Tribulus terrestris: O que é? Para que serve? Quais os efeitos?

O Tribulus terrestris é uma planta medicinal também conhecida como abrolhos, videira-de-punctura, puncturevine, caltrop e goatshead (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Pedalium murex. Pertence à família Zygophyllaceae.

O que é o Tribulus terrestris?

O Tribulus terrestris é nativo do Sri Lanka, Paquistão e Índia. Pode ser encontrado em forma de chá, extrato em pó e cápsulas e possui diversas propriedades, incluindo aumento da força muscular, compensação e regularização de hormônios, infertilidade, aumento da libido sexual e até mesmo cura da impotência sexual (disfunção erétil). O potencial de fortalecimento muscular e aumento do desempenho desportivo atribuído ao Tribulus foi popularizado no início da década de 1970 pelo fisiculturista Jeffrey Petermann.

É usado há séculos na Europa para tratamento da impotência e como estimulante para aumentar a libido e melhorar o desempenho sexual. É muito utilizado por atletas para aumentar a produção de hormônio luteinizante e impulsionar os níveis de testosterona de forma segura, ocasionando em um efeito anabólico ao corpo, aumentando a síntese de massa muscular e ganho de força. Provoca vasodilatação na região genital e produz efeito sobre a ereção (age como um viagra natural).

Benefícios do Tribulus terrestris:

Os principais benefícios decorrentes do uso de Tribulus são:

  • Aumenta a libido e melhora o desempenho sexual.
  • Aumenta a força muscular e melhora o desempenho atlético.
  • Auxilia no tratamento da impotência.
  • Beneficia o sistema imunológico e aumenta os níveis de energia.
  • Elimina o excesso de ácido úrico do corpo.
  • Nutre e fortalece os rins.
  • Pode trazer benefícios para o tratamento da alopecia (calvície).
  • Pode acalmar membranas do trato urinário.
  • Pode aumentar o nível de espermatozoides em homens, podendo assim, tratar a infertilidade.
  • Reduz os níveis de gordura no sangue.
  • Reequilibra o organismo ao agir como como um adaptógeno.
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Termogênicos Termogênicos Aumentam a temperatura corporal e agem no processo de queima de gordura.
Afrodisíacos Afrodisíacos Produtos naturais para aumentar a libido e o desejo sexual.
Tribulus terrestris Tribulus terrestris Aumenta o desempenho, ganho de massa muscular e testosterona.
Estimulantes Sexuais Estimulantes Combatem a impotência e a ejaculação precoce, além de melhorarem o desempenho.

Aumenta a libido e melhora o desempenho sexual

O Tribulus terrestris auxilia no tratamento da impotência sexual e age como estimulante para ajudar a aumentar o libido e o desempenho sexual. Provoca vasodilatação na região genital, relaxa os músculos lisos e aumenta o fluxo sanguíneo em torno do pênis. É considerado um eficaz relaxante muscular, produzindo efeito sobre a ereção e melhorando as funções sexuais. Contém protodioscina, substância que libera óxido nítrico nos tecido dos corpos cavernosos e produz aumentos significativos nos níveis dos hormônios testosterona, diidrotestosterona e dehidroepiandrosterona. Estudos confirmaram que o Tribulus terrestris aumenta o volume a qualidade do esperma e combate a ejaculação precoce.

Libiforce Man

Libiforce Man 800mg é totalmente natural e não possui nenhum tipo de contraindicação, além de ser considerado um dos melhores estimulantes sexuais para homens do mercado, capaz de proporcionar uma vida sexual mais ativa e saudável, além de combater a impotência. Produto exclusivo. Clique aqui para saber mais sobre Libiforce Man.

Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Afrodisíacos Afrodisíacos Produtos naturais para aumentar a libido e o desejo sexual.
Estimulantes Sexuais Estimulantes Combatem a impotência e a ejaculação precoce, além de melhorarem o desempenho.
Noethyl Anti-Álcool Noethyl Anti-Álcool O melhor suplemento natural para curar o alcoolismo.

Aumenta o desempenho atlético

O Tribulus proporciona aumento de força e melhora do desempenho atlético, sendo assim, sendo capaz de aumentar a produção de hormônio luteinizante e impulsionar os níveis de testosterona sem apresentar risco, ocasionando em um efeito anabólico ao corpo. Tal efeito beneficia a síntese de massa muscular e proporciona ganho de força.

