Chá de hortelã: saiba para que serve

O chá de hortelã (Mentha piperita), através de suas folhas, funciona como um remédio herbal que dentre inúmeros benefícios, auxilia a promover a perda de peso. Apesar de ser um chá muito consumido e saboreado por seu sabor, o chá de hortelã-pimenta é um dos chás com as maiores concentrações de propriedades medicinais comprovadas cientificamente.

Benefícios do chá de hortelã

O aroma e o vapor emanado do chá da hortelã por si só já ajuda a aliviar tosse e constipações. A Mentha piperita possui uma substância conhecida como mentol, um componente que ajuda a combater vírus e bactérias. Em algumas pessoas, o chá pode inclusive aliviar dores musculares decorrentes de exercício físico intenso. O seu sabor, aroma e propriedades antissépticas eliminam o mau hálito de maneira eficaz e evitam problemas bucais como gengivite e cáries. Fazer gargarejos melhora o hálito e pode ajuda a combater dores de garganta.

O chá de hortelã-pimenta contém várias outras propriedades, principalmente para o sistema digestivo, vez que a hortelã possui cálcio, potássio e vitaminas do complexo B, que auxiliam na digestão quando o mesmo é tomado após as refeições, além de serem úteis para pacientes que sofrem com ataques de cólicas, diarreia, dores de barriga ou problemas estomacais. As suas propriedades medicinais acalmam as paredes do sistema digestivo e evitam os sintomas da síndrome do intestino irritável. Além disso, melhora a produção de bile e consequentemente a função hepática.

Como fazer o chá de hortelã?

Chã de Hortelã Pimenta – Mentha piperita – Medicina Natural

Ao ser preparado em processo de infusão, o Chá de Hortelã-Pimenta Medicina Natural não perde as propriedades medicinais presentes na folha e, além de ser extremamente saudável e seguro, possui aroma e sabor muito agradáveis, além de ser totalmente isento de cafeína e poder ser consumido quente ou frio.

Modo de preparo

O método de preparo tradicional do chá de hortelã consiste em um preparo bem simples.

  • Separe as folhas do Chá de Hortelã-Pimenta Medicina Natural em uma xícara de chá (você também pode aproveitar os talos).
  • Adicione as folhas em meio litro de água e espere por cerca de 5 a 10 minutos (isso irá variar a consistência do chá).
  • Por fim, adoce o chá com açúcar ou mel à gosto, caso queira.

O chá é servido na temperatura ambiente. Caso queira consumi-lo quente, leve as folhas juntamente com a água. Caso queira tomar gelado, prepare o chá e guarde na geladeira até a hora de servir.

BÔNUS – Chá gelado de hibisco com hortelã-pimenta

Chá misto

O chá de hibisco é uma bebida muito refrescante e ainda pode ser útil para emagrecer, vez que é livre de açúcar e calorias. Além disso, o hibisco reduz os níveis de colesterol ruim ao mesmo tempo que aumenta a quantidade de colesterol bom (HDL). As flores do hibisco possuem fitoquímicos ricos em antioxidantes, que além de combaterem os radicais livres e prevenirem o aparecimento de vários tipos de câncer, proporcionam outros benefícios para a saúde. A Hibiscus sabdariffa contém ácido hibiscico, ácido málico, ácido tartárico e vitamina C.

O chá de hortelã-pimenta, além de conter propriedades emagrecedoras, é útil principalmente para o sistema digestivo, vez que a Mentha piperita possui vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que auxiliam na digestão quando consumida após as refeições, além de ser indicado para pessoas com diarreia, cólicas, dores de barriga ou problemas estomacais.

Como preparar o chá de gelado de hibisco com hortelã-pimenta e jasmim

A combinação destas três ervas e suas propriedades pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, além da harmonia entre ambas proporcionar um delicioso e refrescante chá gelado de hibisco com hortelã-pimenta.

Ingredientes

Rendimento: 8 xícaras.

Modo de preparo

  1. Ferva 1,5 (um litro e meio) de água;
  2. Coloque as folhas de Chá de Hortelã-Pimenta Medicina Natural, as flores do Chá de Hibisco Medicina Natural e as flores de Chá de Jasmim Medicina Natural de preferência em uma jarra grande (com capacidade maior para poder mexer as ervas);
  3. Despeje a água fervente sobre as ervas e, em seguida, mexa para que os gostos combinem entre si. Deixe a jarra coberta por um período de 10 a 15 minutos.
  4. Após esse período, despeja o líquido em uma jarra de vidro grande. Utilize um coador ou filtro para que apenas o chá caia na jarra. Com a bebida ainda quente, adicione mel à gosto e misture até que o mel esteja totalmente diluído com o chá. Deixe esfriar em temperatura ambiente ou coloque na geladeira;
  5. Entre de 10 a 20 minutos antes de servir, adicione gelo na jarra. Consuma o chá gelado de hibisco com hortelã e jasmim preferencialmente no período de 24 horas.

Preparou o chá? Gostou? Compartilhe com os amigos.

COMPRAR CHÁ DE HORTELÃ MEDICINA NATURAL

Clique aqui para comprar Chá de Hortelã Medicina Natural.

