Ômega 3: para que serve e benefícios

Ômega 3

Saiba mais sobre as propriedades do ácido graxo ômega 3 para as articulações, asma, diabetes, emagrecimento, gestação e prevenção do Mal de Alzheimer.

ATUALIZADO EM Atualizado em 12/09/2022

O ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturado que oferece excelentes benefícios para a função cognitiva e cérebro, reduz o risco de doenças vasculares e até pode auxiliar no combate a alguns tipos de câncer. Também é associado ao bom desenvolvimento do bebê durante a gravidez, saúde mental, humor, perda de peso e tratamento de várias condições de saúde, incluindo dores nas articulações e Mal de Alzheimer, além de beneficiar a saúde geral do corpo. A adição destes ácidos graxos na dieta aumenta a energia, foco mental e vitalidade, além de trazer outros inúmeros benefícios para a saúde.

Fontes naturais de ômega 3 e ômega 6

O ômega 3 é encontrado naturalmente em alguns alimentos, incluindo peixes, linhaça, nozes e soja, além de óleos naturais encapsulados. O ômega 3 é um ácido graxo encontrado predominantemente no óleo de peixes, contudo, alguns vegetais também possuem o nutriente. É considerado um ácido graxo essencial para a saúde e para o bem-estar do corpo. O corpo humano não é capaz de produzir o ômega 3 e, desta forma, é necessário consumir o óleo através de fontes externas. O óleo da abóbora (Cucurbita pepo) é uma fonte nutritiva de vitaminas e minerais, incluindo ômega 6. A linhaça (Linum usitatissimum), portulaca (Portulaca pilosa), as sementes de chia (Salvia hispanica) e o cártamo (Carthamus tinctorius) possuem boas quantidades de ômega 3-6. Muitos peixes são ricos em ácido graxo, dentre eles, se destacam: cavalinha, arenque, atum-azul, atum-albacora, salmão, sardinha, esturjão, peixe-branco e anchovas.

Os benefícios do ômega 3 para perda de peso

Pesquisadores japoneses descobriram que rico óleo de peixes ômega 3 pode reduzir o ganho de peso corporal, aumentando o metabolismo da gordura. Camundongos de laboratório que foram alimentados com uma dieta rica em gordura suplementada com oito por cento de óleo de peixe por cinco meses ganharam menos peso e mais gordura metabolizada do que suas contrapartes que não receberam o suplemento. O grupo suplementado com o ômega-3 apresentou aumento dos níveis de genes relacionados ao metabolismo lipídico, incluindo carnitina, citocromo e enzima málica. Além disso, a ingestão graxos ômega 3 aumentou a atividade das enzimas relacionadas ao metabolismo, especificamente as enzimas relacionadas com a beta oxidação de ácidos graxos e málico foi maior na dieta com suplementação em comparação àqueles que receberam apenas a dieta rica em gorduras.

Investigadores australianos relataram que uma combinação de suplementos de óleo de peixe e exercícios físicos conduziu a uma redução da massa gorda em cerca de 1,5 kg, bem como indicou marcadores de melhora na saúde do coração. Os pesquisadores da University of South Australia, em Adelaide, estudaram 75 adultos com sobrepeso e faixa etária entre 25 e 65 anos. Foi relatado que os que receberam suplementação de ômega 3 diariamente (260mg de ácido docosaexaenoico (DHA) e 60mg de ácido eicosapentaenoico (EPA) apresentaram diminuição em cerca de 14 por cento dos níveis de triglicerídeos no sangue e aumento de dez por cento dos níveis plasmáticos de colesterol HDL em relação ao montantes iniciais¹.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Ômega 3 para diabetes: prevenção e tratamento

Ômega 3 para o tratamento do diabetes

Ômega 3 para o tratamento do diabetes

Diversos estudos comprovam que o consumo do ômega 3 contribui para a perda de peso, além de diminuir o açúcar no sangue em pessoas que estão acima do peso e auxiliar no controle da hipertensão arterial, fatores que por si só, ajudam a elevar a saúde geral dos diabéticos. Embora não reduza a quantidade de açúcar no sangue em pessoas que possuem o diabetes tipo 2, foi comprovado que o ômega 3 é um excelente agente na redução de gorduras no sangue, conhecidas como triglicerídeos, reduzindo assim os riscos de doenças cardiovasculares.

Os estudos também comprovaram o aumento da sensibilidade à insulina associada a ingestão de ômega 3. Outro benefício é a sua atuação nos efeitos causados por medicamentos no corpo. Sintomas como sonolência são muito comuns após ingerir alguns fármacos, não somente nos diabéticos, e o consumo do ômega 3 pode auxiliar no controle destes efeitos. Além disso, atua nas membranas celulares do sistema nervoso. Sua atuação no corpo também contribui para a prevenção da retinopatia, uma lesão na retina capaz de provocar cegueira e que possui maior incidência em pacientes que sofrem de diabetes e hipertensão arterial.

Propriedades do ômega 3 no combate à asma

Caracterizada por habituais episódios de falta de ar, tosse, chiados e aperto no peito, a asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica agravada principalmente por fatores alérgicos, infecções respiratórias, variações climáticas e consumo excessivo de cigarros. Seus sintomas são mais recorrentes no período da noite e nas primeiras horas da manhã, e a sua gravidade é classificada como leve, moderada e grave. O consumo excessivo de gorduras, carboidratos e açúcares afeta o desempenho não só do aparelho respiratório, mas também o funcionamento adequado de todo o organismo. Nestes casos, o ideal é associar o ômega 3 ao consumo de vitaminas C e E, tanto de fonte naturais quanto de suplementos.

