fundamental é saber se a planta em questão é venenosa ou tóxica, vez que elas podem ser muito perigosas e causarem acidentes, principalmente em locais onde tenham animais de estimação ou crianças pequenas. Atualmente é possível comprar várias flores ornamentais e mudas por telefone e internet. Caso opte pela comodidade, consulte o catálogo online e, se possível, as referências da loja.

Dicas para comprar ervas, flores e plantas ornamentais

Escolha espécies que se adaptam melhor ao clima e as condições da sua casa ou jardim (incluindo incidência de sol, disponibilidade que você terá para regar e podar, dentre outros fatores. Preste muita atenção no recipiente. O vaso deve ser proporcional com o porte da espécie para que não haja o risco da raiz se desenvolver incompletamente ou que ocorra problemas na hora de transferi-la para o jardim.

Dependendo da combinação, algumas plantas podem apresentar melhor desenvolvimento, como é o caso da cenoura. Algumas espécies não se desenvolvem bem perto umas das outras, como é o caso da abóbora e batata, pepino e sálvia. Rosas devem ser cultivadas separadamente umas das outras.

Escolha as flores e plantas de qualidade

As plantas pequenas e com brotos novos costumam ser mais baratas e possuem melhor adaptação do que as mais antigas e maiores. Evite mudas estejam com pouquíssimas folhas ou caules mal desenvolvidos. Não escolhas plantas cujas raízes se encontram na superfície do solo ou tenham se desenvolvido nos orifícios de drenagem dos vasos. Isso é um claro sinal de que elas se encontram há muito tempo no mesmo vaso. As raízes devem ser abundantes e ter coloração clara (o que indica boa saúde e desenvolvimento regular). Na maioria das espécies, raízes muito escuras costumam significar sintomas de apodrecimento, causadas principalmente por encharcamento.

Não escolha plantas que tenham folhas amarelas, murchas, com borda ressecada ou com buracos. Observe bem a parte inferior para ter certeza que não existem manchas ou indícios de que o vegetal sofre com doenças causadas por fungos. Neste caso, há também o risco de contaminação dos demais vegetais já existentes no local. Se o espécime estiver seco, com mofo na superfície ou com algum sinal de erva daninha, o melhor é escolher outro exemplar. Dê preferência a flores que tenham muitos botões ainda por abrir ao invés de escolher as que estejam totalmente florescidas.

Em vegetais de médio e grande porte, é sempre bom dar uma puxada no caule, forçando um pouco em direção oposta ao solo para comprovar que o arbusto ou árvore permanecerá imóvel e bem fixado. Quando as raízes saem com facilidade, isso é sinal de que a árvore foi recém transplantada para a terra e que a mesma poderia ter vários problemas de se manter fixa no solo.

Referências:
8 Common Mistakes To Avoid When Buying Plants From Nursery | Gardening Mistakes. See how you can buy the best plants in a nursery or garden center by avoiding these 8 common mistakes. Balcon Garden Web.
Buying plants: tips for novice gardeners – Flower Gardening Made Easy
Tips for Buying Plants | HGTV

Comentários

Comentar