Chã de Hortelã Pimenta – Mentha piperita – Medicina Natural

Referências:
Raudenbush, Bryan. “The effects of peppermint on enhancing mental performance and cognitive functioning, pain threshold and tolerance, digestion and digestive processes, and athletic performance.” The Fragrance Foundation (2004).
McKay, Diane L., and Jeffrey B. Blumberg. “A review of the bioactivity and potential health benefits of peppermint tea (Mentha piperita L.).” Phytotherapy Research: An International Journal Devoted to Pharmacological and Toxicological Evaluation of Natural Product Derivatives 20.8 (2006): 619-633.
RIACHI, Liza G.; DE MARIA, Carlos AB. Peppermint antioxidants revisited. Food chemistry, v. 176, p. 72-81, 2015.
Medicina Natural

View Comments

  • Nossa tirei a nota maximo pesquisando aquii para fazer meu trabalho de ciências sobre plantas medicinais

  • O chá em sachê tem o mesmo efeito do natural em folhas? Qual a diferença?

  • Gostaria de saber qual a relação de amenorreía c/ as ervas: boldo, hortelã e chá verde, pq meu corpo q sempre foi um "relógio", tenho ciclo menstrual de 24 dias, desde sempre, hj, completo 40 dias sem menstruar, busco quelquer tipo de alteração q justifique tal mudança, e só encontro a ingesta há 4 meses, com regularidade destas ervas. Acabo de fazer 44 anos. Há 2 dias percebí alterações características, como seios doloridos, bx ventre elevado e acne na face. Haverá a possibilidade de ser o efeito de alguma destas ervas?

  • gostaria de saber de posso tomar o chá de hortelã por que eu tomo remédio de pressao todos os dias de manha.[clorana e losartan]muito obrigada. alexandra 33anos

  • Boa tarde,
    Seria importantíssimo completar esta tão imporatante informação referente às qualidades e propriedades dessa erva e a sua utilização em nosso dia-a-dia, retirando a dica de "adoçar com açucar". É comprovado que o açucar é um inimigo declarado do homem. Tomo este chá, e acho delicioso, sem adoçá-lo, mas se o fizer, que seja com mel de abelhas, preferencialmente o de flores de laranjeiras, que é um mel muito suave, ou açucar mascavo.

    Réplica - Eliana, a preferência para adoçar chás é com mel, sempre ressaltamos isso ao leitor e inclusive já publicamos artigos com os benefícios medicinais do mel, no entanto, existem pessoas que simplesmente não conseguem consumir bebidas adoçadas como o mel e, neste caso, o açúcar em pequenas quantidades é a opção restante. Agradecemos sempre a colaboração e sempre que quiser dar qualquer opinião à respeito será muito bem-vinda. Abraços.

  • minha prima de 4 anos foi indicada por uma medica a tomar xarope de hortelã pimenta com beterraba para curar tosse. Estaria de acordo com os beneficios da hortelã-pimenta?

    Réplica - O Hortela-Pimenta é uma planta segura e que também beneficia o corpo em condições de tosse, mas deve ser consumido em menores quantidades por crianças. A Beterraba também pode ser consumida em pequenas quantidades e proporciona benefícios à saúde, mas vez que possuí acido oxálico, não deve ser consumido por quem possui artrite, pedras nos rins ou condições parecidas.

  • Muito boa essa matéria. Eu e meu marido tomamos chá de hortelã gelado como se fosse água . Sempre tenho na geladeira. Sempre intercalo outros chás, mas o preferido nosso e o de hortelã.

  • Gostei da materia, gosto muito da hortelã vou faser uso mais frequente gosto de tomar o cha gelado,ou a noite eu tomo o cha quente,e durmo melhor.

  • estou construindo casa p vender, pretendo deixar uma bela horta de ervas produtos naturais para a nova dona ( mania de povoar o mundod e coisas boas), deixarei um pequeno livreto, inpresso e plastificado com as ervas da horta, seus beneficios e o modo de cuidar , quem sabe mais pessoas possam ter acesso ás hervas q curam e ter a continuiedade de uso pretendida.
    parabens a todos, é daqui q tiro minhas informaçoes.
    abraços, obrigada!

Recent Posts

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar a sua gordura no fígado (esteatose,…

54 anos ago

Colágeno: saiba os benefícios para os cabelos, pele e unhas

Descubra como a proteína de colágeno pode transformar sua aparência de forma natural e saudável.…

54 anos ago

Ginseng: veja os 10 principais benefícios para a saúde

Conheça os 10 principais benefícios do ginseng para a saúde. Descubra como a raiz, muito…

54 anos ago

Buchinha-do-Norte: Conheça os Benefícios da Luffa operculata

Buchinha do Norte: tratamento natural para bronquite, rinite e sinusite. Descubra os benefícios, contraindicações e…

54 anos ago

Chá de Lavanda – Lavandula officinalis

O chá de lavanda é um sedativo natural que pode ajudar em casos de ansiedade,…

54 anos ago

Chá de Rosa Mosqueta – Hips – Rosa Canina

O chá de rosa mosqueta é preparado com os pseudofrutos desta planta, chamados cinórrodos. Seu…

54 anos ago