Umê: saiba para que serve o suco da fruta

Umê - Prunus mume
Atualizado em 19/09/2022

O umê (Prunus mume) é uma planta medicinal também conhecida abricó-japonês, ameixa-chinesa, ameixa-japonesa, ameixa-ume, ameixa-umebosh, umezeiro, chinese plum (inglês), dentre outros nomes populares. Registros apontam que o umê já é utilizada pelo homem há mais de 4.000 anos. Na China, a fruta é muito popular em todo o país, principalmente no sul do rio Yangtze.

Benefícios do umê

A Prunus mume pode ser útil para aliviar náuseas durante a gravidez e vontade frequente de vomitar, além de diminuir os sintomas da ressaca. As ameixas são ricas em fibras dietéticas solúveis em água e fibras insolúveis. A vantagem de fibra dietética solúvel em água é que ela demora muito tempo para ser digerida, causando uma sensação de saciedade prolongada. Já a fibra dietética insolúvel pode causar a sensação ilusória de um estômago cheio, além de promover a desintoxicação do organismo. Ambos os tipos de fibra auxiliam na perda de peso.

Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition em 2010 indicou que o umê pode reduzir infecções e inflamações nos casos de pacientes com gastrite atrófica crônica causada pelo Helicobacter pylori, uma espécie de bactéria que infecta a mucosa do estômago humano e pode causar úlceras. O extrato da ameixa-ume também aumenta a resistência imunológica do organismo contra o vírus da gripe.

Bainiku-Ekisu

Da fruta do umezeiro é feito um suco concentrado conhecido como bainiku-ekisu, consumido para manter a saúde do coração e proteger as células cardíacas dos efeitos danosos, além de ajudar a restabelecer uma série de desordens digestivas, agindo como um tônico que estimula a produção de ácido clorídrico. A fruta também reduz a formação de ácido lático e alivia a constipação, vez que o ácido málico da ameixa auxilia o intestino grosso e ajuda na evacuação. Comer ameixas estimula a secreção do hormônio da glândula parótida, o que pode retardar o envelhecimento.

Uso na culinária

As umes são colhidas verdes e conservadas em sal, folhas de shiso ou fermentadas. Da Prunus mume se faz vinho e vinagre. É usada como um condimento para temperar molhos de salada, legumes, marinadas, sushi e arroz.

Contraindicações e efeitos colaterais do umê

A Prunus mume é considerada uma erva muito segura. Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

Curiosidades

Cada fruto é do tamanho aproximado de uma lichia e possui uma cor ligeiramente amarela. As ameixeiras fazem parte da família Rosaceae.

Referências:
Chinese Plum (Wu Mei). Chinese Herbs Healing
¹ Inhibitory effects of Japanese apricot (Prunus mume Siebold et Zucc.; Ume) on Helicobacter pylori-related chronic gastritis. European Journal of Clinical Nutrition. 2010
Shi, Jiayi, et al. “Antioxidant capacity of extract from edible flowers of Prunus mume in China and its active components.” LWT-Food Science and Technology 42.2 (2009): 477-482.
Avalie
[5]

Umê: saiba para que serve o suco da fruta

Conheça os benefícios, efeitos, indicações e propriedades medicinais do fruto do umê (Prunus mume), também chamada de ameixa-japonesa, ameixa-ume e umezeiro.

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural 

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

ACESSE E CONHEÇA TODOS OS CHÁS!