Vinagre de arroz: saiba para que serve

O vinagre de arroz integral, muito utilizado sobretudo na culinária do sushi no Japão e na culinária chinesa, é rico em aminoácidos, além de ser um poderoso antisséptico. A crença na cura através do vinagre de arroz descende através de milhares de anos de cultura japonesa, sendo que a maior parte do vinagre japonês comercial é feita a partir de restos de vinho.

Benefícios do vinagre de arroz

O vinagre de arroz é usado para cozinhar e como ingrediente em remédios curativos, sendo feito diretamente do arroz integral. Assim como todos os vinagres, é um poderoso antisséptico que elimina bactérias perigosas como a Salmonella e a Streptococcus. A indústria do sushi é largamente dependente da capacidade do vinagre para impedir que os germes cresçam no peixe cru. Investigações científicas demonstram claramente as propriedades antimicrobianas do vinagre, principalmente no contexto da preparação de alimentos. O vinagre diretamente do arroz integral possui até cinco vezes a quantidade de aminoácidos do que dos vinagres convencionais. Outro benefício do vinagre de arroz são os 20 aminoácidos que e os 16 ácidos orgânicos que contém.

Tamago supu

Tamago-supu

No Japão, o vinagre é usado para produzir um dos remédios mais potentes, o Tamago-su, ou vinagre de ovo, que é feito por imersão de um ovo cru inteiro em um copo de vinagre de arroz. O ovo e vinagre ficam imersos por sete dias, até que o vinagre dissolva o ovo quase por completo. No final de uma semana, a única parte do ovo que não tenha sido dissolvida é a membrana transparente, localizada no interior do reservatório, sendo essa membrana descartada. O vinagre de ovo é ingerido 3 (três vezes por dia) e acredita-se que irá assegurar uma longa vida saudável. Tradicionalmente, os guerreiros samurais consideravam esse vinagre de ovo tônico uma importante fonte de força e poder.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Tipos de vinagre

O vinagre de arroz é feito por um processo semelhante ao do vinho de arroz, consumido sobretudo pelos japoneses e chineses ao longo da história. O processo de fermentação do vinho de arroz acrescenta bactérias para transformar o álcool em ácido (vinagre). Existem vários tipos de vinagre de arroz:

Vinagre de arroz branco

Incolor ou levemente amarelado, é o mais popular dentre os vinagres de arroz e é utilizado na maior parte das receitas. O vinagre de arroz branco, incolor ou levemente amarelado, é o mais popular dentre os vinagres de arroz e é utilizado na maior parte das receitas. Ao vinagre temperado é acrescentado sal, açúcar e outros temperos, sendo muito utilizado em sushis e saladas.

Vinagre de arroz marrom

O vinagre de arroz marrom é feito a partir de arroz polido, sendo supostamente mais rico em nutrientes.

Vinagre de arroz preto

Feito de arroz glutinoso, possui cor escura e sabor profundo, sendo muito popular no sul da China.

Vinagre vermelho

O vinagre vermelho é feito da levedura de arroz vermelho (fermentado), sendo usado em molhos.

Referências:
Grandma’s Rice Vinegar and Health Benefits. Grandma’s Wisdom.
Johnston, Carol S., and Cindy A. Gaas. “Vinegar: medicinal uses and antiglycemic effect.” Medscape General Medicine 8.2 (2006): 61.
Nanda, Kumiko, et al. “Characterization of acetic acid bacteria in traditional acetic acid fermentation of rice vinegar (komesu) and unpolished rice vinegar (kurosu) produced in Japan.” Applied and Environmental Microbiology 67.2 (2001): 986-990.
Medicina Natural

Recent Posts

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar a sua gordura no fígado (esteatose,…

54 anos ago

Colágeno: saiba os benefícios para os cabelos, pele e unhas

Descubra como a proteína de colágeno pode transformar sua aparência de forma natural e saudável.…

54 anos ago

Ginseng: veja os 10 principais benefícios para a saúde

Conheça os 10 principais benefícios do ginseng para a saúde. Descubra como a raiz, muito…

54 anos ago

Buchinha-do-Norte: Conheça os Benefícios da Luffa operculata

Buchinha do Norte: tratamento natural para bronquite, rinite e sinusite. Descubra os benefícios, contraindicações e…

54 anos ago

Chá de Lavanda – Lavandula officinalis

O chá de lavanda é um sedativo natural que pode ajudar em casos de ansiedade,…

54 anos ago

Chá de Rosa Mosqueta – Hips – Rosa Canina

O chá de rosa mosqueta é preparado com os pseudofrutos desta planta, chamados cinórrodos. Seu…

54 anos ago