Avenca: benefícios, efeitos, usos e propriedades medicinais

A avenca (Adiantum capillus-veneris) é uma planta medicinal também conhecida como avenca-comum, avenca-do-Canadá, cabelo-de-vênus, capilária, capilária-de-Montpellier, lágrima-de-sangue, samambaia-de-maidenhair, samambaia-de-senhora, culantrillo (espanhol), maidehair fern (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Adiantum pedatum (samambaia-cinco-dedos, samambaia-de-rocha, maidenhair) e outras espécies semelhantes. Pertence à família Adiantaceae.

Benefícios e propriedades medicinais da avenca

Os usos mais comuns da avenca são para o tratamento de amenorreia, asma, bronquite, caspa, catarro, dor de garganta, febre, fraqueza renal, icterícia, laringite, tosse e vermes. Suas ações mais conhecidas são demulcentes, emenagogas, expectorantes, galactagogas e tônicas. A avenca é útil para afecções no sistema respiratório, incluindo bronquites e tosses, vez que é expectorante. Também estimula função das membranas mucosas e auxilia pessoas que estão com tosses prolongadas, melhorando a condição da garganta.

A avenca é possui substâncias diuréticas capazes de desintoxicar o fígado e auxiliar no tratamento de distúrbios no sistema urinário. Na França, país onde é muito popular, foi utilizada para ajudar na desintoxicação de alcoólatras. Além disso, sua ação cardioprotetora reduz a pressão arterial e as taxas de colesterol. Externamente, é indicada para o tratamento de problemas na pele, como eczemas e furúnculos. Em forma de lavagem, pode aliviar a dor de picadas de abelha, cobra e centopeias (lacraias). Como enxaguante de cabelo, pode eliminar caspas do couro cabeludo.

A Adiantum capillus-veneris é composta de diversas substâncias, incluindo ácido gálico, beta-sitosterol, estigmasterol, fernene, filicinal, filicine, flavonoides (como a quercetina e a rutina), mucilagem, princípio amargo, tanino e terpenoides.

Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O chá de pariri é um poderoso chá para o tratamento do câncer.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.

Xarope de avenca (Sirop de Capillaire)

Sirop Capillaire (xarope de avenca).
Sirop Capillaire (xarope de avenca). Imagem: Escoffier Recipes from Le Guide Culinaire.

Acredita-se que o xarope de avenca foi produzido inicialmente nos 1700 para aromatizar bebidas. Ao longo dos anos, algumas variações foram criadas e em algumas receitas, é aromatizado com laranja (água de Curaçao ou flor de laranja). O xarope medicinal possui características expectorantes, capazes de evitar ao acúmulo de muco e facilitar a passagem de ar pelas vias respiratórias. O xarope deve ser consumido diversas vezes ao dia. Diabéticos devem consultar um médico antes do consumo em decorrência da quantidade de açúcar presente no chá.

Ingredientes

  • 30 gramas de avenca.
  • 500 ml de de água.
  • Açúcar ou mel à gosto.
  • 10g de água de flor de laranjeira (opcional).

Modo de preparo

  • Macere as folhas de avenca com a água.
  • Deixe a mistura macerada descansar por cerca de 3 horas.
  • Após esse período, pressione bem a mistura para sair todo o liquido.
  • Coloque o líquido em uma panela.
  • Adicione na panela o dobro da quantidade do líquido em açúcar ou mel.
  • Se optar por usar água de flor de laranjeira, adicione-a.
  • Deixe cozinhar em banho maria até a dissolver todos os ingredientes da mistura.

Contraindicações e efeitos colaterais da avenca

O uso é contraindicado por grávidas e mulheres em período de amamentação, vez que a capilária é estimulante uterina e emenagoga, o que pode causar abortos. Pacientes com hipoglicemia também não devem usar a Adiantum capillus-veneris. Casais que desejam engravidar devem evitar a avenca, vez que pode ocorrer a inibição do processo de nidação. O processo trata-se da implantação do zigoto no útero. Após a fecundação do óvulo nas trompas ocorre todo o trajeto até o endométrio onde o mesmo será fixado para a formação do bebê.

História e curiosidades

O nome do gênero, Adiantum, é derivado do grego “Adiantos“, que significa “seca”, vez que as folhas repelem a água, embora a espécie se desenvolva em ambiente molhados. Os antigos Maias usavam usavam a erva para decorarem seus altares durante as cerimônias. A avenca pode ser encontrada em quase todas as regiões do mundo, vez que cresce em regiões de clima temperado e tropical. Cresce muito próxima a fendas, grutas úmidas e margens de rios.

Possui baixa estatura, atingindo no máximo 40 centímetros de altura. É constituída de caules eretos dos quais surgem as suas hastes na cor preta, que são arqueadas e pendentes. Suas folhas são pequenas e verdes tem a base em formato irregular, além de serem extremamente delicadas. A avenca é muito utilizada na ornamentação de ambientes, sendo reconhecida pela cultura popular por sua capacidade de “afastar mau olhado”.

PROPRIEDADES ANTICÂNCER E ANTIOXIDANTES Amora-Branca em Cápsulas
MACA-PERUANA COM ÓLEO DE CÁRTAMO Maca Peruana Prime 1000mg
PRISÃO DE VENTRE / ESTIMULAR GASES Composto Laxante 500mg
CÁLCIO, MAGNÉSIO, VITAMINA D E ZINCO ZMA 3D
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
Referências:
Adiantum capillus-veneris L. Jardim Botânico UTAD.
Sirop Capillaire, Capillaire Syrup. Escoffier Recipes from Le Guide Culinaire.
Capillaire. Remèdes de Grand-Mère.
Al-Snafi, A. E. (2015). The chemical constituents and pharmacological effects of Adiantum capillus-veneris- A review. Asian Journal of Pharmaceutical Science and Technology.
Maidenhair Fern. Missouri Botanical Garden.
Adiantum capillus-veneris L. PPMac.
Haider, S., Nazreen, S., Alam, M. M., Gupta, A., Hamid, H., & Alam, M. S. (2011). Anti-inflammatory and anti-nociceptive activities of ethanolic extract and its various fractions from Adiantum capillus veneris Linn. Journal of ethnopharmacology, 138(3), 741-747.

Comentários

Comentar