Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente muito importante para a saúde do corpo.

Benefícios da vitamina C

A vitamina C fortalece o sistema imunológico contra a gripe e resfriados comuns, ajuda a reconstruir tecidos, vasos sanguíneos e ossos danificados, além de melhorar a sintetização de cálcio e outros minerais. A vitamina C protege o coração e combate os radicais livres, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares e e reduzindo até mesmo o risco de contração de certos tipos de cânceres. É essencial incluir na dieta alimentos ricos em vitamina C para fortalecer o sistema imunológico e a saúde em geral, vez que o organismo não a produz naturalmente.

Os benefícios da vitamina C também são estendidos para a aparência geral da pele, vez que o nutriente auxilia na produção de colágeno. Alguns estudos apontam que o ácido ascórbico pode ser um queimador de gordura eficaz.

Dosagem diária ideal de vitamina C

Uma quantidade diária de 60mg de vitamina C por dia é apenas o suficiente para evitar doenças causadas pela deficiência da mesma, tais como o escorbuto, feridas que não cicatrizam e sangramento nas gengivas. Para desfrutar de qualidade de vida e saúde plena, a quantidade recomendada para mulheres é de 75mg, enquanto que para os homens o valor aumenta para 90 miligramas.

No caso de fumantes, a quantidade diária de 110mg para mulheres e 125mg para homens é sugerida. Níveis mais elevados são necessários quando o paciente está em condição de febre, trauma ou infecção.

[VÍDEO] ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C

20 alimentos naturais ricos em fontes de vitamina C

*OBS: os valores nutricionais são aproximados, vez que a quantidade de nutrientes contidas em cada alimento é variável de acordo com a espécie, variedade, tamanho, dentre outros fatores biológicos. Os valores utilizados foram baseadas em dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Abacaxi

1 abacaxi de aproximadamente um quilo possui cerca de 500mg de ácido ascórbico, além de outros nutrientes como fibras, cálcio e potássio. O abacaxi fresco também possui um baixo teor de gordura e colesterol.

Acerola

100 gramas de acerola possuem cerca de 1.677mg de ácido ascórbico. A acerola também contém vitamina A, folato (uma vitamina do complexo B hidrossolúvel), niacina e outros nutrientes.

Alho-poró

100 gramas de alho-poró possui 118mg de ácido ascórbico.

Bananas

São ricas em diversas vitaminas, incluindo o tipo C.

Batata

100 gramas de batata cozida, seca ou em forma de purê contém aproximadamente 81mg.

Brócolis

1 xícara de chá de brócolis cru contém 231 mg do nutriente.

Caqui

Um caqui contém cerca de 66mg.

Cebolinha

100 gramas de cebolinha contém 660mg do tipo C, além boas quantidades de vitaminas A, B6, niacina, riboflavina, tiamina, ácidos graxos polinsaturados, fibra dietética etc.

Couve-flor

Um pé grande de couve-flor pode chegar a concentrar mais de 450mg do nutriente.

Goiaba

100 gramas de goiaba contém 228mg de ácido ascórbico, além de vitaminas A, B-6, E e K, niacina, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, dentre outros.

Kiwi

1 kiwi contém aproximadamente 105 miligramas do nutriente.

Lichia

100 gramas de lichia seca possui 183mg e mais de 3g de niacina.

Laranja

100 gramas de laranja possuem cerca de 136mg de ácido ascórbico. O suco de laranja concentrado possui quantidades superiores de vitaminas. A laranja também contém outros nutrientes como vitamina A, vitamina B6, niacina, riboflavina, cálcio, potássio, cálcio, fósforo e magnésio. Uma laranja pequena possui cerca de 50 mg de ácido ascórbico e 42 calorias.

Limão

A vitamina fica mais concentrada na casca de limão, sendo recomendado o consumo do suco de limão batido com a casca (também conhecido como limonada-suíça), que chega ter até 129mg de ácido ascórbico a cada 100 gramas, além de boas quantidades de cálcio e potássio.

Morango

Apenas uma porção de morangos já fornece grande parte da exigência diária de ácido ascórbico do corpo, além de reduzir o estresse por causa de seu alto teor de fibras e antioxidantes, que também ajudam na prevenção de doenças cardíacas.

Pêssego

5 fatias de pêssego possuem cerca de 73mg de ácido ascórbico.

Pimentas

As pimentas são os alimentos com maiores concentrações naturais de ácido ascórbico. Várias pimentas verdes e vermelhas podem conter mais de 20% dessa vitamina em sua composição.

Salsinha

1 xícara de chá de salsinha fresca (250ml) possui em 335mg de ácido ascórbico, 3300mg de niacina, 21 gramas de vitamina A, 4 gramas de vitamina K e 15.62mg de ferro.

Tomate

Cada grama de tomate tem 1mg de ácido ascórbico, além de boa quantidade de boa quantidade de ácidos graxos monoinsaturados e polinsaturados.

Tomilho

1 colher de chá de tomilho fresco possui 1.3mg de ácido ascórbico e mais de 38mg de vitamina A.

Referência:
USDA. United States Department of Agriculture.

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