Age como um anabolizante natural e seguro

O extrato do Tribulus é utilizado como produto natural eficaz para substituir o uso de anabolizantes na formação e desenvolvimento atlético. Foi utilizado com eficácia pela equipe de levantamento de peso da Bulgária nos Jogos Olímpicos de Pequim, que por sua vez obteve ótimos resultados. O extrato também tem demonstrado possuir efeitos anti-bacterianos e anti-virais. Pode ser usado internamente e externamente para o tratamento de herpes e infecções por vírus, tais como a gripe e o resfriado comum.

Equilibra níveis hormonais em mulheres

O Tribulus terrestris diminui os sintomas da frigidez, aumenta a libido e combate os sintomas da menopausa e tensão pré-menstrual (TPM). É capaz de equilibrar os hormônios em mulheres, levando ao aumento de libido, melhora do desempenho sexual e aumento dos índices de fertilidade.

Outros benefícios do Tribulus terrestris

Fotos de Tribulus terrestris
Um dos nomes populares da planta é videira-de-punctura, em referência aos espinhos presentes na planta.

O Tribulus ajuda em condições onde há distúrbios na pele, incluindo eczema, psoríase e sarna, além de ser usado no tratamento do sistema renal. É útil para combater pedras nos rins e dores ao urinar, age como um diurético para aumentar a micção e auxilia no tratamento de uma doença renal conhecida como “Doença de Bright”. Outros efeitos incluem a cessação da liberação involuntária de sêmen sem orgasmo (espermatorreia), tratamento da hipertensão, redução do colesterol alto e combate à anemia. Útil para aliviar problemas digestivos, incluindo cólica e gases intestinais (flatulência) e constipação, além da eliminação de parasitas intestinais.

Os seus benefícios ainda incluem alivio da dor e inchaço (inflamação) do tecido que reveste a boca (estomatite) e dor de garganta. Alguns estudiosos sugerem que o Tribulus possa ser apontado inclusive no tratamento do câncer, sobretudo para tumores no nariz. Algumas pessoas usam para gonorreia, doenças no fígado (hepatite), inflamação, dor nas articulações (reumatismo), hanseníase, tosse, dor de cabeça, tonturas (vertigens) e fadiga crônica. Pode estimular o apetite e agir como um tônico, adstringente e potencializador de humor. Apesar disso, a maioria das indicações ainda carecem de provas científicas suficientes.

Protodioscina

A protodioscina (protodioscin, em inglês) presente na composição do Tribulus é uma substância que desencadeia a liberação de óxido nítrico no tecido dos corpos cavernosos e aumenta a produção dos hormônios testosterona, diidrotestosterona e dehidroepiandrosterona. Também aumenta a densidade mineral óssea eleva os níveis de imunidade. Sendo assim, é indicado para idosos com problemas como artrite, artrose, fraqueza muscular e fadiga crônica.

Testosterona

Os efeitos do Tribulus terrestris búlgaro na compensação e balanceamento de hormônios tornam a erva adequada para usar durante a TPM e a síndrome da menopausa. Vários estudos foram realizados no Chemical Pharmaceutical Research Institute (Instituto Químico-Farmacêutico de Pesquisa), em Sofia, Bulgária. Segundo os estudos, a planta parece incentivar a produção de andrógenos, incluindo a testosterona, que desempenha um papel importante no aumento da libido. Nas mulheres, age na compensação e balanceamento de hormônios, aumentando a libido e combatendo a frigidez, além de reduzir os sintomas da TPM e menopausa.

Contraindicações e efeitos colaterais do Tribulus terrestris

Os efeitos colaterais associados ao uso do Tribulus terrestris são raros, contudo, pode ocorrer alguns pequenos efeitos relacionados a digestão e ao aumento dos níveis hormonais. A videira aumenta os níveis de testosterona, que por si só pode causar efeitos colaterais secundários indesejados. Dentre os efeitos inclui o aumento dos níveis de agressividade, maior crescimento de cabelo (os fios de cabelo costumam nascer um pouco mais espessos) e alargamento da glândula da próstata.

Embora a testosterona no corpo possa causar estes efeitos potencialmente indesejados, o aumento da testosterona dificilmente é compreendido como um efeito colateral secundário. Mulheres grávidas não devem utilizar. Na maioria dos casos, as dores estomacais são evitadas consumindo o extrato de Tribulus terrestris durante ou logo após as refeições ou até mesmo junto com algum iogurte.

Floração

Flores de Tribulus terrestris
Flores de Tribulus terrestris

Tribulus é um gênero de plantas com flor da família Zygophyllaceae encontradas em muitas regiões quentes, incluindo regiões temperadas e tropicais do sul da Europa, sul da Ásia e em toda a África e Austrália. A planta é capaz de se desenvolver até mesmo em climas áridos e solos pobres. A espécie mais conhecida é a T. terrestris, erva daninha comum e fonte de suplementos dietéticos. Apesar de serem perenes, algumas espécies do gênero crescem anualmente em climas mais frios.

