Categories: Plantas Medicinais

Myrica cerifera: saiba para que serve

A Myrica cerifera é uma planta medicinal também conhecida como arbusto-de-cera, arbusto-de-sebo, árvore-de-cera; bayberry, candleberry, southern bayberry, waxberry e wax myrtle (inglês), dentre outros nomes populares. A Myrica cerifera é um arbusto perene nativo da parte oriental dos Estados Unidos.

Benefícios da Myrica cerifera

A Myrica cerifera estimula a drenagem linfática e encoraja a cura de membranas de muco. É utilizada em infecções em fase inicial, vez que contém myricitrina, composto químico que exibe atividade antibiótica contra uma gama extensiva de bactérias. Suas propriedades antibacterianas e adstringentes a tornam útil para o tratamento de feridas (cataplasma) e hemorroidas. Já seu efeito descongestionante é útil para gripes e resfriados, tosses e sinusite (em forma de pó é usado como rapé para congestão no peito). A casca é mastigada para aliviar dor de dente.

Além disso, é usada para aliviar problemas intestinais, tais como colite e diarreia, dores de cabeça, náuseas, convulsões, paralisia, epilepsia, inflamações e infecções no sistema gastrointestinal. O gargarejo é feito para amenizar dor de garganta. Ducha para leucorreia. Compressas são feitas em varizes. A cera dos frutos é utilizada em sabões, cosméticos e velas. Os frutos costumam ser ingredientes de loções pós-barba e tônicos capilares (na culinária os frutos são usados para temperar carne).

Como consumir a Myrica cerifera?

Há diversas formas de aproveitar todos os benefícios da Myrica cerifera, seja em forma de cápsulas, infusão (chá) ou tintura:

  • Cápsulas: você pode ingerir cápsulas com o extrato da Myrica cerifera de 450 mg cerca de seis vezes ao longo do dia, ou de acordo com a recomendação do seu médico ou fabricante do medicamento.
  • Chá (infusão): o chá da Myrica cerifera pode ser preparado com as suas cascas secas, desde que não ultrapasse a quantidade de 0,5 gramas por dia.
  • Tintura: muito fácil de ser encontrada em lojas especializadas tanto físicas quanto virtuais, a tintura da Myrica cerifera pode ser usada diariamente. As quantidades ideias são de 20 a 40 gotas cerca de 4 vezes por dia.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Composição

Dentre os compostos químicos mais importantes da Myrica cerifera se destacam os triterpenos, como o taraxerol e o myricadiol, flavonoides como a miricitrina, resinas, fenóis e taninos.

Contraindicações e efeitos colaterais da Myrica cerifera

A Myrica cerifera é contraindicada para mulheres que estejam grávidas ou amamentando, assim como também não pode ser usada por crianças e bebês. Grandes doses podem causar hipertensão arterial e retenção de líquidos. Pacientes com insuficiência renal não devem consumi-la.

História e curiosidades

A Myrica cerifera é uma pequena árvore nativa da América do Norte, sendo muito encontra no Texas e na porção leste do país. Também se desenvolve naturalmente em diversas partes da América Central e ilhas do Caribe. O vegetal consegue se adaptar bem em diversos climas, principalmente em zonas úmidas, próximas a rios, córregos. Também pode ser encontrada em florestas. Pode ser considerada uma árvore pequena ou um grande arbusto, já que alcança os 9 metros de altura facilmente.

Suas flores masculinas possuem cerca de 4 estames, enquanto as femininas se desenvolvem em frutas e são revestidas por uma cera. Ambas possuem a coloração amarela. Seu fruto é muito consumido por aves e pequenos mamíferos, eles possuem a cor branca azulada. As raízes da planta possuem nódulos que realizam a fixação do nitrogênio, o que permite que ela cresça em solos pobres de nutrientes com facilidade. O gênero Myrica faz parte da família Myricaceae.

Referências:
Drugs.com
Bayberry Benefits and Side Effects. Herbal Resource.
Botanical: Myrica cerifera (LINN.)
WebMD. BAYBERRY Other Names: Árbol de Cera, Arbre à Cire, Candleberry, Cirier de Pennsylvanie. Morella caroliniensis, Morella cerifera, Morella pensylvanica, Myrica, Myrica caroliniensis, Myrica cerifera, Myrica heterophylla, Myrica pensylvanica, Myrica pumila, Myrique de Pennsylvanie. Southern Bayberry, Southern Wax Myrtle, Tallow Shrub, Vegetable Tallow, Wax Myrtle, Waxberry.
Medicina Natural

View Comments

  • Fiz uma leitura em um livro, onde essa erva é citada como coadjuvante no tratamento da tireóide, assim como outras ervas foram citadas: Hidraste, Erva-de-São-Cristovão e a Myrica Cerifera. Mas, verifiquei nas informações acima e não consta como erva para tireóide, Será então, que pode estar incluída a erva para tireóide? Grata.

    Réplica - Existem várias linhas de pesquisa no ramo das plantas medicinais e fitoterápicos. E de igual forma, são muitos autores que publicam sobre tais plantas. O nosso conteúdo é atualizado com bastante frequência e extraído de diversas fontes nacionais e estrangeiras, mas mesmo assim, assim como qualquer outro disponível em publicações online ou impressas, não é totalmente completo.

    Existem plantas medicinais atualmente que tem seu uso tradicional estudado para o tratamento de uma gama de diferentes doenças, e a cada dia que passa novas descobertas são feitas, sendo impossível, com mais de 350 ervas publicadas no medicinaisplantas.com, acompanhar tais avanços. Da mesma forma, seria uma imensa irresponsabilidade incluir no conteúdo dos textos informações não contidas nas fontes consultadas (ou presentes de forma incompleta, por exemplo).

    Não temos como responder se é uma erva indicada para a tireóide, visto que carecemos de fontes que a qualificam para tal. Quem sabe em breve, a Myrica cerifera possa ser incluída na pauta para uma pesquisa mais profunda a respeito. Caso queira contribuir para o enriquecimento do conteúdo, nós temos um canal aberto para o envio de conteúdo extraído de fontes científicas e de autores renomados, que após analisadas, podem ser incluídas para publicação. Espero que tenha compreendido.

    Att.

Recent Posts

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar a sua gordura no fígado (esteatose,…

54 anos ago

Colágeno: saiba os benefícios para os cabelos, pele e unhas

Descubra como a proteína de colágeno pode transformar sua aparência de forma natural e saudável.…

54 anos ago

Ginseng: veja os 10 principais benefícios para a saúde

Conheça os 10 principais benefícios do ginseng para a saúde. Descubra como a raiz, muito…

54 anos ago

Buchinha-do-Norte: Conheça os Benefícios da Luffa operculata

Buchinha do Norte: tratamento natural para bronquite, rinite e sinusite. Descubra os benefícios, contraindicações e…

54 anos ago

Chá de Lavanda – Lavandula officinalis

O chá de lavanda é um sedativo natural que pode ajudar em casos de ansiedade,…

54 anos ago

Chá de Rosa Mosqueta – Hips – Rosa Canina

O chá de rosa mosqueta é preparado com os pseudofrutos desta planta, chamados cinórrodos. Seu…

54 anos ago