Recentemente, pesquisas revelaram que o consumo de ômega 3 é capaz de trazer benefícios para portadores de asma, decorrente do seu poder imunomodulador. As pesquisas foram realizadas com 29 crianças portadoras de asma, onde todas as que consumiram o ômega 3 por um período de 10 meses apresentaram sintomas mais suaves em comparação com as crianças que ingeriram o placebo. Além disso, as pesquisas também revelaram que os adolescentes são vulneráveis a adquirir problemas respiratórios devido à deficiência nutricional que estão sujeitos.

Benefícios do ômega 3 para a saúde das articulações

O ômega 3 cada vez mais tem sido relatado como um suplemento útil para beneficiar a saúde das articulações e suas propriedades anti-inflamatórias podem ser a razão disto. Um estudo recente mostrou que os ácidos graxos ômega 3 combinados com glucosamina pode ter mais benefícios do que o uso isolado da glucosamina.

Os resultados mostraram que a combinação de sulfato de glucosamina (1.500 mg por dia) e ácidos graxos DHA-EPA, reduziram significativamente a dor, em comparação ao uso isolado da glucosamina. Ambos agiram em sinergia e, ao mesmo tempo que os ácidos graxos inibiram o processo de inflamação na osteoartrite, o sulfato de glucosamina apoiou na reconstrução da substância da cartilagem que havia sido perdida.²

Benefícios para gestantes

O consumo de cápsulas ou os alimentos ricos em ômega 3 durante toda a gestação, em especial no último trimestre, o que irá auxiliar no desenvolvimento cerebral do feto. Outro fator em questão é o aparecimento da depressão, muito presente no período pós-parto. Os sintomas depressivos podem ser reduzidos drasticamente com o consumo contínuo de ômega 3, suplemento natural que pode ser utilizado inclusive no período de amamentação.

Ômega 3 na prevenção do Mal de Alzheimer

Pesquisadores americanos descobriram que um aumento da ingestão do ácido graxo ômega 3 e do ácido docosaexaenoico (DHA) pode impulsionar a produção de uma proteína conhecida por destruir as placas associadas com a doença de Alzheimer. Células de seres humanos foram usados pelos pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) para mostrar que a produção de DHA induzida da proteína LR11 pode reduzir o acúmulo de placas de depósitos de beta amiloide, que resultam em danos às células do cérebro e ao surgimento do Mal de Alzheimer.

Um novo estudo investigou se o ômega 3 e o DHA podem aumentar os níveis de LR11, vez que altos níveis de proteína LR11 foram relatados para evitar a formação de placa, enquanto os baixos níveis nos pacientes pode ser um fator causador da doença. Os pesquisadores descobriram que mesmo baixas doses de DHA aumentaram os níveis de LR11 em neurônios de ratos. Além disso, o DHA na dieta aumentou os níveis de proteína LR11 em cérebros das cobaias mais velhas que foram geneticamente modificadas para desenvolver o Mal de Alzheimer. Os efeitos positivos dos níveis de LR11 e DHA e à proteção contra o Alzheimer também foi encontrada nos testes usando a linha de neurônios humanos. Coincidentemente, as pessoas que se alimentam da dieta do Mediterrâneo (rica em ômega 3), possuem a menor incidência do Mal de Alzheimer.

Cuidados no consumo

Apesar dos benefícios para a saúde, é necessário tomar alguns cuidados quanto à dosagem a ser ingerida diariamente. Doses em excesso podem causar consequências graves para o organismo, incluindo dificuldade para realizar o controle correto de açúcar no sangue. Além disso, vez que o óleo ômega 3 auxilia na redução da pressão arterial, pacientes que são tratados com medicamentos devem ter cuidado redobrado quanto à sua dosagem, vez que pode causar a queda de pressão excessiva.

Referências:
Mori T, Kondo H, Hase T, Tokimitsu I, Murase T Dietary fish oil upregulates intestinal lipid metabolism and reduces body weight gain in C57BL/6J mice. J Nutr. 2007;137:2629-34.
¹ The University of Adelaide
² Effect of glucosamine sulfate with or without fatty acids in patients with osteoarthritis.
³ Can fatty acid slow the progression of Alzheimer’s disease?
Fish Oil Benefits. Herbs Wisdow.
Estudo conclui que ômega-3 não protege diabéticos contra problemas cardiovasculares. Veja Saúde.
Ômega-3 pode controlar e prevenir diabetes. Exame.
Ómega-3 pode prevenir cegueira em diabéticos. Ciência Hoje.
Omega-3 fatty acids. University of Maryland Medical Center.
Comer bem para respirar melhor: a gravidade da asma está ligada à dieta deficiente. Scientific American Brasil.
Omega-3 Fatty Acids and Airway Hyperresponsiveness in Asthma. Timothy D. Mickleborough, Alina A. Ionescu, and Kenneth W. Rundell. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. December 2004, Vol. 10, No. 6: 1067-1075
Ômega 3 – Conheça os benefícios deste nutrientes. Camila Sá. Ano XI – Número 122 – Janeiro – 2011. Senado.gov.br.
Perguntas frequentes. Associação Brasileira de Asmáticos.