As folhas são opostas e compostas e medem entre 4 e 10 mm de largura, com cinco pétalas de cor amarelo-limão. As flores são perfeitas (hermafroditas) e simétricas. O ovário é dividido em lóculos que por sua vez são divididos por “falsos septos”. As hastes irradiam da coroa até um diâmetro de cerca de 10 cm a mais de 1 metro, muitas vezes gerando ramificações. A espécie Tribulus omanense é a flor nacional de Dubai.

MACA-PERUANA COM ÓLEO DE CÁRTAMO Maca Peruana Prime 1000mg
ESTIMULANTE / AUMENTA A MASSA MAGRA Tribulus com Maca Peruana
AUMENTA A MASSA MUSCULAR / TESTOSTERONA Tribulus High Energy
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
AFRODISÍACO NATIVO DA FLORESTA AMAZÔNICA Marapuama em Cápsulas
Referências:
Tribulus. Uses, Side Effects, Interactions and Warning. WebMD.
Puncturevine [Tribulus terrestris L.]. California Departament of Food and Agriculture.
Journal of Ethnopharmacology: The Aphrodisiac Herb Tribulus Terrestris Does Not Influence the Androgen. Pubmed.gov.
Journal of Strength and Conditioning Research: The Effect of Five Weeks of Tribulus Terrestris . Pubmed.gov.
Tribulus. Dietary Supplement Label Database. National Institutes of Health.
Tribulus Terrestris Overview. HowStuffWorks.
Supplement Guide: Tribulus Terrestris. Mens Fitness.
Tribulus terrestris. Examine.com.
USDA. United States Departament of Agriculture. Puncture Vine.
“Types of Flowers in Dubai”. gardenguides.com.
The families of flowering plants. L. Watson and M.J. Dallwitz

Comentários

46 Comentários

  1. TRIBULUS TERRESTRIS, da família da Zygophyllaceae
    é indicado para diversas finalidades, entre elas problemas de diabetes, rins, colesterol, disfunção erétil, libido, dor de cabeça por pressão alta, menopausa, fadiga muscular e outros,que constam nessa página da internet.
    Para qualquer uso que seja feito no consumo dessa erva medicinal. recomendação, antes, seguir orietação médica profissional.

  2. joao edson corandin vasconcelos

    gostaria de saber o seguinte: eu tenho problemas de pressão alta, risco 1. sera que posso tomar o tribulus terrestre? ou vai me prejudicar em algum aspecto, por favor me diga. Obrigado.

  3. JORGE CAMPOS

    Pratico musculação desde os 15 anos e hoje tenho 59 anos, tenho uma dúvida quanto a fazer o uso como proceder para fazer e se possui contra medicamento, altera alguma coisa com relação ao aumento de musculos e como devo tomar pois a minha serie de musculação é forte.

    Abraços Campos.

  4. rogerio

    gostaria de saber se eu tomar este remedio tenho um aumento de esperma .porque tenho baixa quantidade de esperma se ele pode me ajudar .porque estamos querendo ter filhos e alguns medicos falam que so conseguimos atravez de ivf.me respondem por favor obrigado

  5. ola meu esposo tinha varicoceles eu gostaria de saber que se ele tomar este tribulus terrestre pode melhorar este probleminha por favor me responda estou curiosa para saber pois bós gostariamos muito em saber que isso pode ajudar obrigada grta enilsa.

  6. por que o tribulos é contra-indicado na gestação? e o que devo fazer se o intuito é engravidar? posso correr algum risco? quais?

  7. alvaro carvalho

    gostaria de saber se quem tem diabetes pode tomar este tribulus …
    tenho interesse de comprar logo logo.

  8. alvaro carvalho

    Gostaria de saber se esse tribulus pode ser usado para quem tem diabetes controlada.
    Agradeço e espero a resposta o mais rápido possível.

  9. Elieser Ferreira Da Silva

    POR QUANTO TEMPO POSSO TOMAR O TRIBULUS TERRESTRIS JA QUE TENHO TOMADO E RECOMENDO PRA TODOS MEUS AMIGOS JA QUE O RESULTADO EM MIM TEM SIDO MUITO BOM ( QUANTOS MESES OU POSSO TOMAR PRA O RESTO DA MINHA VIDA )

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, selecionamos uma postagem especial para você aproveitar antes de ir. Clique no link abaixo e dê uma conferida :)

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas