Categories: Plantas Medicinais

Agrimônia: saiba para que serve o chá

A agrimônia (Agrimonia eupatoria) é uma planta medicinal também conhecida como agrimony (inglês). Inclui os sinônimos botânicos A. pilos, A. gryposepala e A. striata. O nome da espécie, eupatoria, se refere a um antigo Rei Persa, Mithrades Eurapator, um herborista renomado na antiguidade.

Benefícios da agrimônia

A agrimônia é composta de polissacarídeos, flavonoides, vitaminas B e K, além de ferro. É um valioso remédio para o sistema digestivo, vez que estimula as secreções digestivas do fígado. Na medicina popular chinesa, o chá é utilizado para parar conter o fluxo menstrual excessivo. Na Europa, era popular no tratamento de feridas, sendo ingrediente da fórmula medicinal Eau de Arquesbusade.

Quando usada internamente ou externamente, ajuda na coagulação sanguínea. Também é utilizada na forma de lavagem em contusões, deslocamentos, urticárias e doenças oculares. Gargarejo para dores de garganta. Para diarreias e hemorroidas, é usada como um supositório. Quando aplicada para lavar feridas, pode incorrer em um maior fluxo de coagulação sanguínea, agindo como um bálsamo que ajuda a melhorar a cicatrização de feridas e contusões.

Chá de agrimônia

Chá de agrimônia – Agrimonia eupatoria

A Agrimonia eupatoria possui forte potencial antioxidante e anti-inflamatório. O consumo do chá de agrimônia melhora os marcadores de inflamação, estresse oxidativo e metabolismo lipídico em indivíduos saudáveis. Em estudos com voluntários saudáveis, foi notado que o chá melhorou os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), ou seja, houve aumento de colesterol bom. Os resultados apresentados neste estudo primeira intervenção humana com a suplementação de A. eupatória indicam que a planta tem potencial em melhorar os marcadores do metabolismo lipídico, estado oxidativo e inflamação em adultos saudáveis.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Contraindicações e efeitos colaterais da agrimônia

Não deve ser utilizada durante a gravidez ou quando a pessoa está gripada. Doses altas podem reduzir o ritmo das batidas do coração.

História e curiosidades

O nome agrimônia é de origem grega e anglo-saxônica. O primeiro uso desta erva medicinais foi no tratamento de problemas oculares. Já foi usada em combinações para a produção de tintura amarela. A agrimônia faz parte da família das Rosáceas.

Referências:
Ivanova, Diana, Deyana Vankova, and Milka Nashar. “Agrimonia eupatoria tea consumption in relation to markers of inflammation, oxidative status and lipid metabolism in healthy subjects.” Archives of physiology and biochemistry (2013).
Agrimoni eupatoria herb, also known as Agrimony. Acetyl l-Carnitine.
Arch Physiol Biochem. 2013.
Enciclopedy of Life.
Herbal Medicinals: A Clinician’s Guide.
Medicina Natural

Recent Posts

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar a sua gordura no fígado (esteatose,…

54 anos ago

Colágeno: saiba os benefícios para os cabelos, pele e unhas

Descubra como a proteína de colágeno pode transformar sua aparência de forma natural e saudável.…

54 anos ago

Ginseng: veja os 10 principais benefícios para a saúde

Conheça os 10 principais benefícios do ginseng para a saúde. Descubra como a raiz, muito…

54 anos ago

Buchinha-do-Norte: Conheça os Benefícios da Luffa operculata

Buchinha do Norte: tratamento natural para bronquite, rinite e sinusite. Descubra os benefícios, contraindicações e…

54 anos ago

Chá de Lavanda – Lavandula officinalis

O chá de lavanda é um sedativo natural que pode ajudar em casos de ansiedade,…

54 anos ago

Chá de Rosa Mosqueta – Hips – Rosa Canina

O chá de rosa mosqueta é preparado com os pseudofrutos desta planta, chamados cinórrodos. Seu…

54 anos ago