Xarope de aipo: benefícios, propriedades e receita

O aipo (Apium graveolens), também conhecido popularmente como aipo-salsão, é uma das plantas mais versáteis na mesa dos brasileiros devido ao fato da verdura possuir todas as partes consumíveis, incluindo folhas, talos, sementes e até mesmo raízes. Além de ser uma planta comestível presente na culinária brasileira, o aipo possui uma série de propriedades medicinais que podem ser aproveitadas em forma de xarope de aipo medicinal.

Benefícios do aipo

As sementes do aipo são usadas em remédios homeopáticos para desintoxicar e limpar o organismo, além de serem um estimulante digestivo. Quando embebidas em óleo de amêndoa e massageadas nas articulações, as propriedades contidas na semente são úteis para aliviar dores de reumatismo, incluindo artrite e gota. A raiz age como diurético e pode ser consumida para tratar infecções urinárias e reduzir a ansiedade.

Como fazer o xarope de aipo

O processo de fabricação do xarope de aipo é um pouco mais complexo e envolve a adição de outros ingredientes naturais, contudo, é o método ideal para quem deseja manter um medicamento natural pronto para consumo por mais tempo.

Ingredientes

Modo de preparo

No preparo do xarope de aipo composto, deve-se misturar 5 gramas de raízes de aipo, 5 gramas de raízes de aspargo, 5 gramas de raízes de funcho, 5 gramas de raízes de gilbardeira 5 gramas de raízes de salsa, todas cortada em pequenos pedaços. Em seguida, coloque a mistura em um recipiente juntamente com um litro de água fria. O próximo passo é deixar que essa mistura fique em processo de maceração por 12 horas. Passado esse período, deve separar o líquido das raízes, reservando a substância obtida no processo.

Após isso, pegue novamente as raízes e misture novamente com água, mas, dessa vez com dois litros. Repita o processo de maceração por mais 12 horas. Após o período separe as raízes novamente e junte esse líquido com aquele primeiro que você reservou. Adicione dois quilos de açúcar e coloque a mistura para ferver em fogo moderado. Faça movimentos no sentido horário, tomando o cuidado para nunca deixar de mexer a mistura. Não existe tempo mínimo para essa etapa, você deve mexer a mistura até que o açúcar se dissolva totalmente. Após esse processo, o xarope de aipo estará pronto. O ideal é armazená-lo em um recipiente esterilizado dentro da geladeira. Desta maneira, você evitará que microrganismo se proliferem.

Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O pariri é uma poderosa erva para o tratamento do câncer e diabetes.
Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.

Contraindicações, efeitos colaterais e precauções

Apesar de não ter qualquer risco de intoxicação, o aipo não é recomendado para pessoas que sofram com inflamações nos rins ou que sejam diabéticas, vez que o xaropa de aipo possui grande quantidade de açúcares e cálcio, fator que pode prejudicar o funcionamento do organismo nestes pacientes. O vegetal também possui alto teor de sódio. Pacientes com hipertensão ou retenção de líquidos devem fazer o uso apenas sob recomendação e supervisão médica.

ARRABIDAEA CHICA; CIPÓ-CRUZ, CRAJIRU Pariri em Cápsulas 500mg
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
PRÉ-MELATONINA (HORMÔNIO DO SONO) Melatonin 500mg
EMAGRECEDOR COM ÓLEO DE CHIA + CLA Slimmer Gold 1000mg
AUMENTA O FOCO E BENEFICIA A MEMÓRIA Nootrozyme Memory
Referências:
The Naturopathic Herbalist. Botanical Medicine For The Medical Student.
Pharmacopea das pharmacopeas nacionaes e estrangeiras, excepto a geral destes reinos, citadas nos regimentos dos pharaceuticos portuguezes de 1831 e de 1833: ou, Collecção de todas as formulas e processos dos medicamentos preparados conforme as pharmacopeas Bateana [et al.], Volume 1
Hortaliça não é só salada. Embrapa. Aipo | também conhecido como salsão.
Gregg, Susan. The Complete Illustrated Encyclopedia of Magical Plants, Revised: A Practical Guide to Creating Healing, Protection, and Prosperity using Plants, Herbs, and Flowers. Fair Winds Press (MA), 2013.

Comentários

Comentar