Benefícios do ômega 3 para o tratamento do diabetes

O ômega 3 é encontrado naturalmente em alguns alimentos, incluindo peixes, linhaça, nozes e soja, além de óleos naturais encapsulados. É considerado um ácido graxo essencial para a saúde e para o bem-estar do corpo e, em meio a uma imensidão de benefícios, se revela também um ótimo aliado para o controle e prevenção do diabetes. O corpo humano não é capaz de produzir o ômega 3 e, desta forma, é necessário consumir o óleo através de fontes externas.

Ômega 3 para diabetes: prevenção e tratamento

Diversos estudos comprovam que o consumo do ômega 3 contribui para a perda de peso, além de diminuir o açúcar no sangue em pessoas que estão acima do peso e auxiliar no controle da hipertensão arterial, fatores que por si só, ajudam a elevar a saúde geral dos diabéticos. Embora não reduza a quantidade de açúcar no sangue em pessoas que possuem o diabetes tipo 2, foi comprovado que o ômega 3 é um excelente agente na redução de gorduras no sangue, conhecidas como triglicerídeos, reduzindo assim os riscos de doenças cardiovasculares.

Os estudos também comprovaram o aumento da sensibilidade à insulina associada a ingestão de ômega 3. Outro benefício é a sua atuação nos efeitos causados por medicamentos no corpo. Sintomas como sonolência são muito comuns após ingerir alguns fármacos, não somente nos diabéticos, e o consumo do ômega 3 pode auxiliar no controle destes efeitos. Além disso, atua nas membranas celulares do sistema nervoso. Sua atuação no corpo também contribui para a prevenção da retinopatia, uma lesão na retina capaz de provocar cegueira e que possui maior incidência em pacientes que sofrem de diabetes e hipertensão arterial.

Cuidados no consumo

Apesar dos benefícios para a saúde, é necessário tomar alguns cuidados quanto à dosagem a ser ingerida diariamente. Doses em excesso podem causar consequências graves para o organismo, incluindo dificuldade para realizar o controle correto de açúcar no sangue.

Além disso, vez que o óleo ômega 3 auxilia na redução da pressão arterial, pacientes que são tratados com medicamentos devem ter cuidado redobrado quanto à sua dosagem, vez que pode causar a queda de pressão excessiva.

Referências:
Fish Oil Benefits. Herbs Wisdow.
Estudo conclui que ômega-3 não protege diabéticos contra problemas cardiovasculares. Veja Saúde.
Ômega-3 pode controlar e prevenir diabetes. Exame.
Ómega-3 pode prevenir cegueira em diabéticos. Ciência Hoje.

Comentários

1 comentário

Comentar