Prímula: saiba para que serve a planta

Prímula - Oenothera biennis

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais da prímula (Oenothera biennis), planta medicinal que produz o óleo de prímula.

ATUALIZADO EM Atualizado em 21/09/2022

A prímula (Oenothera biennis) é uma planta medicinal também conhecida como prímula-da-noite, estrela-da-noite, salgueiro-noturno, panaceia-de-rei, erva-dos-burros e evening primrose (inglês). Inclui a espécie Oenothera hookeri. Pertence a família Onagraceae.

Benefícios da prímula

A prímula é mais efetiva por meio da ingestão de cápsulas que contém o óleo das sementes. O óleo de prímula de contém ácido gama linolênico (GLA), um ácido graxo ômega-6 cujo organismo utiliza para fabricar uma prostaglandina vital para aliviar inflamações e fortalecer o sistema imune. Além do ácido gama linolênico (GLA), é composta de ácidos graxos essenciais (oleico, palmítico, esteárico), cálcio e vitamina B. Combinado com outros óleos, o óleo de prímula pode ser uma excelente base para tratar doenças de pele.

Na medicina popular, a infusão da raiz é geralmente utilizada como um bom remédio contra dores de cabeça nervosas. Uma colher de chá de raiz seca serve como um emético. As raízes eram esfregadas nos músculos de nativos americanos para que ajudasse a aumentar o vigor. Já foi usada como um cataplasma para feridas. As folhas jovens, flores, sementes maduras e raízes são comestíveis. As raízes às vezes apresentam gosto azedado. Toda a prímula age como um sedativo.

Óleo de prímula

Óleo de prímula

Óleo de prímula

O óleo de prímula ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da epiderme, retardando o aparecimento de rugas e pés de galinha. O óleo da semente pode ajudar significativamente a diminuir a dor da artrite e reduzir a inflamação, especialmente nos casos de artrite reumatoide, devido ao seu teor de ABL. Pesquisas também mostram que os níveis de GLA presente no óleo são úteis no combate a artrite, eczema e tensão pré-menstrual (TPM), dentre outras condições de saúde.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Semente de prímula: composição

A semente de prímula (Oenothera spp.) contém cerca de 15% de proteína, 24% de óleo e 43% de celulose mais lignina. A proteína é extraordinariamente rica em aminoácidos contendo enxofre e em triptofano. Os ácidos graxos componentes do óleo estão entre 65 e 80% de ácido linoleico; 7 e 14% de ácido gama linolênico, sem conter ácido alfa linolênico. A matéria insaponificável varia entre 1,5 a 2% e possui uma composição muito semelhante à do óleo de semente de algodão. A fração de esterol contém 90% de beta-sitosterol e a fração de 4-metil-esterol contém 48% de citrostadienol. O alfa tocoferol domina sua classe.

Contraindicações e efeitos colaterais

Não deve ser utilizada durante a gravidez. É contraindicada para pessoas que sofrem de epilepsia, distúrbios hemorrágicos e esquizofrenia.

Curiosidades

Um dos nomes populares desta planta é prímula-da-noite, vez que suas abrem à noite e assim podem ser polinizadas por insetos notívagos, como é o caso da traça-de-esfinge. O nome de gênero Oenothera é derivado de oines, que significa “vinho”, e thera, que significa “caça”, vez que a planta foi por muito tempo usada na medicina natural para curar ressacas.

Referências:
Hudson, B. J. F. “Evening primrose (Oenothera spp.) oil and seed.” Journal of the American oil chemists’ society 61.3 (1984): 540-543.
Timoszuk, Magdalena, Katarzyna Bielawska, and Elżbieta Skrzydlewska. “Evening primrose (Oenothera biennis) biological activity dependent on chemical composition.” Antioxidants 7.8 (2018): 108.
Bayles, Bryan, and Richard Usatine. “Evening primrose oil.” American family physician 80.12 (2009): 1405-1408.
Kleijnen, Jos. “Evening primrose oil.” BMJ 309.6958 (1994): 824-825.