Benefícios do vinagre de maçã para a saúde

O vinagre de maçã é atualmente muito popular, vez que emagrece, reduz o colesterol ruim e triglicérides, além de ser um excelente antioxidante, importante no combate efetivo aos radicais livres.

Benefícios e propriedades dos vinagres

O uso de vinagre para combater infecções e outras condições agudas remonta a Hipócrates, (460-377 a.C.) o pai da medicina moderna, que recomendava uma preparação vinagre para ulcerações de limpeza e para o tratamento de feridas. O vinagre possui uma longa história de combate a uma série de doenças e distúrbios, tais como amigdalite, apatia, asma, azia, cólera, contusões, difteria, disenteria, erupções cutâneas, escarlatina, escorbuto, febre alta, febre do feno, infecções urinárias, inflamações externas, intoxicação alimentar, lesões articulares, má visão, mau hálito, obesidade, rouquidão e unhas quebradiças.

Para usufruir dos benefícios do vinagre, basta incorporá-lo no dieta regular. No caso do tratamento de doenças e distúrbios externos, tais como pele, contusões e problemas capilares, o vinagre é aplicado diretamente no local, geralmente diluído (uma parte de vinagre para três de água). Recentes investigações científicas demonstram claramente as propriedades antimicrobianas do vinagre, mas, principalmente, no contexto da preparação de alimentos. O vinagre não diluído pode ser utilizado de forma eficaz para a limpeza de dentaduras, e, ao contrário de soluções alcalinas, os resíduos deixados em vinagre dentaduras não foram associados com lesão da mucosa.

Composição do vinagre

As propriedades químicas e organolépticas dos vinagres são funções do material de partida e do método de fermentação. O ácido acético e o ácido orgânico volátil, que identificam o produto como o vinagre, são responsáveis pelo sabor acre e odor pungente cortante dos vinagres. Outros constituintes do vinagre incluem vitaminas, sais minerais, aminoácidos, compostos polifenólicos (ácido galico, catequina, ácido cafeico, ácido ferúlico) e ácidos orgânicos não-voláteis (ácido tartárico, cítrico, málico, láctico).

O vinagre de maçã é um tipo de vinagre feito pela fermentação de cidra de maçã. Durante o processo de fermentação, o açúcar na cidra da maçã é quebrado pelas bactérias e leveduras em álcool e em seguida se torna vinagre. Como muitos tipos de vinagre, o vinagre de maçã contém uma substância chamada ácido acético. O vinagre de maçã contém alguns outros ácidos, como o láctico, cítrico e málico.

Propriedades do vinagre no combate ao diabetes

Alguns estudos preliminares sugerem que o vinagre (tanto de vinagre de maçã e outros tipos) podem beneficiar as pessoas com diabetes. O ácido acético encontrado nos vinagres em geral pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea elevada, de acordo com um estudo realizado em animais publicado no Bioscience, Biotechnology and Biochemistry, em 2001. Também foi publicado no British Journal of Nutrition, um estudo de 2006 que descobriu que ratos alimentados com ácido acético por 19 dias tiveram uma redução significativa nos níveis de colesterol total e triglicérides.

Benefícios do vinagre de maçã

Esse vinagre ajudar na cura de alergias, sinusite, acne, colesterol alto, gripes, fadiga crônica, candidíase, refluxo ácido, dor de garganta, dermatite de contato, artrite e gota. O vinagre de maçã também ajudar a quebrar a gordura e é amplamente utilizado para emagrecer. Também tem sido relatado que uma dose diária de vinagre de maçã em água ajuda a controlar a pressão arterial.

Uma das propriedades mais importantes do vinagre de maçã é o benefício para perda de peso, vez que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue (beneficiando também diabéticos), impedir o acúmulo de gordura, causar uma sensação de saciedade e reduzir o apetite quanto tomado antes das refeições. Além de mais, o vinagre de maçã ajuda a eliminar os radicais livres, causadores de danos oxidativos em nossos corpos. O vinagre de maçã limpa e equilibra o organismo. Esta característica também contribui para a limpeza e desintoxicação do fígado e outros órgãos.

Referências:
Fushimi, Takashi, et al. “Dietary acetic acid reduces serum cholesterol and triacylglycerols in rats fed a cholesterol-rich diet.” British Journal of Nutrition 95.05 (2006): 916-924.
Kondo, Shino, et al. “Antihypertensive effects of acetic acid and vinegar on spontaneously hypertensive rats.” Bioscience, biotechnology, and biochemistry 65.12 (2001): 2690-2694.
Apple Cider Vinegar for Health and Well Being. EarthClinic.
Johnston, Carol S., and Cindy A. Gaas. “Vinegar: medicinal uses and antiglycemic effect.” Medscape General Medicine 8.2 (2006): 61.

Comentários

1 comentário

  1. Marco Antonio Ferreira

    Tenho refluxo há mais de 4 anos, até o ano passado o médico me receitava pantoprazol, e à partir do fim do ano passado ele passou a me receitar dexilant 30mg(dexilansoprazol).

    Gostaria de saber qual será os efeitos ou danos caso eu passe a fazer uso do vinagre de maçã?

    Qual é a dosagem correta, e por quanto tempo devo tomar?

Comentar