Pinellia ternata: saiba para que serve

Pinellia ternata - BAN XIA; COUVE-DE-CORVO

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais da Pinellia ternata (ban xia), planta usada na Medicina Tradicional Chinesa.

Atualizado em 25/12/2023

A Pinellia ternata é uma planta medicinal também conhecida como ban xia, crow dipper (couve-de-corvo), dentre outros nomes populares. A Pinellia ternata é nativa da Ásia, incluindo Península da Coréia, China e Japão. Devido a sua facilidade de adaptação e desenvolvimento, hoje em dia ela pode ser vista em diversos lugares no mundo, razão pela qual é considerada uma planta invasiva.

Benefícios da Pinellia ternata

A couve-de-corvo (tradução livre para o português), conhecida como ban xia na medicina tradicional chinesa, apresenta diversas propriedades medicinais analgésicas, anti-inflamatórias, descongestionantes, estimulantes do sistema respiratório, expectorantes e imunoestimulantes. Um dos seus principais usos se dá no tratamento de afecções no sistema respiratório, sendo indicado principalmente para casos de tosse, dispneia que tenha como origem o excesso de catarro e bronquite. De maneira externa o seu uso é indicado para inchaços na pele úlceras e infecções piogênicas.

Também auxilia na redução e dissipação de nódulos decorrentes de inflamações, como a dor de garganta, por exemplo. Ajuda a evitar náuseas e vômitos e também alivia dores de cabeça. Outras indicações do ban xia são para o tratamento de tonturas e insônia. O ban xia é muito usado por pessoas que desejam emagrecer, vez que possui efedrina na sua composição. Contudo, composto com efedrina são proibidos em vários países, incluindo Brasil e Estados Unidos, razão pela qual médicos e profissionais da saúde não indicam o uso para tal fim.

Contraindicações e efeitos colaterais da Pinellia ternata

O ban xia não é recomendado para mulheres grávidas ou em período de amamentação. Não pode ser usado por crianças e nem por pessoas que desejam perder peso. A efedrina, presente na sua composição, quando consumida em excesso, pode causar ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

História e curiosidades

A distribuição da Pinellia ternata inclui o território europeu (Alemanha e Áustria) e América do Norte, Califórnia e na região nordeste dos Estados Unidos e na província de Ontário no Canadá. Trata-se de uma planta perene de baixa estatura, alcançando apenas 8 centímetros de altura. Se desenvolve em florestas decíduas, em locais de solo fértil, que contenham bastantes húmus e sejam drenados. A Pinellia faz parte da família Araceae.

Referências:
Pinellia (Ban Xia). Chinese Herbs Healing.
Ban Xia. Jade Institute.
Pinellia (Ban Xia) | East West Healing Academy. White Rabbit Institute of Healing.
Pinellia Ternata Root – Natural Wellbeing, Description Pinellia ternata may also be called Green Dragons, Ban Xia, Arum dracontium or Pinelliae Tuber.